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Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEED-PR
De acordo com as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, a referida conduta dos servidores no ambiente escolar é
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Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: SEED-PR
I O descumprimento da obrigação de comunicar ao conselho tutelar os casos suspeitos de maus-tratos de crianças e adolescentes pode configurar infração administrativa punível com multa. II O dirigente de estabelecimento de ensino fundamental deve comunicar ao conselho tutelar faltas reiteradas e injustificadas de estudante, assim que percebê-las, a fim de esgotar os meios para que o aluno retorne à sala de aula a tempo de aproveitar o ano letivo. III A não comunicação, ao conselho tutelar, de elevados níveis de repetência de estudantes de uma escola de ensino fundamental não enseja sanção para os dirigentes desse estabelecimento de ensino. IV A mera suspeita da ocorrência de maus-tratos contra criança ou adolescente gera a obrigatoriedade de comunicação do fato ao conselho tutelar, porém, quando os maus-tratos são efetivamente confirmados, a autoridade a ser comunicada é o Ministério Público.
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- Teorias Sociológicas e AutoresSociologia BrasileiraMovimentos sociais no Brasil
- Cidadania e movimentos sociais
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Texto 14A1-I
Tupac já dizia
Algumas coisas nunca mudam
Algumas coisas nunca mudam
Aí são regras do mundão
Perdi a conta de quantos escondem a bolsa se digo que horas são?
Taxistas perguntam mais que policiais a mim
Sim indescritível como é ruim
Nasci vilão, só veneno
Com o incentivo que me dão, errado tô se eu não virar memo
Suor na cara, levando currículo do cara
Até porque onde eu moro, buso não pára
Pé de barro, meio dia, inspirando piada nos boy, transpirando medo nas tias
Tudo é tão obvio ‘cê não vê que vai juntando ingrediente da bomba relógio
Eu sinto dor (dor), eu sinto ódio (ódio), é quente,
Sem nem saber o nome dessa gente
Católica, de bem, linda
‘Cê já notou pior que nem falei minha cor ainda!
‘Cê lá faz ideia
Do que é ver vidro subir?
Alguém correr, quando avistar você? (Não)
‘Cê não faz ideia
Não faz ideia
Não faz ideia
Aí explica pra assistente social, que pai de gente igual a gente,
Não sabe usar a mente só o pau
Que quem educa nóiz, na escola estadual,
Joga na cara todas as manhãs que ganha mal
Que é incrível, quantos de nóiz senta no fundo da sala pra ver se fica invisível
Calculo o prejuízo!
Nossas crianças sonha que quando crescer vai ter cabelo liso (shiii)
Sem debater fatos, que a fama da minha cor fecha mais porta de zelador de orfanato
‘Cê sabe o quanto é comum dizer que preto é ladrão,
Antes memo da gente saber o que é um
Na boca de quem apoia a desova
E se orgulha da honestidade que nunca foi posta a prova
Eu queria te ver lá tirissa, pra ver onde ‘cê ia enfiar essa merda do seu senso de justiça
Emicida. Cê lá faz ideia.
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- Teorias Sociológicas e AutoresSociologia ClássicaKarl Marx & Friedrich EngelsKarl Marx e as Classes Sociais
- Relação entre Indivíduo e Sociedade
Texto 14A1-II
Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação.
Karl Marx. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48 (com adaptações).
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- Teorias Sociológicas e AutoresSociologia ClássicaMax WeberMax Weber e a Ação Social
- Relação entre Indivíduo e Sociedade
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- Teorias Sociológicas e AutoresSociologia do TrabalhoGlobalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho
Octavio Ianni. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 313-314 (com adaptações).
O texto apresentado se refere a um modelo de Estado específico que emergiu concomitantemente ao processo de globalização da economia e que ficou conhecido como
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