Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

Leia o texto a seguir e responda à questão.
POR QUE O BRASILEIRO COMPRA LIVROS, MAS NÃO LÊ
Dos grandes autores, Saramago foi o mais comprado A) no ano que termina. Mas não terá sido o mais lido – Faulkner, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha também tiveram mais compradores que leitores. Por quê? São autores difíceis. Difíceis em quê? B) Eles propõem problemas aos leitores, a começar pelo problema da forma. O leitor médio brasileiro só alcança o nível dos autores de entretenimento puro, de autoajuda ou curiosidades. C) Não o constato para me vangloriar, pois a cultura intelectual não confere em si qualquer superioridade.
E por que a maioria dos brasileiros compradores de livros não consegue ler autores “de proposta”, que nos fazem estranhar a realidade, usando para isso alguma criatividade formal? A primeira resposta é óbvia: o nível da educação brasileira é baixo. Assim continuará nas próximas décadas, se não reformarmos o ensino.
Uma segunda resposta é que a filosofia morreu. Filosofia, como sabe o leitor, tem muitas acepções. A mais elementar é a de sabedoria. Uma acepção mais elevada é a disciplinar, sinônima de história da filosofia: sucessão de escolas, grandes pensadores e sistemas de pensamento que nos empurravam no antigo colegial. Nesses dois sentidos, a filosofia continuará D) viva por muito tempo. Mas não é em qualquer deles que falo ao dizer que a filosofia morreu; e sua morte é uma razão de os leitores brasileiros não conseguirem curtir autores como Saramago. É na acepção seguinte.
A filosofia que morreu foi a arte de interpelar o mundo, a começar por si mesmo, elaborando narrativas críticas da vida. Uma crença das últimas gerações é a do presente contínuo: passado e futuro, experiência e projeto, fundamento e destino, não servem para nada. E) Não o constato com saudade do tempo em que as humanidades entupiam os currículos; não há nada no passado que deva ser trazido de volta.
Saramago vendeu muito, mas foi pouco lido. O português é um autor filosófico. Cada um dos seus romances propõe, sem resolver, um problema, a começar pela forma com que nos apresenta suas interpelações. É um autor difícil. Nós é que de uns anos para cá ficamos fáceis.
(Joel Rufino dos Santos, Revista Época, 28 de dezembro de 2010, com adaptações)
Observa-se o uso indevido da pontuação no segmento:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2422124 Ano: 2011
Disciplina: História
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
Ao estabelecer a definição de História como “a ciência dos homens no tempo”, Marc Bloch (BLOCH, Marc. Introdução à História. 4ª ed., Lisboa, Europa-América. s/d) introduz a questão dos possíveis problemas advindos desse debruçar do historiador sobre o tempo e suas consequências sobre as ações humanas. Um dos problemas abordados é certa obsessão pelo tema das “origens”, “este ídolo da tribo dos historiadores” (BLOCH, Marc. Op cit. P 31). Segundo Bloch, um dos riscos que espreitam os indagadores das origens é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2422102 Ano: 2011
Disciplina: História
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
A globalização, segundo Octavio Ianni: “expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial”
(IANNI, Octavio. Globalização e nova ordem mundial. IN: REIS FILHO, Daniel A.; FERREIRA, Jorge e ZENHA,
Celeste (org.). O Século XX: o tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, v. III, p. 207).
Dentre as consequências desse processo sobre o Estado-Nação e sobre sua soberania nacional, pode-se afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421111 Ano: 2011
Disciplina: História
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
Gonçalo Gonçalves, em 6 de abril de 1579, recebeu terras compreendendo “1000 braças e 1500 de comprido em Suasunhan do Porto de Birapitanga” (MATA E SILVA, Salvador e MOLINA, Evadyr. São Gonçalo no século XVI. Rio de Janeiro : Cia. Brasileira de Artes Gráficas, 1995, p. 61). Trata-se do mais importante sesmeiro da região que hoje abriga a cidade de São Gonçalo (RJ). Sua sesmaria destaca-se das demais por ter sido nela construída a capela em louvor a São Gonçalo, sacerdote que vivera na região do Amarante, em Portugal. O modelo inicial de ocupação da região onde hoje se situa a cidade de São Gonçalo foi aquele instaurado pelas Capitanias Hereditárias, criadas por D. João III. Segundo tal sistema, os donatários receberam da Coroa Portuguesa uma doação, pela qual se tornavam possuidores mas não proprietários de terras na América Portuguesa. Tinham, dentre outras atribuições, a autorização de fundar vilas e doar sesmarias, como a que foi doada a Gonçalo Gonçalves. Pode-se definir corretamente as sesmarias do seguinte modo:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421079 Ano: 2011
Disciplina: História
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
Apesar de variações regionais, a abolição da escravatura no Brasil (1888) não eliminou o problema do negro. Um dos fatores que contribuíram para a profunda desigualdade social da população negra após o episódio da Abolição foi:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Considerando as reflexões apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as duas afirmativas abaixo.
1. Em função do atual avanço tecnológico, em especial no campo da informática, novas relações entre conhecimento e trabalho começaram a ser delineadas, exigindo uma reformulação dos objetivos da educação. Trata-se, agora, de capacitar os estudantes para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem e demandam um novo tipo de profissional, preparado para poder lidar com novas tecnologias e linguagens, capaz de responder a novos ritmos e processos.
2. Para atender a essa necessidade de reformulação dos objetivos da educação, é fundamental que a prioridade seja a capacitação dos estudantes para futuras habilitações em termos das tradicionais especializações profissionais.
É correto afirmar que:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Segundo o artigo 195 do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de São Gonçalo, em caso de ineficiência comprovada, com caráter de habitualidade, no desempenho dos encargos de sua competência, será aplicada ao servidor a pena de:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
No artigo “Projeto político-pedagógico da escola: fundamentos para a sua realização”, Gadotti analisa alguns eixos norteadores que caracterizam um projeto educacional comprometido com a construção de uma escola cidadã, como, por exemplo, a educação multicultural e comunitária, a democratização das relações de poder dentro da escola, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
Nesse contexto, o autor define a transdisciplinaridade como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2420461 Ano: 2011
Disciplina: História
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Provas:
Segundo Hobsbawm, “a história dos vinte anos após 1973 é a de um mundo que perdeu suas referências e resvalou para a instabilidade e a crise”. (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 393). Sem sombra de dúvidas, um dos fatores que desencadearam a crise econômica de proporções mundiais foi:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Canen, Oliveira e Assis, no artigo “Currículo: uma questão de Cidadania”, analisando, como exemplo, as diversas formas como o episódio da escravidão pode ser tratado, destacam a hipótese de “o currículo buscar levar os alunos a pesquisarem as raízes desse episódio, bem como o que significou para as populações negras, refletindo em que medida a abolição resultou (ou não) em efetivas condições humanas de vida para essas populações e discutindo como tais mecanismos podem explicar, em grande parte, o alto grau de miséria entre a população negra nos dias de hoje”. Os autores registram que esse enfoque da questão da escravidão reflete a concepção de um modelo de currículo denominado:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas