Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1412087 Ano: 2008
Disciplina: Direito Urbanístico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao usucapião especial de imóvel urbano, segundo a Lei do Estatuto da Cidade.
( ) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até quinhentos e cinqüenta metros quadrados, por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de quinhentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1411054 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. No Brasil existem as normas ABNT NBR (sigla de Norma Brasileira), que são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei, podendo-se fornecer um produto ou serviço que não siga a norma aplicável no mercado determinado, e as normas NR (sigla de Norma Regulamentadora), que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e tem caráter obrigatório. Considere as citações abaixo:
I. Alguns serviços ou sistemas da construção civil são normalizados apenas por normas tipo ABNT NBR, portanto o projetista pode decidir se as utilizará ou não; se ocorrer algum problema nestes sistemas ou serviços, não poderá ser responsabilizado judicialmente porque são normas de caráter voluntário.
II. Alguns serviços ou sistemas da construção civil são normalizados apenas por normas tipo ABNT NBR, portanto o projetista pode decidir se as utilizará ou não; porém, se ocorrer algum problema nestes sistemas ou serviços, poderá ser responsabilizado judicialmente em função da jurisprudência do Código de Defesa do Consumidor.
III. A ABNT é um departamento federal subordinado ao INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
IV. O processo de desenvolvimento de uma norma inicia-se com a identificação da demanda pela norma, a sua inclusão num plano de normalização setorial e a atribuição a uma Comissão de Estudo que terá a responsabilidade de desenvolver o texto. Quando os membros da Comissão atingem o consenso em relação ao texto, este é encaminhado, como projeto de norma brasileira, para consulta pública. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários e sugestões ao projeto de norma ou recomendar que não seja aprovado, com a devida justificativa técnica. Aprovado o texto do projeto de norma brasileira na consulta pública, o projeto converte-se em norma brasileira (NBR), entrando em vigor 30 dias após o anúncio da sua publicação.
V. A Normalização visa atingir diversos objetivos, entre os quais se pode destacar: a simplificação, pois reduz as variedades de produtos e de procedimentos, de modo a simplificar o relacionamento entre produtor e consumidor; a segurança, pois estabelece requisitos técnicos destinados a assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente; e a economia, porque diminui o custo de produtos e serviços mediante a sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, com a conseqüente economia para fornecedores e clientes.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1408128 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
No livro Como Evitar Erros na Construção (PINI 1996), Ernesto Ripper escreve que, quando se projeta uma armadura de uma viga ou de um pilar, deve-se pensar na execução desta armadura no local de aplicação, se não há congestionamento de barras, o que acontece principalmente nos apoios ou nos encontros de vigas. Normalmente essas aglomerações não aparecem no desenho em separado das vigas e dos pilares.
Com base nestes fatos, pode-se afirmar que:
I. Isto não é problema, pois o excesso de aço torna mais rígido o vínculo entre as peças estruturais do que o previsto no projeto, o que é favorável para a segurança da obra.
II. Se houver dificuldade para a concretagem e/ou para a introdução da agulha do vibrador, o armador, que deve ser um operário com grande experiência no assunto, pode suprimir as barras excedentes ou desviar as que estejam atrapalhando o andamento dos trabalhos.
III. No caso da armadura de espera para ligação de continuidade de um pilar com o pavimento superior, a melhor opção é deixar os ferros de espera ligeiramente inclinados para dentro e encaixar a armadura do pilar superior por fora.
IV. O ideal é que a ligação entre as armaduras de duas peças fosse sempre executada através de solda ou que o projeto estrutural contivesse desenhos prevendo estas situações de congestionamento e apresentando a solução.
V. Em caso de dúvida ou falha no projeto estrutural, o engenheiro ou o arquiteto responsável pela execução da obra deve consultar o projetista, porque ele conhece melhor o objetivo do elemento construtivo em questão. Se for difícil a consulta ou não houver tempo, o engenheiro ou o arquiteto pode tomar a decisão que considerar mais conveniente para resolver o problema, assumindo a responsabilidade pela sua decisão.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1406840 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Código de Ética do Servidor Público Federal
João Bosco Barbosa Martins
Discorrer sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é o objetivo do presente artigo.
O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprovou esse código.
Vamos iniciar a nossa exposição técnico-informativa falando sobre alguns aspectos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal. As Regras Deontológicas, presentes no Capítulo I desse ordenamento, citam que a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público federal. O inciso II traz a seguinte regra: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
A moralidade da Administração Pública é clareada no inciso III do Código de Ética Funcional, que relata que aquela não deve se limitar somente à distinção ente o bem e o mal. O fim almejado deve ser sempre o bem comum. O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.
Entre os deveres do servidor público federal tem-se que ele deve ser probo, reto, leal e justo (inciso XIV, c). O inciso XIV, f, menciona que o agente deve ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos. Outro dever fundamental do servidor público é resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
Esse código estabelece, também, algumas vedações, presentes na Seção III, inciso XV, que devem ser observadas pelos servidores públicos federais. Destacamos algumas condutas proibidas, quais sejam:
a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; [...]
b) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
No Capítulo II está prevista a criação de uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
É de bom alvitre mencionar que esse código não foi instituído por lei em sentido estrito. Ele, no entanto, serve para estimular o comportamento ético do servidor público, já que o mesmo é de livre adesão. Urge que se divulguem, amplamente, os deveres e as vedações previstas através de um trabalho de cunho educativo com os agentes públicos federais.
Aliás, como membro de órgão correcional, sempre defendi e continuarei defendendo com energia e entusiasmo a tese da prevenção antes da punição disciplinar. Acredito na orientação pedagógica como ferramenta indispensável para estabelecer normas que impeçam a proliferação de procedimentos disciplinares. Porém, mesmo sabendo que a abertura de um processo administrativo disciplinar, que recepciona os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal (due process of law), deve trazer o sucesso da apuração efetiva dos faltosos, não vejo com bons olhos a defesa de que o trabalho de "apagar incêndio" possibilita a presença, a um só tempo, da ação correcional repressiva para os acusados e preventiva para os demais servidores públicos.
Por outro lado, mesmo tendo ciência de que os servidores federais, em sua esmagadora maioria, foram recrutados através de concurso de elevado nível, perfeitamente conscientes, pois, das normas disciplinares estatuídas nos artigos 116 e 117, da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, ratifico o pensamento da reciclagem constante de todos na área disciplinar.
Disponível em: <http://br.geocities.com/joaoboscomartins/artigos14codigodeeticadoservidorpublicofederal.hht>. [Adaptado].
A partir do texto 1, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao significado de “Regras Deontológicas”.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1405297 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Leia e analise o fragmento que segue.
Notificamos aos servidores em atraso com seus relatórios de estágio que haverá substituição da chefia do setor. A troca dela dar-se-á no último dia útil do mês. Importa que todos entreguem a documentação de seleção e de avaliação para averiguação em tempo hábil. Do contrário, poderá haver reprovação de tais relatórios.
Quanto à redação do aviso anterior, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1404672 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Segundo Edgar Graeff (GRAEFF, Edifício, in Projeto, vol. 7, 1979, p. 23), “O programa de necessidades determina a realização de um espaço arquitetônico para abrigar e favorecer o exercício de certas atividades humanas. Sob a forma de um edifício ou sob a forma de um espaço urbano, o espaço arquitetônico tem como traço mais importante o fato de constituir um ambiente especialmente condicionado às atividades que abriga”.
Em relação ao programa de necessidades, é CORRETO afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1404345 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A fiscalização de obras tem o objetivo de garantir que as instalações e obras estão sendo realizadas conforme os projetos e que o cronograma está sendo cumprido. Este serviço proporciona ao proprietário a certeza de que seu projeto está sendo executado conforme suas expectativas. A fiscalização será exercida pelo responsável técnico, engenheiro ou arquiteto, do momento inicial ate o recebimento definitivo da obra ou serviço de engenharia. Caberá à fiscalização, dentre outras, as seguintes ações:
I. Solucionar as incoerências, falhas e omissões eventualmente constatadas no projeto básico ou executivo, ou nas demais informações e instruções complementares do Caderno de Encargos, necessárias ao desenvolvimento dos serviços.
II. Havendo necessidade de substituição de materiais, realizar análise técnica para verificação de sua composição, qualidade, garantia e especificações técnicas, fornecidas por meio de parecer do fabricante do material ou seu representante.
III. Exercer controle sobre o cronograma físico-financeiro de execução das obras e serviços de engenharia.
IV. Responsabilizar-se pela medição das obras e/ou dos serviços de engenharia executados.
V. Exercer controle sobre o pessoal que trabalha na obra.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1404063 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
No estado de Santa Catarina, as edificações devem atender às Normas de Segurança Contra Incêndios (NSCI – Decreto Estadual n. 4.909, de outubro de 1994). Segundo estas Normas, pode-se afirmar o seguinte:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1401704 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Considere as citações abaixo:
I. O Método do Caminho Crítico (Critical Path Method – CPM) pode ser aplicado a um cronograma físico-financeiro trazendo inúmeros benefícios ao controle da construção de uma edificação.
II. A rede PERT (Program Evaluation and Review Technique) é um instrumento eficiente para controle da construção de uma edificação.
III. No cronograma físico-financeiro estão apresentadas, além de todas as etapas de execução de uma edificação, as respectivas dependências entre estas etapas.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1401075 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Código de Ética do Servidor Público Federal
João Bosco Barbosa Martins
Discorrer sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal é o objetivo do presente artigo.
O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprovou esse código.
Vamos iniciar a nossa exposição técnico-informativa falando sobre alguns aspectos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal. As Regras Deontológicas, presentes no Capítulo I desse ordenamento, citam que a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público federal. O inciso II traz a seguinte regra: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
A moralidade da Administração Pública é clareada no inciso III do Código de Ética Funcional, que relata que aquela não deve se limitar somente à distinção ente o bem e o mal. O fim almejado deve ser sempre o bem comum. O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.
Entre os deveres do servidor público federal tem-se que ele deve ser probo, reto, leal e justo (inciso XIV, c). O inciso XIV, f, menciona que o agente deve ter a consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos. Outro dever fundamental do servidor público é resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem a obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
Esse código estabelece, também, algumas vedações, presentes na Seção III, inciso XV, que devem ser observadas pelos servidores públicos federais. Destacamos algumas condutas proibidas, quais sejam:
a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; [...]
b) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
No Capítulo II está prevista a criação de uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
É de bom alvitre mencionar que esse código não foi instituído por lei em sentido estrito. Ele, no entanto, serve para estimular o comportamento ético do servidor público, já que o mesmo é de livre adesão. Urge que se divulguem, amplamente, os deveres e as vedações previstas através de um trabalho de cunho educativo com os agentes públicos federais.
Aliás, como membro de órgão correcional, sempre defendi e continuarei defendendo com energia e entusiasmo a tese da prevenção antes da punição disciplinar. Acredito na orientação pedagógica como ferramenta indispensável para estabelecer normas que impeçam a proliferação de procedimentos disciplinares. Porém, mesmo sabendo que a abertura de um processo administrativo disciplinar, que recepciona os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal (due process of law), deve trazer o sucesso da apuração efetiva dos faltosos, não vejo com bons olhos a defesa de que o trabalho de "apagar incêndio" possibilita a presença, a um só tempo, da ação correcional repressiva para os acusados e preventiva para os demais servidores públicos.
Por outro lado, mesmo tendo ciência de que os servidores federais, em sua esmagadora maioria, foram recrutados através de concurso de elevado nível, perfeitamente conscientes, pois, das normas disciplinares estatuídas nos artigos 116 e 117, da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, ratifico o pensamento da reciclagem constante de todos na área disciplinar.
Disponível em: <http://br.geocities.com/joaoboscomartins/artigos14codigodeeticadoservidorpublicofederal.hht>. [Adaptado].
A partir da leitura do texto 1, assinale com V as alternativas VERDADEIRAS e com F as FALSAS.
( ) O uso de itálico, no terceiro parágrafo, é marca de citação de discurso do outro, no caso, de trecho do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
( ) O caractere § significa “inciso”.
( ) O uso de [...] indica supressão de parte do texto.
( ) O termo “aquela” tem por função retomar o referente “Administração Pública”.
( ) O pronome “lhe” retoma o referente “servidor público” e a expressão “o mesmo” retoma o referente “o código”.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas