Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1812569 Ano: 2010
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

De acordo com a Lei 8.662, de 07 junho de 1993, que trata da regulamentação da profissão de Assistente Social, são atribuições privativas da profissão:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1745987 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando as finalidades do ensino médio estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) em cada afirmativa.

( ) No ensino de cada disciplina, visa-se à compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática .

( ) Busca-se o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

( ) Almeja-se uma preparação básica para o trabalho e para a cidadania, para o educando continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1742861 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Pessoa acima do peso deve ser chamada de gorda, não obesa, diz ministra britânica

Chamar uma pessoa de gorda ao invés de obesa motivaria mais a perda de peso, de acordo com a ministra da Saúde Pública do Reino Unido.

Médicos e outros profissionais da saúde estão muito preocupados com o uso do termo "gordo" e evitam usá-lo por uma questão politicamente correta, mas Anne Milton diz que usar a palavra poderia ajudar a incentivar as pessoas a assumir responsabilidade pessoal por seu estilo de vida.

‘’- Se eu olhar para o espelho e pensar ‘ eu sou obeso’, eu fico menos preocupado do que se eu disser ‘eu estou gordo’.’’ Anne, uma ex-enfermeira, fez essas declarações à rede britânica BBC. A ministra disse que as pessoas ‘precisam de informação’.

O Reino Unido tem uma das maiores taxas de obesidade na Europa e o nível tem subido constantemente nos últimos dez anos. Em 2008, quase um quarto dos adultos e 14% das crianças foram classificados como obesos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Enquanto Steve Field, professor do Royal College of General Practitioners, saudou os comentários de Milton, dizendo que os médicos precisam ser mais honestos com os pacientes em vez de dizer o que eles querem ouvir, alguns grupos de saúde alertaram contra o uso do termo.

"As pessoas não querem ser ofensivas. Há muito estigma por ser uma pessoa gorda", disse Lindsey Davies, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, que representa os profissionais de saúde pública. "A obesidade é algo que acontece com as pessoas ao invés de algo que elas são."

( Adaptado de textos publicados em 29/07/2010, nos sites http://ww1.folha.uol.com.br/equilibriosaude e noticiasr.7.com)

Nas alternativas são esclarecidas as contribuições dos sinais de pontuação no texto, À EXCEÇÃO DE

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1726064 Ano: 2010
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Em Silva Filho (2006), encontram-se informações sobre o serviço social e a questão do negro na sociedade brasileira. Tendo esse referencial em mente, assinale verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) em cada afirmativa.

( ) A população negra e as questões que dificultam a sua inserção de direito e de fato na sociedade brasileira não são incluídas como uma questão social.

( ) As políticas de Ação Afirmativa têm, entre seus propósitos, o de transformar a realidade através do conhecimento, requerendo a participação do profissional em Serviço Social.

( ) O autor constatou um significativo interesse pelo tema da questão racial ou do negro na sociedade brasileira nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) .

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1710248 Ano: 2010
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Como processo político, o planejamento demanda

I - uma dimensão política que decorre de um processo contínuo de tomada de decisões.
II - uma dimensão técnico-operativa para a leitura da realidade.
III - uma apreensão das condições subjetivas, como o jogo de vontades políticas de diferentes grupos envolvidos.

Está (ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1704872 Ano: 2010
Disciplina: Direito Previdenciário
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O Decreto Nº 1.948, de 03 de junho de 1996, estabelece modalidades de atendimento não asilar. Tendo essa informação em mente associe as colunas.

( 1 ) Oficina abrigada de trabalho

( ) Serviço prestado ao idoso que viva só e seja dependente,
a fim de suprir as suas necessidades da vida diária.

( 2 ) Outras formas de atendimento

( ) Local destinado ao desenvolvimento pelo idoso de atividades produtivas, proporcionando oportunidades de elevar sua renda, sendo regida por normas específicas.

( 3 ) Atendimento domiciliar

( ) Local destinado à permanência diurna do idoso onde são desenvolvidas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para cidadania.

( 4 ) Centro de convivência

Iniciativas surgidas na própria comunidade, que visem à promocão e à integração da pessoa idosa na família e na sociedade.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1689679 Ano: 2010
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

De acordo com Iamamoto (1999), dar conta da questão social hoje é decifrar as desigualdades sociais - de classe social - em seus recortes de:

I - Gênero, raça e etnia.
II - Religião e nacionalidade.
III - Meio ambiente.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1688673 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Leia parte de uma crônica de Sírio Possenti, para responder a questão.

Palavras sem sentido?

Martin Joos é um sociolinguista americano que escreveu um livro chamado The five clocks (Os cincos relógios). O livro se chama assim porque, segundo o autor, existem cinco diferentes estilos de falar inglês e, na verdade, seu livro é o desenvolvimento dessa metáfora, que se baseia numa anedota. Um senhor inglês vai viajar de trem. Chega à estação cinco minutos antes da hora do embarque, segundo seu relógio, que compara com a hora marcada pelos dois relógios da estação. Percebe que esses relógios não marcam a mesma hora. Dirige-se ao chefe da estação e lhe diz: “Senhor, os relógios da estação não estão marcando a mesma hora.” Ao que o chefe responde: “Se fosse para marcar a mesma hora, por que haveria dois relógios?”.

Assim, a ideia do livro fica óbvia, acho. E é que, se há várias maneiras de “dizer a mesma coisa”, então, um tanto paradoxalmente não dizem a mesma coisa. Pode até ocorrer que duas formas se refiram ao mesmo conceito. Empregando uma ou outra, o falante marca uma posição diferente através do estilo. Por exemplo, uma coisa é pedir “por favor”, outra é pedir “por obséquio”. Uma é dizer “morreu”, outra, “foi a óbito”. Às vezes, brinco com os verbos “comer” e “alimentar-se”. Se, numa festa, alguém controla muito o que vai ingerir, digo-lhe que, numa festa, a gente vai para comer, não para se alimentar. Não me digam que é a mesma coisa. A gente pode alimentar-se sem comer e, a rigor, pode comer sem alimentar-se. Por exemplo, ingerindo lanches fast food.

Se pensarmos dessa forma, concluiremos que não há palavras sem sentido. E que não se pode gratuitamente trocar uma construção por outra. O efeito será diferente. Às vezes apenas minimamente diferente. Mas, às vezes, a diferença é crucial. Os militantes do MST nunca dizem que “invadem”, mas que “ocupam”. Já a UDR não diz que os sem-terra “ocupam”, mas que “invadem”. Todos os eufemismos são, de alguma forma, exemplos desse comportamento discursivo. É que, a depender da posição que se ocupa, não se dizem certas palavras, seja porque são as palavras do adversário, seja porque não são socialmente aceitáveis etc. (...)

( adaptado de A cor da língua e outras croniquinhas de linguista. São Paulo: Editora Mercado das Letras, 2001)

Para atingir seus propósitos comunicativos, o autor recorreu às seguintes estratégias:

I - exemplificação, ilustrando suas ideias com comentários principalmente sobre verbos;
II - introdução de uma pequena narrativa para esclarecer uma metáfora de sua autoria;
III - testemunho pessoal, marcado pelo emprego da primeira pessoa;
IV - apresentação de argumentos contrários aos defendidos pelo estudioso americano referido na abertura do texto.

Estão corretas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1681958 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para completar as lacunas, leia o início de uma crônica de David Coimbra.

Muitas coisas mudaram nos anos 80. Foi em algum desvio daquela década que os oculistas se transformaram em oftalmologistas. Noutro, os desenhistas viraram designers. E lá pelo final a tele-entrega se tornou delivery. Supostamente, o mundo se sofisticou. (...)

(http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/2010/08/04)

Os exemplos do texto a tese de que duas formas linguísticas podem se referir ao mesmo conceito; porém, com o emprego de uma outra, o falante marca uma posição diferente através do estilo.

Oculistas e oftalmologistas são substantivos distintos para o mesmo referente e remetem a um mesmo conceito, o de profissão , ocupação , indicado pelo .

A partir da leitura do fragmento, infere-se que os estrangeirismos um léxico mais sofisticado.

A sequência que completa corretamente as lacunas é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1673952 Ano: 2010
Disciplina: Serviço Social
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Associe as colunas, relacionando fundamentos do serviço social a suas influências teóricas.

( 1 ) Matriz positivista

( ) Prioriza a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas e o atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais.

( 2 ) Vertente inspirada na fenomenologia

( ) Prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social.

( 3 ) Vertente marxista

( ) Aborda as relações sociais individuais no plano de suas vivências imediatas como fatos / dados.

( 4 ) Doutrina social da Igreja

( ) Remete a profissão de assistente social à consciência de sua inserção na sociedade de classes.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas