Magna Concursos
1742861 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Pessoa acima do peso deve ser chamada de gorda, não obesa, diz ministra britânica

Chamar uma pessoa de gorda ao invés de obesa motivaria mais a perda de peso, de acordo com a ministra da Saúde Pública do Reino Unido.

Médicos e outros profissionais da saúde estão muito preocupados com o uso do termo "gordo" e evitam usá-lo por uma questão politicamente correta, mas Anne Milton diz que usar a palavra poderia ajudar a incentivar as pessoas a assumir responsabilidade pessoal por seu estilo de vida.

‘’- Se eu olhar para o espelho e pensar ‘ eu sou obeso’, eu fico menos preocupado do que se eu disser ‘eu estou gordo’.’’ Anne, uma ex-enfermeira, fez essas declarações à rede britânica BBC. A ministra disse que as pessoas ‘precisam de informação’.

O Reino Unido tem uma das maiores taxas de obesidade na Europa e o nível tem subido constantemente nos últimos dez anos. Em 2008, quase um quarto dos adultos e 14% das crianças foram classificados como obesos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Enquanto Steve Field, professor do Royal College of General Practitioners, saudou os comentários de Milton, dizendo que os médicos precisam ser mais honestos com os pacientes em vez de dizer o que eles querem ouvir, alguns grupos de saúde alertaram contra o uso do termo.

"As pessoas não querem ser ofensivas. Há muito estigma por ser uma pessoa gorda", disse Lindsey Davies, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, que representa os profissionais de saúde pública. "A obesidade é algo que acontece com as pessoas ao invés de algo que elas são."

( Adaptado de textos publicados em 29/07/2010, nos sites http://ww1.folha.uol.com.br/equilibriosaude e noticiasr.7.com)

Nas alternativas são esclarecidas as contribuições dos sinais de pontuação no texto, À EXCEÇÃO DE

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Assistente Social

40 Questões

Secretário Executivo

40 Questões