Foram encontradas 50 questões.
(Disponível em http://www.blogdomineiro.com.br/2009/08/28/dicionario-mineiro/. Acesso em 05/10/2103.)
Nas construções Oiprocevê (Olha pra você ver.) e Oiuchero (Olha o cheiro.) ocorrem, respectivamente, as figuras:
Provas
Em algumas situações no teatro ou na dança, o ator ou bailarino vai ‘construindo’ o figurino durante a construção da personagem. Desse modo, a indumentária trará em si cargas emocionais da personagem em questão.
Nesse caso, cabe, então, ao Figurinista:
Provas
Leia os textos abaixo.
“Expressam sensações e podem definir um contexto com muitos significados, podendo-se detectar o estado de espírito e gênero no qual a peça está inserida”.
“Ressalta o corpo do ator como, por exemplo, uma barriga saliente no personagem com caráter cômico”
“Demonstra algo sobre o personagem no relacionamento dele com os outros personagens, ou de determinados grupos além da classe social”.
Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a que componentes do figurino se referem os textos.
Provas
O Figurinista deve conhecer a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino revela muito dos personagens e da narrativa. Para elaborá-lo, o Figurinista deve levar em conta uma série de fatores, como a época e o lugar em que se passa a trama bem como o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor.
O figurino faz parte de um conjunto de significantes que ajudam a definir quais elementos da narrativa de um espetáculo?
Provas
Qual encenador contemporâneo tem como proposta a concepção de figurinos teatrais baseada na criação coletiva?
Provas
Tradicionalmente, NÃO é função relacionada ao profissional técnico em modelagem de vestuário:
Provas
Jean Coucteau montou Antígona em 1922, uma adaptação da peça de Sófocles com a Cia L’Atellier. O espetáculo foi produzido por Antonin Artaud e teve como cenógrafo Pablo Picasso.
Para essa montagem, os figurinos foram assinados por
Provas
Da elaboração do desenho à utilização do figurino em cena, na pele do ator, diferentes etapas são cumpridas. O tempo de duração e o desempenho, na efetivação das tarefas, variam de acordo com a montagem teatral, sem perder de vista que cada experiência oferece dificuldades e realizações únicas.
A imprevisibilidade do processo criativo do figurino teatral exige
Provas
Durante o processo de criação do figurino, muitas descobertas de caráter pessoal podem acontecer, estabelecendo um diferencial na comunicação entre performer e Figurinista.
Esse processo se dá a partir da
Provas
Alison Lurie, em A linguagem das roupas, aborda o ato de vestir como uma forma de linguagem própria, uma forma de comunicação não verbal composta por elementos que funcionam como uma espécie de “vocabulário” cujo léxico é um meio de expressão.”
Que elementos são esses?
Provas
Caderno Container