Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

De acordo com o Estatuto da UFSM, no que se refere ao Conselho Universitário, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir.

( ) Compete a ele fixar a política universitária.

( ) O Reitor é o seu Presidente.

( ) Na sua composição o Corpo Docente ocupará, no mínimo, setenta por cento dos assentos.

( ) Os representantes da categoria técnico- administrativa em educação serão eleitos pelo voto direto de seus pares por dois anos, permitida uma única recondução.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal contém as normas de conduta do servidor público que deverá portar-se dentro dos padrões da ética vigente para bem atender aos princípios gerais da Administração Pública. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055372 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação ao Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055371 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Embora dialoguem entre si, todos os princípios constitucionais da Administração Pública (explícitos ou implícitos) possuem um núcleo distinto. Analise os referidos núcleos e assinale V (verdadeira) ou F (falsa)em cada uma das afirmativas a seguir.

( ) Pelo princípio da impessoalidade, a Administração Pública visa obstaculizar atuações geradas por fatores subjetivos como antipatias ou simpatias, nepotismo ou favorecimentos diversos.

( ) Legalidade é o princípio que se traduz de modo simples na seguinte fórmula: "a Administração deve se sujeitar às normas legais".

( ) Um dos desdobramentos do princípio da informação encontra-se previsto pela Constituição Federal de 1988 quando reconhece a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.

( ) O princípio da motivação, acrescentado pela Emenda Constitucional 19/1998 (Reforma Administrativa), determina que a Administração deve agir de modo rápido e preciso para produzir resultado que satisfaça as necessidades da população.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055357 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

São conhecidas diversas formas de estabelecer uma periodização das ideias pedagógicas no Brasil. Em 2007, Dermeval Saviani publicou a periodização das ideias pedagógicas organizada com base no critério da predominância de determinadas ideias em detrimento de outras; da seguinte forma:

(1) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional (1549 - 1759)
(2) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional (1759 - 1827)
(3) Predominância da pedagogia nova (1932 - 1969)
(4) Configuração da concepção pedagógica produtivista (1969 - 2001)

Numere os parênteses a seguir, associando as ideias ao período correspondente, citado acima.

( ) Predomínio de pedagogia tecnicista, manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante desenvolvimento da visão crítico-reprodutivista; ensaios contrahegemônicos (pedagogias da "educação popular", pedagogias da prática, pedagogia críticosocial dos conteúdos e pedagogia históricocrítica); neoprodutivismo e suas variantes.

( ) Pedagogia brasílica; institucionalização do Ratio Studiorum.

( ) Pedagogia tradicional e escolanovismo; crise do escolanovismo e articulação da pedagogia tecnicista.

( ) Ideias pedagógicas do despotismo esclarecido; desenvolvimento da pedagogia leiga (ecletismo, liberalismo, positivismo).

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055332 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Os seres humanos aprendem durante toda a vida, de modo intencional, porque desejam conhecer o que não conhecem ainda. Paralelamente, o sujeito que aprende também avalia, porque aprender e avaliar são processos que estão intimamente ligados, de modo que um não existe sem o outro.

Sobre a avaliação no processo de produção do conhecimento escolar, considere as afirmativas a seguir.

I - Trata-se de uma seleção do que é significativo e foi interiorizado, transformado em pensamentos e atitudes.

II - Trata-se de uma questão ética e política, ao mesmo tempo, técnica e didática, pela qual o processo de aprender é direcionado no sentido de atender aos objetivos da escola e do sujeito que aprende.

III - Trata-se de processo altamente intersubjetivo; porém, mediado somente por critérios autoavaliativos pelos quais se pode estabelecer registros sob a forma de notas, que são o objetivo final da avaliação.

Está(ao) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055327 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 3209600-1

Fonte: Disponível em: <http://fotosdenatureza.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 jun. de 2015.

Contrariamente à ideia veiculada pela imagem acima, protagonizada por Mafalda, clássica personagem do cartoon argentino, a pesquisa em educação é uma atividade cotidiana para descrever, compreender ou explicar algo. Especialmente, na área educacional, a pesquisa se reveste de características específicas. Assinale a alternativa que contém essas características:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055324 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O Google e o futuro do livro

Digite "google" no serviço de pesquisas Google, em www.google.com: a tela indicará a presença da palavra [...] em "mais de 400 milhões" de documentos. Se o sacrilégio não o incomoda, repita a operação e digite "dieu" [deus, em francês]: "cerca de 33 milhões" de documentos serão propostos como retorno.

