Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

O ponto culminante do Município de São Gonçalo é também uma das principais atrações turísticas da região. Trata-se do:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2412707 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
A concepção interacionista de desenvolvimento tem por base a ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida. De acordo com Claudia Davis (2010), “a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica, ao considerar que a criança constrói progressivamente novos conhecimentos e novas formas de pensar, com ênfase dada ao processo de aprendizagem do aluno”. Considere, abaixo, aspectos das correntes pedagógicas interacionistas
I- O conhecimento é construído por meio da interação com o meio.
II- As experiências anteriores servem de base para novas construções que dependem, também, da relação do indivíduo com o ambiente, em uma determinada situação.
III- Nesse processo, é importante o fator humano presente no ambiente.
IV- A atenção do homem resulta das aprendizagens que realizou ao longo da vida, em contatos com estímulos que reforçaram ou puniram seus comportamentos.
V- A interação entre as condições sociais mutáveis e a base biológica do comportamento humano é contínua.
São aspectos importantes das teorias interacionistas os de números:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2412568 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
O Supervisor Escolar tem, hoje, uma função mais dinâmica e com mais possibilidade de eficácia a longo prazo, pois foca a sua ação na melhoria do desempenho do professor. Para tanto, o supervisor deve trabalhar com os profissionais da escola, revendo a prática pedagógica e propondo adequações no currículo, sempre que necessário, tendo sempre o aluno como sujeito da ação educativa. Essa proposta de ação educativa exige uma nova atitude dos educadores, na medida em que passam a considerar que ensinar é, principalmente:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2412434 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido como a sistematização de um planejamento participativo que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
Nesse sentido, a construção do Projeto Político Pedagógico exigirá dos participantes os três seguintes níveis de competências:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2412205 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, volume 1 (1997), reforçam o compromisso da educação com a construção da cidadania e apontam para a necessidade da prática educacional voltar-se para a compreensão da realidade social e para a responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Atendendo a essa perspectiva, os PCNs incorporam às áreas do currículo já existentes, os Temas Transversais, com questões presentes no cotidiano da vida do brasileiro e que devem encontrar, na escola, um fórum de discussão e de ações. Entende-se a Transversalidade como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o texto a seguir e responda à questão.
POR QUE O BRASILEIRO COMPRA LIVROS, MAS NÃO LÊ
Dos grandes autores, Saramago foi o mais comprado no ano que termina. Mas não terá sido o mais lido – Faulkner, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha também tiveram mais compradores que leitores. Por quê? São autores difíceis. Difíceis em quê? Eles propõem problemas aos leitores, a começar pelo problema da forma. O leitor médio brasileiro só alcança o nível dos autores de entretenimento puro, de autoajuda ou curiosidades. Não o constato para me vangloriar, pois a cultura intelectual não confere em si qualquer superioridade.
E por que a maioria dos brasileiros compradores de livros não consegue ler autores “de proposta”, que nos fazem estranhar a realidade, usando para isso alguma criatividade formal? A primeira resposta é óbvia: o nível da educação brasileira é baixo. Assim continuará nas próximas décadas, se não reformarmos o ensino.
Uma segunda resposta é que a filosofia morreu. Filosofia, como sabe o leitor, tem muitas acepções. A mais elementar é a de sabedoria. Uma acepção mais elevada é a disciplinar, sinônima de história da filosofia: sucessão de escolas, grandes pensadores e sistemas de pensamento que nos empurravam no antigo colegial. Nesses dois sentidos, a filosofia continuará viva por muito tempo. Mas não é em qualquer deles que falo ao dizer que a filosofia morreu; e sua morte é uma razão de os leitores brasileiros não conseguirem curtir autores como Saramago. É na acepção seguinte.
A filosofia que morreu foi a arte de interpelar o mundo, a começar por si mesmo, elaborando narrativas críticas da vida. Uma crença das últimas gerações é a do presente contínuo: passado e futuro, experiência e projeto, fundamento e destino, não servem para nada. Não o constato com saudade do tempo em que as humanidades entupiam os currículos; não há nada no passado que deva ser trazido de volta.
Saramago vendeu muito, mas foi pouco lido. O português é um autor filosófico. Cada um dos seus romances propõe, sem resolver, um problema, a começar pela forma com que nos apresenta suas interpelações. É um autor difícil. Nós é que de uns anos para cá ficamos fáceis.
(Joel Rufino dos Santos, Revista Época, 28 de dezembro de 2010, com adaptações)
Segundo o autor, a filosofia que morreu foi aquela que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2411649 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Leia o texto abaixo.
“Foi no quarto ano do fundamental que R. aprendeu a ler e a escrever. Até ali, o jovem morador de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, era um aluno copista: só copiava no caderno o que via no quadro – letras que, para ele, foram por muito tempo desenhos sem significado. O problema dos alunos copistas é um exemplo recente do analfabetismo funcional, que no país atinge um terço da população”.
(Trecho de matéria do Jornal O Globo de 16 de maio de 2011, pág. 4.)
A situação do aluno R., narrada no jornal, é uma constante nas escolas. Alunos entram e, anos depois, deixam as escolas sem conseguir ter o domínio pleno da leitura e da escrita. A constatação desse grave problema indica que os objetivos gerais do Ensino Fundamental, estabelecidos na LDB 9394/96, não estão sendo alcançados. E aponta, também, para a urgência de ações que o supervisor educacional deve estimular e orientar, no sentido de modificar essa situação. Analise algumas ações promovidas pelo supervisor.
I- reflexão dos professores sobre que escola se deseja proporcionar
II- adequações curriculares
III- redefinição de prioridades
IV- análise e seleção de conteúdos
V- utilização de critérios de avaliação mais rígidos
As ações que o supervisor deve estimular são:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2411234 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
A organização curricular é uma das ações educativas mais importantes da escola e, nela, a atuação do supervisor escolar é da maior importância. Os Parâmetros Curriculares Nacionais pretendem contribuir para que, gradativamente, se vá superando o tratamento estanque e compartimentalizado que caracteriza o conhecimento escolar. A maior integração dos diferentes conhecimentos pode criar as condições necessárias para uma aprendizagem motivadora, porque oferece maior liberdade aos professores e alunos para a seleção de conteúdos mais relacionados ao cotidiano do aluno. Nesse sentido, o supervisor escolar deve refletir com os professores sobre uma forma de organização curricular que se desenvolva numa perspectiva de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2411188 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
O projeto político-pedagógico, permanentemente objeto de estudos nas diferentes instâncias da área pedagógica, é uma ação intencional, com um sentido explícito e um compromisso definido coletivamente. Todo projeto pedagógico tem uma dimensão política, pois está articulado a um compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população. Nesse sentido, cabe dizer que o termo “político” refere-se à/ao:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2411175 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Leia o texto abaixo.
“A avaliação da aprendizagem deveria servir de suporte para a qualificação daquilo que acontece com o educando, diante dos objetivos que se tem, de tal modo que se pudesse verificar como agir para ajudá-lo a alcançar o que procura. A avaliação não deveria ser fonte de decisão sobre o castigo, mas de decisão sobre os caminhos do crescimento sadio e feliz.”
(Luckesi, artigo Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude, p.139).
As duas possibilidades de avaliação contidas no texto de Luckesi são contraditórias: avaliação como fonte de decisão sobre o castigo ou avaliação como reorientação da caminhada. Numa escola que tem sua atenção e seus esforços voltados para a transformação, o exercício da avaliação implica:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas