Foram encontradas 50 questões.
(Disponível em http://www.blogdomineiro.com.br/2009/08/28/dicionario-mineiro/. Acesso em 05/10/2103.)
Nas construções Oiprocevê (Olha pra você ver.) e Oiuchero (Olha o cheiro.) ocorrem, respectivamente, as figuras:
Provas
Conforme Patrice Pavis, “A cenografia marca bem seu desejo de ser uma escritura no espaço tridimensional (ao qual seria mesmo preciso acrescentar a dimensão temporal), e não mais uma arte pictórica da tela pintada, como o teatro se contentou em ser até o naturalismo. A cena teatral não poderia ser considerada como a materialização de problemáticas indicações cênicas: ela se recusa a desempenhar o papel de “simples figurante” com relação a um texto preexistente e determinante.”
O texto acima apresenta uma compreensão de cenografia que é um contraponto a que tipo de concepção?
Provas
Observe a imagem abaixo, um desenho num vaso. Nela aparece uma maquinaria teatral usada no Teatro Grego que levantava aplausos da plateia quando surgia. (Fonte Cyro Del Nero)
Que maquinaria é essa?
Provas
Na Grécia antiga, havia um tipo de maquinaria teatral muito apreciada, os carros cenográficos, que até hoje aparecem em alguns espetáculos; mesmo modificados mantêm o mesmo principio do teatro grego. (Fonte Cyro Del Nero)
Como eram chamados esses carros cenográficos?
Provas
O surgimento da luz elétrica afetou o modo de concepção dos cenários.
Que concepção se evidenciou naquele momento, com os efeitos da luz?
Provas
Silvia Fernandes descreve a cenografia da peça Mattogrosso de Gerald Thomas da seguinte maneira: “A cenografia luminosa cria no palco um universo irreal, separado do público pelas várias telas transparentes, que camuflam a geometria concreta do lugar cênico e embaçam os contornos dos objetos, atirados num deserto de espaços que sugere um lugar fora do tempo e da história.”
Quem foi o responsável por essa cenografia?
Provas
Leia as definições abaixo.
!$ \blacksquare, !$ “Parte ou segmento redondo de um painel. Estrutura para um painel curvo.”
!$ \blacksquare, !$ “É uma estrutura do bastidor, do trainel ou painel.”
!$ \blacksquare, !$ “Truques espetaculares em que se usam todos os efeitos disponíveis, para dar a impressão de magia.”
!$ \blacksquare, !$ “Peça de madeira que compensa o excesso de peso ou esforço, colada sobre colunas, algumas vezes em ângulo, para distribuir-lhes o peso.”
!$ \blacksquare, !$ “Grade de madeira ou ferro fixada no teto do palco onde são presas as gambiarras e os equipamentos, para suspender ou baixar cenários. Em volta dele encontramos uma espécie de passarela.”
Assinale a alternativa que nomeia correta e respectivamente as peças relativas às definições dadas.
Provas
Leia os trechos que seguem:
I - “As alusões (da cenografia) se completavam mediante a imaginação do próprio espectador que, desta maneira, era atraído ao interior do processo criador.”
II - “O Simbolismo está nas raízes não somente de toda a arte como também da vida, é somente por meio de símbolos que a vida se torna possível.”
III - “Para poder dar vida à obra teatral, é necessário não um espaço realista que busque a ilusão, mas um espaço rítmico, construído a partir de princípios acústicos e ópticos.”
Assinale a alternativa que apresenta respectivamente os artistas de teatro cuja visão está expressa nos trechos apresentados.
Provas
“Uma das instituições mais fecundas de Appia consistiu em constatar que a cenografia deve ser um sistema de formas e de volumes reais, que imponha incessantemente ao corpo do ator a necessidade de achar soluções plásticas expressivas” (Roubine). O pensamento teatral de Appia, conforme Roubine, tem por fonte uma grande admiração pela obra de
Provas
Para Gianni Ratto, existem exigências que são preliminares para a execução de um projeto cenográfico. NÃO condiz com essas exigências:
Provas
Caderno Container