A comparação basta para compreender por que, nos últimos meses, todos os debates sobre a criação de coleções digitais de livrosvêm sendo fortemente influenciados pelas iniciativas incessantes da empresa californiana. A mais recente é olançamento [previsto para 2010] da livraria digital paga Google Editions, que explorará comercialmente parte dos recursos acumulados pelo Google Books. A preferência pelo Google, por mais legítima que seja, pode resultarno esquecimento de certas questões fundamentais acarretadas pela digitalização de textos existentes em outra mídia, impressa ou manuscrita.

Essa operação serve como fundamento à criação de coleções digitalizadas que permitirão acesso remoto aos acervos preservados pelas bibliotecas. Aqueles que considerarem inútil ou perigosa essa extraordinária possibilidade que está sendo oferecida à humanidade serão decerto insensatos. Mas nem por isso devemos perder a sensatez.

A transferência do patrimônio escrito de um meio para outro já teve precedentes. No século 15, a nova técnica de reprodução de textos foi colocada a serviço dos gêneros que então dominavam a cultura dos manuscritos: manuais de escolástica, compilações enciclopédicas, calendários e profecias. Nos primeiros séculos da nossa era, a invenção do livro que continua a ser o nosso, em formato códice, com suas folhas, suas páginas e seus índices, acolheu em um novo objeto as escrituras cristãs e as obras dos autores gregos e latinos.

A história não ensina lição nenhuma, apesar do lugar-comum em contrário, mas, nesses dois casos, ela aponta para um fato essencial a compreensão do presente, a saber: que um "mesmo" texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso.

Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura.

Fonte: CHARTIER, Roger. O Google e o futuro do livro.

Tradução P. Migliatti. Observatório da Imprensa, ed. 566, 01 dez. 2009. Disponível em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o-google-e-o-futuro-do-livro>. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

O caráter argumentativo de um artigo de opinião é construído pelo emprego de estratégias variadas que sinalizam o ponto de vista do autor. Com relação às estratégias argumentativas empregadas no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.

( ) O caráter injuntivo, evidenciado no 1º parágrafo pelo emprego de verbos no modo imperativo, contribui para marcar interação com o leitor.

( ) Os termos "perigosa" e "extraordinária" avaliam "possibilidade" e sinalizam a posição favorável do autor em relação às coleções digitalizadas.

( ) As aspas empregadas em "mesmo" indicama não literalidade dessa palavra, o que contribui para a construção do argumento em favor da tese de que as formas de leitura e as bibliotecas podem mudar.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055316 Ano: 2015
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A Constuição de 1988 estabelece uma série de normas e diretrizes que buscam moldar as ações da Administração Pública. Com relação a essa previsão constitucional, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055289 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

No Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, Título I – Da Universidade, consta:

TÍTULO I DA UNIVERSIDADE
Art. 1º “A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
MARIA, com sede na cidade de Santa
Maria, estado do Rio Grande do Sul, criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, é uma Instituição federal de ensino superior, constituída como autarquia educacional de regime especial e vinculada ao Ministério da Educação.
Art. 2º A Universidade goza de autonomia didático-científica, disciplinar, administrativa e financeira, que será exercida na forma do presente estatuto e da legislação em vigor.
Art. 3º A organização e o funcionamento da Universidade reger-se-ão pela legislação federal pertinente e pelas disposições constantes dos seguintes documentos legais:
I – Lei n. 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, publicada em 20 de dezembro de 1996;
II – o presente estatuto, que encerra as definições e formulações básicas;
III – o Regimento Geral da UFSM, que regulará, com base no estatuto, todos os aspectos comuns da vida universitária;
IV – os regimentos que complementarão o Regimento Geral da UFSM, quanto às características próprias dos órgãos e das unidades universitárias; e
V – resoluções do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Em decorrência dessas características, no Art. 4º do mesmo Estatuto, são previstas as finalidades e objetivos da UFSM. Em relação às finalidades e aos objetivos da UFSM, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as proposições a seguir.

( ) Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

( ) Fomentar o desenvolvimento tecnológico, científico, filosófico, literário, artístico e desportivo.

( ) Formar profissionais e especialistas de nível superior.

( ) Desenvolver planos científicos, administrativos e disciplinares quanto à gestão financeira de todos os níveis educacionais do município.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas