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Foram encontradas 50 questões.

992783 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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No Estado do Rio Grande do Sul, sistemas eólicos são registrados em diversas unidades estratigráficas, evidenciando-se uma clara diferença entre sistemas eólicos secos e úmidos. Quais características abaixo são utilizadas para a definição desses sistemas?

 

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992759 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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O Brasil registra três grandes bacias intracratônicas (Amazonas, Parnaíba e Paraná), com rochas sedimentares e vulcânicas que representam uma sedimentação desde o Eopaleozoico até o Cenozoico. Relacione a unidade estratigráfica (2ª coluna) com sua respectiva bacia sedimentar (1ª coluna).

1ª Coluna

(1) Bacia do Amazonas

(2) Bacia do Parnaíba

(3) Bacia do Paraná

2ª Coluna

( ) Formação

( ) Itaituba

( ) Formação

( ) Longá

( ) Formação

( ) Taciba

A sequência correta é

 

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981688 Ano: 2015
Disciplina: Ética na Administração Pública
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Com base no Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.

 

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981666 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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A coleta de dados geológicos em campo é importante, não apenas pelo posicionamento do fóssil coletado, mas também pelas informações tafonômicas existentes. Nesse sentido, qual informação abaixo NÃO é relevante para registro?

 

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981664 Ano: 2015
Disciplina: Direito Cultural, Desportivo e da Comunicação
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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A Lei Estadual do RS n. 11.738, de 13 de Janeiro de 2002, declara integrantes do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul sítios paleontológicos localizados em municípios do RS e dá outras providências. Em seu artigo 1º, são enumerados os municípios com reconhecidos sítios paleontológicos considerados integrantes do patrimônio cultural do estado. Assinale a alternativa que contém o município que NÃO FOI LISTADO no artigo 1º da Lei Estadual n. 11.738.

 

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981654 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Quanto aos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

 

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977720 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Quanto ao recurso administrativo, com base na lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a alternativa correta.

 

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977715 Ano: 2015
Disciplina: Biologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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O reconhecimento de rochas depositadas em ambientes fluviais prevê a descrição de seções laterais de afloramentos, envolvendo uma análise detalhada de fácies, superfícies limítrofes e elementos arquiteturais, os quais são representados por siglas em ilustrações. Dentre as siglas identificadas abaixo, qual delas está INCORRETA?

 

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977714 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Não sorria. Você está sendo fotografado

Ninguém, com exceção de Mona Lisa, ria nos retratos antigos. Já nas selfies de hoje...

Como observaram acuradamente aqueles que fizeram a pergunta ao Google, não vemos sorrisos nas antigas fotografias. O retrato foi uma das principais atrações da fotografia desde a sua invenção. Em 1852, por exemplo, uma menina posou para um daguerreótipo com a cabeça ligeiramente inclinada, dando à lente um olhar firme, confiante, grave. Ela está preservada para sempre como uma garota realmente muito séria.

Essa seriedade é onipresente nas fotografias vitorianas. Charles Darwin, que, segundo todos os relatos, era uma personalidade calorosa e um pai brincalhão e amoroso, parece congelado em tristeza nas fotografias. No grande retrato feito por Julia Margaret Cameron, em 1867, do astrônomo John Frederick William Herschel, sua profunda introspecção melancólica e o cabelo revolto, beijado pela luz, lhe dão o ar de um trágico Rei Lear.

Por que nossos ancestrais, desde os desconhecidos sentados em retratos de família até os grandes e famosos, ficam tão sem graça diante das lentes? Não é preciso olhar por muito tempo para essas antigas fotos sérias para ver quão incompleta é a resposta aparentemente óbvia – que eles estão congelando seus rostos para se manterem imóveis durante os longos tempos de exposição.

No retrato de Alfred Tennyson, por Julia Margaret Cameron, o poeta medita e sonha, seu rosto é uma máscara de gênio sombreada. E isso não é simplesmente um truque técnico. É uma opção estética e emocional. As pessoas do passado não eram necessariamente mais tristonhas que nós. Elas não andavam por aí em um perpétuo estado de lamentação – embora pudessem ser perdoadas por fazê-lo, em um mundo com índices de mortalidade muito mais altos do que no Ocidente hoje e uma medicina que era realmente inferior pelos nossos padrões.

O riso e a alegria simplesmente não apenas eram comuns no passado, como eram muito mais institucionalizados que hoje, desdeI) os carnavais medievais em que comunidades inteiras se entregavam a pantomimas cômicas àsI) oficinas de gravura georgianas, onde as pessoas se reuniam para ver as últimas caricaturas. Longe de suprimir os festivais e a diversão, os vitorianos, que inventaram a fotografia, também criaram o Natal como a festa secular que é hoje.

Por issoII), a severidade das pessoas nas fotos do século XIX não pode ser evidência de uma tristeza e depressão generalizadas. Não era uma sociedade em permanente desespero. A verdadeira resposta tem a ver com as atitudes em relação ao próprio retrato. As pessoas que posaram para as primeiras fotografias,desde famílias simples de classe média, registrando seu status, a celebridades capturadas pelas lentes, compreendiam que era um momento importante. A fotografia ainda era rara. Ter sua foto tirada não era algo que acontecia todos os dias. Para muitas pessoas podia ser uma experiência única na vida.

Posar para a câmera, em outras palavras, não parecia tão diferente de ter seu retrato pintado. Era mais barato, mais rápido (mesmo com os longos tempos de exposição) e significava que pessoas que nunca tiveram a chance de ser pintadas podiam agora ser retratadas, mas as pessoas parecem levar isso a sério da mesma maneira que fariam com um retrato pintado. Não era um “instantâneo”. Como um retrato pintado, pretendia ser um registro atemporal de uma pessoa.

Na verdade, a pergunta poderia ser reformulada: por que as antigas fotografias são tão mais comoventes que as modernas? Pois a grandeza existencial do retrato tradicional, a gravitas de Rembrandt, ainda sobrevive na fotografia vitoriana. Hoje tiramos tantos instantâneos sorridentes que a ideia de alguém encontrar profundidade e poesia na maioria deles é absurda.

As fotos têm relação com sociabilidade. Queremos nos comunicar como seres sociais felizes. Por isso sorrimos, rimos e gargalhamos em selfiesII) interminavelmente compartilhadas. Uma selfie sorridenteIII) é o oposto de um retrato sério. É apenas uma apresentação de felicidade momentânea. Ela tem profundidade zero e, portanto, valor artístico zero. Como documento humano é perturbadoramente descartável. (Na verdade, nem sequer é sólido o suficiente para se jogar fora – basta clicar delete.).

Como são belas e assombrosasIII) as antigas fotografiasIII), em comparação com nossas tolas selfies. Aquelas pessoas sérias, provavelmente, se divertiam tanto quanto nós, ou mais. Mas não sentiam uma necessidade histérica de provar isso com imagens. Ao contrário, quando posavam para uma fotografia, pensavam no tempo, na morte e na memória.

A presença dessas graves realidades nas fotografias antigas as faz valer muito mais que nossos instantâneos ridiculamente felizes no Instagram. Talvez nós também devêssemos parar de sorrir um pouco.

Fonte: JONES, Jonathan. Não sorria. Você está sendo fotografado. Disponível em: <www.cartacapital.com.br/revista/870/nao-sorria-voce-esta-sendofotografado-
8773.html>. Acesso em: out. 2015. (Adaptado)

Em relação aos recursos linguísticos e aos mecanismos de coesão, analise as afirmativas a seguir.

I → O termo “desde” expressa sequência gradativa, em correlação com “às”, que, no contexto em que é usado, poderia ser substituído por “até”, sem que houvesse mudança de sentido.

II → A expressão “Por isso”, introduz a conclusão de que a austeridade das pessoas nas fotos antigas está relacionada à institucionalização do riso e da alegria da antiguidade, enquanto, no destaque seguinte, introduz o motivo pelo qual sorrimos nas selfies.

III → No contexto em que são usadas, “sorridente” avalia positivamente “selfie”, ao passo que “assombrosas” avalia negativamente “antigas fotografias”, evidenciando o posicionamento do autor em relação à fugacidade dos retratos antigos.

Está(ão) correta(s)

 

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977695 Ano: 2015
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Conforme os princípios da administração pública, assinale a alternativa correta.

 

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