Magna Concursos

Foram encontradas 80 questões.

1431885 Ano: 2008
Disciplina: Direito Sanitário
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A chamada “Lei de Biossegurança” (Lei 11.105, de 24/03/2005) estabeleceu as normas de segurança e os mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados no Brasil.
Em relação às atividades de pesquisa envolvendo OGM, assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1412914 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O SERVIDOR VAI AO ENCONTRO DO POVO
Excertos, adaptados, de entrevista concedida
por Regina Pacheco
a Rosa Pecorelli; texto publicado
no site do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão em março de 2008.
Seis anos, 198 experiências premiadas e 607 servidores inscritos. O Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão (para ações de desburocratização) chega à sétima edição1. Segundo Regina Pacheco, da década de 1980 e início da década de 1990 para cá, os servidores vêm assumindo uma postura mais dinâmica em resposta à pressão da sociedade brasileira.
1. O servidor público está indo ao encontro do povo?
Temos notado, na premiação desse Concurso, que os servidores estão saindo das suas repartições para prestar serviços ao cidadão onde ele está. Esta é a lógica da nova gestão pública, da visão empreendedora: o servidor não organiza a prestação de serviço de acordo com a sua facilidade, mas com a necessidade do seu público-alvo. Assistimos ao uso de carros, barcos, satélites para ligar computadores nos confins da Amazônia; testemunhamos a existência de consulados itinerantes; ou seja, o foco do serviço está se voltando para o cidadão, deslocando-se da organização interna, da maneira como historicamente o servidor esteve acostumado a trabalhar.
2. Houve, então, uma mudança no perfil do servidor público?
Sim, mas principalmente há uma mudança na cultura, na mentalidade do servidor, e o Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal espelha um pouco disso ao registrar as experiências de aprimoramento na gestão. Quando falamos em mudança de perfil, referimo-nos a escolaridade, qualificação, porcentagem de servidores com nível superior, o que, aliás, também está ocorrendo de maneira muito rápida. Em 2000, pela primeira vez na história da administração pública federal, mais da metade dos servidores tinha nível superior.
3. Qual postura a sociedade espera do servidor e do serviço público?
Mesmo nos países em que houve uma reforma de Estado mais profunda, mais radical, como Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália, está muito claro que a sociedade quer um Estado atuante, saúde pública, educação, sistema de previdência confiável etc. Enfim, a sociedade exige um bom serviço público. Essa pressão é que está fazendo as coisas mudarem. É a pressão da sociedade sobre o servidor público. Acho que o brasileiro está reivindicando mais do serviço público, o que é bastante positivo. A exigência começa no básico, que é não aceitar mais corrupção e desvio de dinheiro, e vai até não aceitar ser mal atendido no balcão, seja ele um balcão de banco ou uma fila da Previdência.
4. E o servidor, o que pensa de tudo isso?
Ele não suporta mais conviver com a pecha de incompetente, daquele que ganha para não fazer nada. A imagem do serviço público do início do século XX, quando era um privilégio trabalhar na administração federal, mudou totalmente na década de 1980. A partir daí virou vergonha ser servidor; ele passou a ter uma imagem de alguém que não dava certo em nada. Nas nossas discussões, em 1995, perguntávamo-nos como iríamos reverter a imagem de desvalorização, de incompetência, até porque é uma imagem injusta; afinal, mesmo nos momentos de maior crise do setor público, sempre existiram servidores negligentes, mas sempre houve uma boa quantidade de servidores comprometidos. O que está claro é que a imagem só vai mudar na hora em que a qualidade do serviço melhorar, quando o cidadão chegar a uma repartição e resolver o problema dele sem precisar voltar cinco vezes, sem ser empurrado daqui para lá porque o funcionário não sabe dar uma explicação, ou porque fica falando ao telefone por vários minutos. Trata-se, enfim, da formação de uma nova cultura do serviço público.
Ainda que se trate de respostas de uma única pessoa, no singular, a entrevistada opta pelo uso da primeira pessoa do plural: “nós”.
Considerando os estudos de linguagem atuais, assinale a alternativa CORRETA sobre esse uso.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1412087 Ano: 2008
Disciplina: Direito Urbanístico
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação ao usucapião especial de imóvel urbano, segundo a Lei do Estatuto da Cidade.
( ) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até quinhentos e cinqüenta metros quadrados, por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de quinhentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) Aquele que possuir como sua área ou edificação urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
( ) As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1411054 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. No Brasil existem as normas ABNT NBR (sigla de Norma Brasileira), que são de uso voluntário, isto é, não são obrigatórias por lei, podendo-se fornecer um produto ou serviço que não siga a norma aplicável no mercado determinado, e as normas NR (sigla de Norma Regulamentadora), que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e tem caráter obrigatório. Considere as citações abaixo:
I. Alguns serviços ou sistemas da construção civil são normalizados apenas por normas tipo ABNT NBR, portanto o projetista pode decidir se as utilizará ou não; se ocorrer algum problema nestes sistemas ou serviços, não poderá ser responsabilizado judicialmente porque são normas de caráter voluntário.
II. Alguns serviços ou sistemas da construção civil são normalizados apenas por normas tipo ABNT NBR, portanto o projetista pode decidir se as utilizará ou não; porém, se ocorrer algum problema nestes sistemas ou serviços, poderá ser responsabilizado judicialmente em função da jurisprudência do Código de Defesa do Consumidor.
III. A ABNT é um departamento federal subordinado ao INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
IV. O processo de desenvolvimento de uma norma inicia-se com a identificação da demanda pela norma, a sua inclusão num plano de normalização setorial e a atribuição a uma Comissão de Estudo que terá a responsabilidade de desenvolver o texto. Quando os membros da Comissão atingem o consenso em relação ao texto, este é encaminhado, como projeto de norma brasileira, para consulta pública. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários e sugestões ao projeto de norma ou recomendar que não seja aprovado, com a devida justificativa técnica. Aprovado o texto do projeto de norma brasileira na consulta pública, o projeto converte-se em norma brasileira (NBR), entrando em vigor 30 dias após o anúncio da sua publicação.
V. A Normalização visa atingir diversos objetivos, entre os quais se pode destacar: a simplificação, pois reduz as variedades de produtos e de procedimentos, de modo a simplificar o relacionamento entre produtor e consumidor; a segurança, pois estabelece requisitos técnicos destinados a assegurar a proteção da vida humana, da saúde e do meio ambiente; e a economia, porque diminui o custo de produtos e serviços mediante a sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, com a conseqüente economia para fornecedores e clientes.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1409300 Ano: 2008
Disciplina: Biomedicina
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Assinale a alternativa CORRETA.
O gradiente de Ficoll-Hypaque foi utilizado para a separação de células de uma amostra do sangue periférico. A fração mononuclear obtida foi contada usando uma Câmara de Neubauer. A contagem dos quadrantes externos mostrou:
Quadrante 1= 148 células,
Quadrante 2= 132 células,
Quadrante 3= 154 células,
Quadrante 4= 142 células.
Considerando que foi feita uma diluição de 1:20, na amostra inicial, para facilitação da contagem, pergunta-se: qual a concentração de células por mililitro da amostra?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1408961 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O SERVIDOR VAI AO ENCONTRO DO POVO
Excertos, adaptados, de entrevista concedida
por Regina Pacheco
a Rosa Pecorelli; texto publicado
no site do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão em março de 2008.
Seis anos, 198 experiências premiadas e 607 servidores inscritos. O Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão (para ações de desburocratização) chega à sétima edição1. Segundo Regina Pacheco, da década de 1980 e início da década de 1990 para cá, os servidores vêm assumindo uma postura mais dinâmica em resposta à pressão da sociedade brasileira.
1. O servidor público está indo ao encontro do povo?
Temos notado, na premiação desse Concurso, que os servidores estão saindo das suas repartições para prestar serviços ao cidadão onde ele está. Esta é a lógica da nova gestão pública, da visão empreendedora: o servidor não organiza a prestação de serviço de acordo com a sua facilidade, mas com a necessidade do seu público-alvo. Assistimos ao uso de carros, barcos, satélites para ligar computadores nos confins da Amazônia; testemunhamos a existência de consulados itinerantes; ou seja, o foco do serviço está se voltando para o cidadão, deslocando-se da organização interna, da maneira como historicamente o servidor esteve acostumado a trabalhar.
2. Houve, então, uma mudança no perfil do servidor público?
Sim, mas principalmente há uma mudança na cultura, na mentalidade do servidor, e o Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal espelha um pouco disso ao registrar as experiências de aprimoramento na gestão. Quando falamos em mudança de perfil, referimo-nos a escolaridade, qualificação, porcentagem de servidores com nível superior, o que, aliás, também está ocorrendo de maneira muito rápida. Em 2000, pela primeira vez na história da administração pública federal, mais da metade dos servidores tinha nível superior.
3. Qual postura a sociedade espera do servidor e do serviço público?
Mesmo nos países em que houve uma reforma de Estado mais profunda, mais radical, como Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália, está muito claro que a sociedade quer um Estado atuante, saúde pública, educação, sistema de previdência confiável etc. Enfim, a sociedade exige um bom serviço público. Essa pressão é que está fazendo as coisas mudarem. É a pressão da sociedade sobre o servidor público. Acho que o brasileiro está reivindicando mais do serviço público, o que é bastante positivo. A exigência começa no básico, que é não aceitar mais corrupção e desvio de dinheiro, e vai até não aceitar ser mal atendido no balcão, seja ele um balcão de banco ou uma fila da Previdência.
4. E o servidor, o que pensa de tudo isso?
Ele não suporta mais conviver com a pecha de incompetente, daquele que ganha para não fazer nada. A imagem do serviço público do início do século XX, quando era um privilégio trabalhar na administração federal, mudou totalmente na década de 1980. A partir daí virou vergonha ser servidor; ele passou a ter uma imagem de alguém que não dava certo em nada. Nas nossas discussões, em 1995, perguntávamo-nos como iríamos reverter a imagem de desvalorização, de incompetência, até porque é uma imagem injusta; afinal, mesmo nos momentos de maior crise do setor público, sempre existiram servidores negligentes, mas sempre houve uma boa quantidade de servidores comprometidos. O que está claro é que a imagem só vai mudar na hora em que a qualidade do serviço melhorar, quando o cidadão chegar a uma repartição e resolver o problema dele sem precisar voltar cinco vezes, sem ser empurrado daqui para lá porque o funcionário não sabe dar uma explicação, ou porque fica falando ao telefone por vários minutos. Trata-se, enfim, da formação de uma nova cultura do serviço público.
Como é típico desse tipo de texto, o cidadão entrevistado tende a manifestar muito claramente seu ponto de vista.
Assinale a alternativa que CONTÉM expressão marcadora de um ponto de vista pessoal valorativo da entrevistada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1408128 Ano: 2008
Disciplina: Arquitetura
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
No livro Como Evitar Erros na Construção (PINI 1996), Ernesto Ripper escreve que, quando se projeta uma armadura de uma viga ou de um pilar, deve-se pensar na execução desta armadura no local de aplicação, se não há congestionamento de barras, o que acontece principalmente nos apoios ou nos encontros de vigas. Normalmente essas aglomerações não aparecem no desenho em separado das vigas e dos pilares.
Com base nestes fatos, pode-se afirmar que:
I. Isto não é problema, pois o excesso de aço torna mais rígido o vínculo entre as peças estruturais do que o previsto no projeto, o que é favorável para a segurança da obra.
II. Se houver dificuldade para a concretagem e/ou para a introdução da agulha do vibrador, o armador, que deve ser um operário com grande experiência no assunto, pode suprimir as barras excedentes ou desviar as que estejam atrapalhando o andamento dos trabalhos.
III. No caso da armadura de espera para ligação de continuidade de um pilar com o pavimento superior, a melhor opção é deixar os ferros de espera ligeiramente inclinados para dentro e encaixar a armadura do pilar superior por fora.
IV. O ideal é que a ligação entre as armaduras de duas peças fosse sempre executada através de solda ou que o projeto estrutural contivesse desenhos prevendo estas situações de congestionamento e apresentando a solução.
V. Em caso de dúvida ou falha no projeto estrutural, o engenheiro ou o arquiteto responsável pela execução da obra deve consultar o projetista, porque ele conhece melhor o objetivo do elemento construtivo em questão. Se for difícil a consulta ou não houver tempo, o engenheiro ou o arquiteto pode tomar a decisão que considerar mais conveniente para resolver o problema, assumindo a responsabilidade pela sua decisão.
Assinale a alternativa CORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1407880 Ano: 2008
Disciplina: Português
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
O SERVIDOR VAI AO ENCONTRO DO POVO
Excertos, adaptados, de entrevista concedida
por Regina Pacheco
a Rosa Pecorelli; texto publicado
no site do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão em março de 2008.
Seis anos, 198 experiências premiadas e 607 servidores inscritos. O Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão (para ações de desburocratização) chega à sétima edição1. Segundo Regina Pacheco, da década de 1980 e início da década de 1990 para cá, os servidores vêm assumindo uma postura mais dinâmica em resposta à pressão da sociedade brasileira.
1. O servidor público está indo ao encontro do povo?
Temos notado, na premiação desse Concurso, que os servidores estão saindo das suas repartições para prestar serviços ao cidadão onde ele está. Esta é a lógica da nova gestão pública, da visão empreendedora: o servidor não organiza a prestação de serviço de acordo com a sua facilidade, mas com a necessidade do seu público-alvo. Assistimos ao uso de carros, barcos, satélites para ligar computadores nos confins da Amazônia; testemunhamos a existência de consulados itinerantes; ou seja, o foco do serviço está se voltando para o cidadão, deslocando-se da organização interna, da maneira como historicamente o servidor esteve acostumado a trabalhar.
2. Houve, então, uma mudança no perfil do servidor público?
Sim, mas principalmente há uma mudança na cultura, na mentalidade do servidor, e o Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal espelha um pouco disso ao registrar as experiências de aprimoramento na gestão. Quando falamos em mudança de perfil, referimo-nos a escolaridade, qualificação, porcentagem de servidores com nível superior, o que, aliás, também está ocorrendo de maneira muito rápida. Em 2000, pela primeira vez na história da administração pública federal, mais da metade dos servidores tinha nível superior.
3. Qual postura a sociedade espera do servidor e do serviço público?
Mesmo nos países em que houve uma reforma de Estado mais profunda, mais radical, como Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália, está muito claro que a sociedade quer um Estado atuante, saúde pública, educação, sistema de previdência confiável etc. Enfim, a sociedade exige um bom serviço público. Essa pressão é que está fazendo as coisas mudarem. É a pressão da sociedade sobre o servidor público. Acho que o brasileiro está reivindicando mais do serviço público, o que é bastante positivo. A exigência começa no básico, que é não aceitar mais corrupção e desvio de dinheiro, e vai até não aceitar ser mal atendido no balcão, seja ele um balcão de banco ou uma fila da Previdência.
4. E o servidor, o que pensa de tudo isso?
Ele não suporta mais conviver com a pecha de incompetente, daquele que ganha para não fazer nada. A imagem do serviço público do início do século XX, quando era um privilégio trabalhar na administração federal, mudou totalmente na década de 1980. A partir daí virou vergonha ser servidor; ele passou a ter uma imagem de alguém que não dava certo em nada. Nas nossas discussões, em 1995, perguntávamo-nos como iríamos reverter a imagem de desvalorização, de incompetência, até porque é uma imagem injusta; afinal, mesmo nos momentos de maior crise do setor público, sempre existiram servidores negligentes, mas sempre houve uma boa quantidade de servidores comprometidos. O que está claro é que a imagem só vai mudar na hora em que a qualidade do serviço melhorar, quando o cidadão chegar a uma repartição e resolver o problema dele sem precisar voltar cinco vezes, sem ser empurrado daqui para lá porque o funcionário não sabe dar uma explicação, ou porque fica falando ao telefone por vários minutos. Trata-se, enfim, da formação de uma nova cultura do serviço público.
Assinale a alternativa CORRETA, em que o segundo texto, mais formal e técnico, é paráfrase do primeiro.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1407468 Ano: 2008
Disciplina: Biomedicina
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas referentes ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
( ) O genoma do HIV é formado somente por três (03) genes: gag, pol e env.
( ) O HIV é um vírus que infecta seres humanos, bem como primatas não humanos.
( ) O diagnóstico da AIDS é feito, rotineiramente, através da detecção do vírus na corrente sanguínea, utilizando a reação em cadeia da polimerase (PCR).
( ) A molécula de CD4 é o único receptor no qual o HIV se liga na superfície de macrófagos e linfócitos.
( ) HIV/AIDS é cada vez mais freqüente entre indivíduos do sexo feminino, heterossexuais e de baixa renda econômica.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1407154 Ano: 2008
Disciplina: Biomedicina
Banca: UFSC
Orgão: UFSC
Provas:
A doença de Chagas é uma parasitose amplamente difundida no continente latino- americano que acomete entre 13 e 15 milhões de indivíduos. O agente etiológico, o protozoário Trypanosoma cruzi, tem como hospedeiros vertebrados diversas espécies de mamíferos e como vetores hemípteros, hematófagos da subfamília Triatominae.
Assinale a alternativa CORRETA.
As formas evolutivas do parasito encontradas no homem são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas