Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1039695 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O Google e o futuro do livro

Digite "google" no serviço de pesquisas Google, em www.google.com: a tela indicará a presença da palavra [...] em "mais de 400 milhões" de documentos. Se o sacrilégio não o incomoda, repita a operação e digite "dieu" [deus, em francês]: "cerca de 33 milhões" de documentos serão propostos como retorno.

A comparação basta para compreender por que, nos últimos meses, todos os debates sobre a criação de coleções digitais de livrosvêm sendo fortemente influenciados pelas iniciativas incessantes da empresa californiana. A mais recente é o lançamento [previsto para 2010] da livraria digital paga Google Editions, que explorará comercialmente parte dos recursos acumulados pelo Google Books. A preferência pelo Google, por mais legítima que seja, pode resultarno esquecimento de certas questões fundamentais acarretadas pela digitalização de textos existentes em outra mídia, impressa ou manuscrita.

Essa operação serve como fundamento à criação de coleções digitalizadas que permitirão acesso remoto aos acervos preservados pelas bibliotecas. Aqueles que considerarem inútil ou perigosa essa extraordinária possibilidade que está sendo oferecida à humanidade serão decerto insensatos. Mas nem por isso devemos perder a sensatez.

A transferência do patrimônio escrito de um meio para outro já teve precedentes. No século 15, a nova técnica de reprodução de textos foi colocada a serviço dos gêneros que então dominavam a cultura dos manuscritos: manuais de escolástica, compilações enciclopédicas, calendários e profecias. Nos primeiros séculos da nossa era, a invenção do livro que continua a ser o nosso, em formato códice, com suas folhas, suas páginas e seus índices, acolheu em um novo objeto as escrituras cristãs e as obras dos autores gregos e latinos.

A história não ensina lição nenhuma, apesar do lugar-comum em contrário, mas, nesses dois casos, ela aponta para um fato essencial a compreensão do presente, a saber: que um "mesmo" texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso.

Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura.

Fonte: CHARTIER, Roger. O Google e o futuro do livro.

Tradução P. Migliatti. Observatório da Imprensa, ed. 566, 01 dez. 2009. Disponível em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o-google-e-o-futuro-do-livro>. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

Observe o período:

"Mas nem por isso devemos perder a sensatez." (ℓ.36-37)

A respeito das escolhas lexicais e da organização do período no contexto em que ocorre, considere as afirmativas a seguir.

I - A conjunção "nem" poderia ser substituída por "também", para preservar o sentido aditivo expresso no argumento.

II - Se o verbo "perder" fosse substituído por "esquecer", o complemento "a sensatez" seria alterado para "da sensatez", tendo em vista a regência verbal.

III - A correspondência correta do período, se reescrito na voz passiva, seria "Mas nem por isso a sensatez deve ser perdida por nós".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039654 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

" É neste sentido, por exemplo, que me aproximo de novo da questão da inconclusão do ser humano, de sua inserção num permanente movimento de procura, que rediscuto a curiosidade ingênua e a crítica, virando epistemológica. É nesse sentido que reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas."

Fonte: Paulo Freire, 2002, p. 9.

Conforme o pensamento de Paulo Freire, ensinar exige:

(1) rigorosidade metódica
(2) pesquisa
(3) acriticidade
(4) reflexão crítica sobre a prática
(5) consciência do acabamento
(6) convicção de que a mudança é possível
(7) curiosidade

Assinale a alternativa que contempla as características do ensinar freireano:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
992782 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 2854269-1

Fonte: Disponível em: <http://pedagogavanusa.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 jun. de 2015.

No Título IV – Da organização da educação nacional, artigo 14, a LDB 9394/1996 indica a gestão democrática do ensino público na Educação Básica. A gestão democrática tem como característica:
Organizar-se com base na responsabilidade coletiva, na autogestão, na criação cotidiana de regras e procedimentos, sem considerar os interesses comuns.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
981673 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Hoje, no imaginário social a escola é vista como uma instituição que tem por função preparar os jovens para o ingresso no mundo/mercado de trabalho. Porém, historicamente, a constituição da escola não esteve vinculada à formação para o trabalho. Institucionalmente, ela foi criada para preparar grupos seletos de pessoas para o exercício do comando, do poder e da direção social (MANFREDI, 2002).

Em relação a esse contexto, considere as afirmações a seguir.

I - Uma divisão social do conhecimento necessário não aconteceu de uma só vez, mas aconteceu da mesma maneira em todos os tipos de sociedade.

II - A formação para o trabalho, durante alguns séculos, efetivou-se na própria dinâmica da vida social e comunitária, concomitante à atividade de trabalho.

III - O processo de aprendizagem tecnológica e formal que abrangia o domínio dos métodos, técnicas e rotinas das tarefas dos diferentes ofícios, constituiu, durante séculos, a única escola pública disponível para as classes populares.

Está(ao) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
981649 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

”O desenvolvimento da capacidade tecnológica, por meio da compreensão, criação, produção e adaptação de insumos, produtos e serviços, fez-se notar no universo educacional. Disso surgem desafios relacionados às novas expectativas da sociedade em relação à educação superior – seus cursos e instituições – e ao mundo do trabalho, estabelecendo-se novas exigências em relação à formação, complexidade e flexibilidade dos profissionais na conjuntura de economias globalizadas, e no caso brasileiro, acentuadas num contexto de aumento expressivo dos concluintes do Ensino Médio e de expansão do Ensino Superior."

Fonte: ANDRADE & KIPNIS, 2010, p.175.

Considere as seguintes afirmações sobre os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - A oferta de Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil cresceu no período de 1997 a 2007.

II - Os Cursos de Tecnólogo surgiram, no Brasil, caracterizados por sua longa duração.

III - O diferencial dos cursos superiores de tecnologia em relação aos demais são suas características voltadas para a realidade tecnológica do trabalho.

IV - A caracterização e a diferenciação dos cursos superiores de tecnologia em relação às demais possibilidades de oferta de cursos superiores – bacharelados e licenciaturas – residem na formação para o mundo do trabalho, adequados a preparar profissionais para o mercado de trabalho local/regional.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
972107 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 2753714-1

Fonte: Disponível em: <http://essenciasdosaber.blogspot.com.br>.

Acesso em: 15 jun. de 2015

Responder a como está organizada uma escola, ou seja, a como é uma escola, implica conhecer o projeto pedagógico dessa instituição. Na instituição educativa o projeto pedagógico:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
957879 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Existe relação entre o que pagamos e a qualidade obtida. Mas não é só isso. O profissionalismo define padrões de conduta e excelência que não estão à venda. Verniz sem rugas traz felicidade a quem o aplicou. Juntas não têm gretas, mesmo em locais que não estão à vista. Ou seja, foram feitas para a paz interior do marceneiro e não para o cliente, incapaz de perceber diferenças. A lâmina do formão pode fazer a barba do seu dono. O lanterneiro fica feliz se ninguém reconhece que o carro foi batido. Onde entra uma chave de estria, não se usa chave aberta na porca. Alicate nela? Nem pensar! Essa tradição de qualidade nas profissões manuais é caudatária das corporações medievais. Mas sobrevive hoje, em menor ou maior grau, em todo mundo do trabalho. O cirurgião quer fazer uma sutura perfeita. Para o advogado, há uma beleza indescritível em uma petição bem lavrada – que o cliente jamais notará. Quantas dezenas de vezes tive de retrabalhar os parágrafos deste ensaio?

Tudo funciona melhor em uma sociedade em que domina o profissionalismo de sua força de trabalho. Mas isso só acontecerá como resultado de muito esforço em lapidar os profissionais. Isso leva tempo e custa dinheiro. É preciso uma combinação harmônica entre aprender e o gesto profissional, desenvolver a inteligência que o orienta e o processo quase litúrgico de transmissão de valores do ofício. Em tempo: amadores não formam profissionais.

Fonte: CASTRO, Cláudio de Moura de. O profissionalismo como religião. , n. 2219, 01 jun. 2011. (Fragmento)

A respeito da linguagem empregada no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada alternativa a seguir.

( ) A palavra "caudatária" é empregada no sentido de independência ou insubordinação e contribui para o desenvolvimento da ideia de que "a tradição de qualidade nas profissões manuais" permanece no mundo do trabalho de hoje.

( ) As palavras "incapaz" e "jamais" indicam uma hierarquização do profissional e do dever do ofício em relação ao cliente.

( ) Os sufixos em "profissionalismo" e "lanterneiro" indicam atividade ou ofício e ligam-se ao radical de cada uma das palavras pelo processo de parassíntese.

( ) O termo "só", tanto na linha 3, quanto na linha 33, modifica "isso" e pode ser substituído por "apenas" em ambas as ocorrências.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945907 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Sobre a Educação Básica e o Ensino Superior, considere as afirmativas a seguir.

I - O Plano de Ações Articuladas - PAR - é um conjunto articulado de ações, organizado pelos diferentes entes federados, apoiado técnica ou financeiramente pelo Ministério da Educação, que visa ao cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação e à observância das suas diretrizes.

II - O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI - tem o objetivo de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na Educação Superior, através do melhor aproveitamento da estrutura e Sudos recursos humanos existentes nas Universidades Federais.

III - Para a avaliação das instituições, conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e avaliação externa in loco.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945903 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação ao Projeto Pedagógico da UFSM, numere as colunas de acordo com o que prevê o documento:

(1) Avaliação Institucional
(2) Cursos
(3) Produção Científica
(4) Formação Continuada

( ) incentivar a participação de docentes, discentes e funcionários em seminários e conferências, bem como apresentar trabalhos, divulgar a produção e permitir que seja debatida e avaliada em público.

( ) incentivar a discussão constante da situação do curso para acentuar o senso de integração e aumentar a condição de entendimento e avaliação dos interesses comuns a docentes e discentes.

( ) incentivar projetos de aperfeiçoamento do ensino, propondo experiências metodológicas e bibliográficas renovadas, bem como aperfeiçoar a divulgação dos níveis de fomento, para aumentar a participação.

( ) incentivar a avaliação interna dos cursos e sua discussão pública, empreendida pelos Colegiados de Cursos, bem como condicionar reformas curriculares ou reformas de conteúdos de disciplinas à avaliação institucional.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
945902 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Cinco mitos sobre a idade da informação

I - O livro morreu.
II - Entramos na idade da informação.
III - Agora, toda informação está disponível online.
IV - As bibliotecas são obsoletas.
V - O futuro é digital.

Fonte: DARTON, Robert. Cinco mitos sobre a idade da informação. Tradução J. Amado. Observatório da Imprensa, ed. 638, 20 abr. 2011. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

Considere os mitos I, II, III e V para o estabelecimento da seguinte relação:

II é causa de I e III.
V é conclusão.

A alternativa que atende à relação solicitada é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas