Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1312670 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Conforme a Lei 8666/93, a inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Constituem alguns dos motivos para rescisão do contrato:
I) O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
II) Vontade da administração pública.
III) O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
IV) A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração.
Está(ão) correto(s) apenas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1308767 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Com relação aos procedimentos da licitação, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302833 Ano: 2010
Disciplina: Contabilidade Geral
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais utilizando técnicas contábeis.
Assinale abaixo o grupo que discrimina as técnicas de que se utiliza para atingir sua finalidade.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1296182 Ano: 2010
Disciplina: Auditoria
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
São competências de um auditor:
I) Fixar as sanções cabíveis aos auditados, quando da apuração de irregularidades.
II) Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais.
III) Determinar a extensão do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes.
IV) Determinar o grau de confiança, das informações e dados contábeis e de outra natureza.
Está(ão) correto(s) apenas
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1295722 Ano: 2010
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Marque a única assertiva correta:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
334300 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
O seguinte artigo de Stephen Kanitz servirá de base para a resolução da questão abaixo.
Você está despedido!
Stephen Kanitz
Você é diretor de uma indústria de geladeiras. O mercado vai de vento em popa e a diretoria decidiu duplicar o tamanho da fábrica. No meio da construção, os economistas americanos preveem uma recessão, com grande alarde na imprensa. A diretoria da empresa, já com um fluxo de caixa apertado, decide, pelo sim, pelo não, economizar 20 milhões de dólares. Sua missão é determinar onde e como realizar esse corte nas despesas.
Esse é o resumo de um dos muitos estudos de caso que tive para resolver no mestrado de administração, que me marcou e merece ser relatado. O professor chamou um colega ao lado para começar a discussão. O primeiro tem sempre a obrigação de trazer à tona as questões mais relevantes, apontar as variáveis críticas, separar o joio do trigo e apresentar um início de solução.
"Antes de mais nada, eu mandaria embora 620 funcionários não essenciais, economizando 12 200 000 dólares. Postergaria, por seis meses os gastos com propaganda, porque nossa marca é muito forte. Cancelaria nossos programas de treinamento por um ano, já que estaremos em compasso de espera. Finalmente, cortaria 95% de nossos projetos sociais, afinal nossa sobrevivência vem em primeiro lugar". É exatamente isso que as empresas brasileiras estão fazendo neste momento, muitas até premiadas por sua "responsabilidade social".
Terminada a exposição, o professor se dirigiu ao meu colega e disse:
– Levante-se e saia da sala.
– Desculpe, professor, eu não entendi - disse John, meio aflito.
– Eu disse para sair desta sala e nunca mais voltar. Eu disse: PARA FORA! Nunca mais ponha os pés aqui em Harvard.
Ficamos todos boquiabertos e com os cabelos em pé. Nem um suspiro. Meu colega começou a soluçar e, cabisbaixo, se preparou para deixar a sala. O silêncio era sepulcral.
Quando estava prestes a sair, o professor fez seu último comentário:
– Agora vocês sabem o que é ser despedido. Ser despedido sem mostrar nenhuma deficiência ou incompetência, mas simplesmente porque um bando de prima-donas em Washington meteu medo em todo mundo. Nunca mais na vida despeçam funcionários como primeira opção. Despedir gente é sempre a última alternativa.
Aquela aula foi uma lição e tanto. É fácil despedir 620 funcionários como se fossem simples linhas de uma planilha eletrônica, sem ter de olhar cara a cara para as pessoas demitidas. É fácil sair nos jornais prevendo o fim da economia ou aumentar as taxas de juros para 25% quando não é você quem tem de despedir milhares de funcionários nem pagar pelas consequências. Economistas, pelo jeito, nunca chegam a estudar casos como esse nos cursos de política monetária.
Se você decidiu reduzir seus gastos familiares "só para se garantir", também estará despedindo pessoas e gerando uma recessão. Se todas as empresas e famílias cortarem seus gastos a cada previsão de crise, criaremos crises de fato, com mais desemprego e mais recessão. A solução para crises é reservas e poupança, poupança previamente acumulada.
O correto é poupar e fazer reservas públicas e privadas, nos anos de vacas gordas para não ter de despedir pessoas nem reduzir gastos nos anos de vacas magras, conselho milenar. Poupar e fazer caixa no meio da crise é dar um tiro no pé. Demitir funcionários contratados a dedo, talentos do presente e do futuro, é suicídio.
Se todos constituíssem reservas, inclusive o governo, ninguém precisaria ficar apavorado, e manteríamos o padrão de vida, sem cortar despesas. Se a crise for maior que as reservas, aí não terá jeito, a não ser apertar o cinto, sem esquecer aquela memorável lição: na hora de reduzir custos, os seres humanos vêm em último lugar.
http://www.kanitz.com/veja/outplacement.asp (acessado em 7 de novembro de 2010)
A introdução do texto (1º par.) apresenta um recurso bastante interessante para atrair a atenção do leitor. Qual é esse recurso?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
322677 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Sobre a invalidação dos Atos Administrativos, analise as afirmações seguintes.
I) A administração revoga ou anula seu próprio ato;
II) O judiciário somente anula o ato administrativo;
III) A anulação é o desfazimento do ato por motivo de conveniência ou oportunidade da administração;
IV) A revogação é a invalidação por motivo de ilegalidade do ato administrativo.
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
312034 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
Das seguintes afirmações:
I) O exercício do poder disciplinar permite que a Administração Pública aplique penalidade aos seus agentes pela prática de infrações funcionais e a terceiros pela prática de danos ao patrimônio público.
II) A aplicação da penalidade é ato discricionário que deve ser motivado pelas razões de fato e de direito, sendo limitado pelas cláusulas pétreas do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.
III) O poder de polícia é a atividade da Administração Pública que, disciplinando direito, interesse ou liberdade, sem limitá-los, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
311523 Ano: 2010
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
De acordo com a lei 8.666/93, é correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
310134 Ano: 2010
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFPel
Orgão: UFPel
Provas:
A expressão "burocracia" por vezes é associada ao excesso de formalismo e à protelação na execução de serviços públicos. Esta percepção tem origem em algumas disfunções do modelo burocrático defendido por Max Weber. Levando em conta as Disfunções do Modelo Burocrático de Weber, analise as frases abaixo:
I) É correto considerar que a impessoalidade é a disfunção do modelo burocrático identificada como a principal causa da morosidade na prestação de serviços, pois não havendo vínculo pessoal o servidor não terá interesse em atender bem.
II) A despersonalização do relacionamento é uma das principais características do modelo burocrático, representando um de seus principais avanços, pois garante a todos um tratamento igualitário e imparcial.
III) A resistência a mudanças é fruto da acomodação do funcionário ao conjunto de regras a que se habitua, passando a ver qualquer mudança como uma ameaça a sua posição, sendo talvez uma das mais graves disfunções do modelo burocrático.
Está(ão) correta(s):
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas