Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

1055272 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

" [...] Quando falo em educação como intervenção me refiro tanto à que aspira a mudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, à terra, à educação, à saúde, quanto à que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a História e manter a ordem injusta."

” Fonte: Paulo Freire, 2002, p.122-123.

Em relação ao pensamento de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir.

I - Rara vez, por exemplo, percebemos a incoerência agressiva que existe entre as nossas afirmações "progressistas" e o nosso estilo desastrosamente elitista de ser intelectuais.

II - É possível a neutralidade da educação. A Educação não vira política devido à decisão deste ou daquele educador. Ela é política.

III- Não há nada talvez que desgaste mais um professor que se diz progressista do que sua prática racista.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055205 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O Google e o futuro do livro

Digite "google" no serviço de pesquisas Google, em www.google.com: a tela indicará a presença da palavra [...] em "mais de 400 milhões" de documentos. Se o sacrilégio não o incomoda, repita a operação e digite "dieu" [deus, em francês]: "cerca de 33 milhões" de documentos serão propostos como retorno.

A comparação basta para compreender por que, nos últimos meses(II), todos os debates sobre a criação de coleções digitais de livrosvêm sendo fortemente influenciados pelas iniciativas incessantes da empresa californiana(II). A mais recente é o lançamento [previsto para 2010] da livraria digital paga Google Editions, que explorará comercialmente parte dos recursos acumulados pelo Google Books. A preferência pelo Google, por mais legítima que seja, pode resultarno esquecimento de certas questões fundamentais acarretadas pela digitalização de textos existentes em outra mídia, impressa ou manuscrita.

Essa operação serve como fundamento à criação de coleções digitalizadas que permitirão acesso remoto aos acervos preservados pelas bibliotecas. Aqueles que considerarem inútil ou perigosa essa extraordinária possibilidade que está sendo oferecida à humanidade serão decerto insensatos. Mas nem por isso devemos perder a sensatez.

A transferência do patrimônio(III) escrito de um meio para outro já teve precedentes. No século 15, a nova técnica de reprodução de textos foi colocada a serviço dos gêneros que então dominavam a cultura dos manuscritos: manuais de escolástica, compilações enciclopédicas, calendários e profecias. Nos primeiros séculos da nossa era, a invenção do livro que continua a ser o nosso, em formato códice, com suas folhas, suas páginas e seus índices, acolheu em um novo objeto as escrituras cristãs e as obras dos autores gregos e latinos.

A história não ensina lição nenhuma, apesar do lugar-comum em contrário, mas, nesses dois casos, ela aponta para um fato essencial a compreensão do presente, a saber: que um "mesmo" texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso.

Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura.

Fonte: CHARTIER, Roger. O Google e o futuro do livro.

Tradução P. Migliatti. Observatório da Imprensa, ed. 566, 01 dez. 2009. Disponível em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o-google-e-o-futuro-do-livro>. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

A respeito do conteúdo e da linguagem empregada no texto, considere as afirmativas a seguir.

I - O tema consiste no modo como as práticas de leitura são afetadas pelo suporte material dos livros, sendo o Google o agente motivador das mudanças e as bibliotecas elementos nucleares da discussão.

II - No 2º parágrafo, se o segmento adverbial "nos últimos meses" fosse deslocado para depois de "empresa californiana", o sentido do período se manteria inalterado.

III - No 4º parágrafo, se a palavra "patrimônio" fosse pluralizada, outros três elementos deveriam ser também pluralizados, em benefício da concordância.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055194 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A institucionalização da educação superior, organizada de modo acadêmico, é recente no país, já que remonta a segunda década do século XX. A Reforma Universitária, no Brasil, foi consolidada com a Lei n. 5.540/68. Desde então, a educação superior passou por pequenas mudanças estruturais. Destacam-se as mudanças relativas à autonomia universitária e ao financiamento. Sobre esses aspectos, considere as afirmativas a seguir.

I - A Lei n. 5.540/68 limitou o princípio da autonomia universitária, coadunando-se com o contexto social e político da época de sua implementação, que se caracterizava pelas intervenções do governo no cotidiano das universidades, não raramente perseguindo professores, estudantes e técnicosadministrativos.

II - Após a Lei n. 5.540/68, a orientação pedagógica para a organização e gestão da educação superior tem como centralidade a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

III - Após 1990, houve investimento na expansão e qualidade da educação superior, através da criação do FIES (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), do PROUNI (Programa Universidade para Todos), atendendo à expressiva demanda de estudantes para Instituições de Ensino Superior privadas. No sistema público de Educação Superior, aconteceu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), visando à expansão e à alteração da organização e gestão das universidades federais, além de apoiar projetos de expansão do acesso ao Ensino Superior.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055163 Ano: 2015
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com base nos dispositivos constitucionais referentes à educação, considere as afirmações a seguir.

I - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

II - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.

III - As Universidades gozam de autonomia didático- científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055122 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe o quadro.

Enunciado 2920620-1

Fonte: OLIVEIRA, Dalila Andrade; FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Crise da Escola e Políticas Educativas. Belo Horizonte: Autêntica. 2009.p. 243.

O quadro acima mostra como está organizada a educação no Brasil a partir da LDB 9394/1996. Analise as afirmações a seguir em relação às que constam no quadro e assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as proposições que seguem.

( ) A educação brasileira, a partir da LDB, estruturou- se em níveis e modalidades.

( ) As políticas educacionais estruturaram, a partir de 1996, um ensino acadêmico cujo objetivo é o desenvolvimento de competências gerais.

( ) As políticas educacionais estruturaram, a partir de 1996, um ensino profissional cujo objetivo é o desenvolvimento de competências específicas.

( ) Tanto o “saber aprender” quanto o “saber fazer” estão em acordo com as transformações produtivas e com as necessidades do mercado/ mundo do trabalho.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055115 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

” Quando um francês se instala no Brasil, tem um pouco de dificuldade em compreender quem controla a escola. Algumas dependem dos municípios; outras, do Estado, outras, da União. Ademais, as escolas privadas são empresas comerciais, além de pedagógicas. Quanto aos professores, eles podem trabalhar uma parte do dia em uma escola pública e uma outra em uma escola privada – o que seria impensável na França – e seu salário varia conforme os municípios e os Estados; ao passo que, na França, é o mesmo em todo o território nacional, variando somente em função do tempo de carreira e, de maneira mínima, da avaliação do trabalho que fazem. Isso tudo é surpreendente para um francês."

Fonte: Bernard Charlot, 2005, p.152.

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1055107 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 2906752-1

Fonte: Disponível em: <http://blog.clickgratis.com.br/alfabetizarparavida>. Acesso em: 15 jun. de 2015.

O currículo é a soma de tudo que se propõe como produção do conhecimento na instituição educativa. Como tal, NÃO é característica do currículo em uma instituição educativa:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039711 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe.

Enunciado 2891582-1

Fonte: Disponível em: <http://www.aflordolacio.com.br>. Acesso em: 15 jun. de 2015.

Para se afirmar que o trabalho em educação pressupõe que os professores produzam conhecimento em aula, é necessário, antes, descrever o que é esse trabalho. Pode-se considerar que uma das dimensões desse trabalho é ensinar, de modo que os sujeitos, ao interagirem, produzam conhecimento. Assinale a alternativa que NÃO descreve o que é ensinar, em uma perspectiva interativa:Processo repleto de sentidos que permite compromisso e colaboração entre professores e estudantes.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039708 Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Observe a imagem.

Enunciado 2889625-1

Fonte: Disponível em: <http://literaturanls-1b.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 jun. de 2015.

O Brasil, quando descoberto, oficialmente, em 1500, já continha uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa.

Considerando-se esse contexto é correto afirmar:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1039701 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

O Google e o futuro do livro

Digite "google" no serviço de pesquisas Google, em www.google.com: a tela indicará a presença da palavra [...] em "mais de 400 milhões" de documentos. Se o sacrilégio não o incomoda, repita a operação e digite "dieu" [deus, em francês]: "cerca de 33 milhões" de documentos serão propostos como retorno.

A comparação basta para compreender por que, nos últimos meses, todos os debates sobre a criação de coleções digitais de livrosvêm sendo fortemente influenciados pelas iniciativas incessantes da empresa californiana. A mais recente é olançamento [previsto para 2010] da livraria digital paga Google Editions, que explorará comercialmente parte dos recursos acumulados pelo Google Books. A pelo Google, por mais legítima que seja, pode resultarno esquecimento de certas questões fundamentais acarretadas pela digitalização de textos existentes em outra mídia, impressa ou manuscrita.

Essa operação serve como fundamento à criação de coleções digitalizadas que permitirão acesso remoto aos acervos preservados pelas bibliotecas. Aqueles que considerarem inútil ou perigosa essa extraordinária possibilidade que está sendo oferecida à humanidade serão insensatos. Mas nem por isso devemos perder a sensatez.

A transferência do patrimônio escrito de um meio para outro já teve precedentes. No século 15, a nova técnica de reprodução de textos foi colocada a serviço dos gêneros que então dominavam a cultura dos manuscritos: manuais de escolástica, compilações enciclopédicas, calendários e profecias. Nos primeiros séculos da nossa era, a invenção do livro que continua a ser o nosso, em formato códice, com suas folhas, suas páginas e seus índices, acolheu em um novo objeto as escrituras cristãs e as obras dos autores gregos e latinos.

A história não ensina lição nenhuma, apesar do lugar-comum em contrário, mas, nesses dois casos, ela aponta para um fato compreensão do presente, a saber: que um "mesmo" texto deixa de ser o mesmo quando muda o suporte sobre o qual está inscrito e, com isso, suas formas de leitura e o sentido que lhe venha a ser atribuído por novos leitores. As bibliotecas sabem disso.

Cabe lembrar que proteger, catalogar e permitir o acesso aos textos continua a ser tarefa essencial das bibliotecas, e isso inclui oferecer acesso a todas as formas sucessivas ou concomitantes nas quais os leitores do passado os tenham lido. Essa é a primeira justificação da existência das bibliotecas, como instituição e como local de leitura.

Fonte: CHARTIER, Roger. O Google e o futuro do livro.

Tradução P. Migliatti. Observatório da Imprensa, ed. 566, 01 dez. 2009. Disponível em: <www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o-google-e-o-futuro-do-livro>. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)

Com relação à grafia e ao sentido, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas