Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2418495 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Segundo Lück (2009), “todos que fazem parte da escola influenciam sua cultura ou interferem sobre seus resultados, direta ou indiretamente, positiva ou negativamente, de acordo com o modo como nela agem”. Considerando a afirmativa, é preciso, então, que todos tenham consciência sobre como atuam no conjunto da escola e como suas ações se relacionam e se interdependem. Nesse sentido, como membro da equipe de gestão da escola, o supervisor precisa ter certas atenções básicas que estimulem o desenvolvimento de um ambiente participativo. Dentre elas, destaca-se:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2418484 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Atualmente, as sociedades passam por profundas transformações, que provocam muitas inseguranças no ser humano. Os homens buscam compreender melhor o mundo e a vida. Imbricada nessa sociedade, a escola da rede pública se vê altamente solicitada, cobrada, e tem suas funções ampliadas.
Analise as funções da escola, apresentadas abaixo.
I) socializar o educando para a vida em sociedade
II) controlar as consequências dos problemas sociais geradores de violência
III) enfatizar a questão da igualdade na cultura escolar
IV) contribuir para o fim do empobrecimento cultural da população
V) implementar um currículo realmente significativo para o aluno
Atualmente, dentre as funções da escola pública, estão as seguintes:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A letra do Hino do Município de São Gonçalo foi composta por:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2416558 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Em relação à avaliação educacional, diz Luckesi (2008): “A avaliação pode ser considerada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou para transformá-lo”. A declaração do educador compreende vários aspectos positivos do processo de avaliação escolar, dentre os quais não se inclui:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2416394 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
De acordo com Piaget, o homem não nasce um ser social, e o desenvolvimento da conduta social dos sujeitos se dá, basicamente, em três fases, a saber:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2416318 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
Considerando os desafios contemporâneos na educação de crianças e adolescentes, entre eles o grave problema da superação do fracasso escolar e da repetência, o principal papel do Supervisor Escolar é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Leia o texto a seguir e responda à questão.
POR QUE O BRASILEIRO COMPRA LIVROS, MAS NÃO LÊ
Dos grandes autores, Saramago foi o mais comprado no ano que termina. Mas não terá sido o mais lido – Faulkner, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha também tiveram mais compradores que leitores. Por quê? São autores difíceis. Difíceis em quê? Eles propõem problemas aos leitores, a começar pelo problema da forma. O leitor médio brasileiro só alcança o nível dos autores de entretenimento puro, de autoajuda ou curiosidades. Não o constato para me vangloriar, pois a cultura intelectual não confere em si qualquer superioridade.
E por que a maioria dos brasileiros compradores de livros não consegue ler autores “de proposta”, que nos fazem estranhar a realidade, usando para isso alguma criatividade formal? A primeira resposta é óbvia: o nível da educação brasileira é baixo. Assim continuará nas próximas décadas, se não reformarmos o ensino.
Uma segunda resposta é que a filosofia morreu. Filosofia, como sabe o leitor, tem muitas acepções. A mais elementar é a de sabedoria. Uma acepção mais elevada é a disciplinar, sinônima de história da filosofia: sucessão de escolas, grandes pensadores e sistemas de pensamento que nos empurravam no antigo colegial. Nesses dois sentidos, a filosofia continuará viva por muito tempo. Mas não é em qualquer deles que falo ao dizer que a filosofia morreu; e sua morte é uma razão de os leitores brasileiros não conseguirem curtir autores como Saramago. É na acepção seguinte.
A filosofia que morreu foi a arte de interpelar o mundo, a começar por si mesmo, elaborando narrativas críticas da vida. Uma crença das últimas gerações é a do presente contínuo: passado e futuro, experiência e projeto, fundamento e destino, não servem para nada. Não o constato com saudade do tempo em que as humanidades entupiam os currículos; não há nada no passado que deva ser trazido de volta.
Saramago vendeu muito, mas foi pouco lido. O português é um autor filosófico. Cada um dos seus romances propõe, sem resolver, um problema, a começar pela forma com que nos apresenta suas interpelações. É um autor difícil. Nós é que de uns anos para cá ficamos fáceis.
(Joel Rufino dos Santos, Revista Época, 28 de dezembro de 2010, com adaptações)
No segmento “Mas não terá sido o mais lido...”, o emprego do tempo futuro indica:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com Rangel (2001), os conceitos sobre a especialização em supervisão educacional estão presentes na LDB 9394/96 Art.64, que estabelece que “a formação de profissionais da educação será feita em cursos de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional”. Essa contextualização se amplia e complexifica na medida em que ela incorpora elementos da função e do trabalho e enfatiza o papel de educador do supervisor escolar, um profissional comprometido com as implicações sociopolíticas do processo educacional.
Considerando o texto, identifique os conteúdos do trabalho do supervisor educacional, no contexto da educação contemporânea, dentre os que são apresentados abaixo.
I) coordenação do processo de coleta e interpretação de dados e informações que sejam utilizados na construção de políticas mais comprometidas com a realidade social
II) estabelecimento de padrões de comportamento bem definidos e de critérios de aferição do rendimento escolar para uso geral dos professores
III) análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento na unidade escolar, com foco no processo de avaliação, na crítica institucional e na criação coletiva e contínua
IV) coordenação do desenvolvimento do planejamento escolar e da avaliação do desempenho do aluno
V) coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto político-pedagógico da escola
São conteúdos trabalhados pelo supervisor educacional, os seguintes:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2415450 Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia
Banca: CEPERJ
Orgão: Pref. São Gonçalo-RJ
A Sociologia da Educação propõe ao Supervisor Escolar conhecimentos e reflexões que lhe permitem melhores condições de realizar o seu trabalho pedagógico. O importante é que o profissional esteja aberto à aprendizagem constante e a mudanças em sua prática. Da ampliação de sua visão de realidade e do fortalecimento de suas relações interpessoais na escola e com as famílias dos alunos decorre muito do sucesso de sua prática. De acordo com o texto, a ação que diz respeito ao supervisor educacional é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no art. 58, entende como Educação Especial a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. A importância desse tema tem crescimento ascendente no Brasil, na medida em que a sociedade reconhece que os portadores de necessidades especiais são potencialmente saudáveis para a aprendizagem, embora com alguma limitação biopsíquica. Tendo em vista o papel do supervisor escolar no cotidiano da escola, algumas considerações podem ser feitas a respeito da questão. Avalie as que estão apresentadas abaixo.
I- A presença de criança com deficiência na escola regular representa um avanço no que se refere à democratização do ensino.
II- Nem todo professor possui o conhecimento adequado que o capacite a promover a integração desse educando em classe comum.
III- O supervisor escolar, como parte do sistema de ensino, deve traçar estratégias que favoreçam a construção de currículos, métodos, técnicas e recursos educativos que atendam o aluno com necessidades especiais.
IV- A LDB, ao estabelecer o atendimento educacional de aluno com necessidades especiais, considera que este deve ser realizado sempre em classes especiais.
V- O supervisor escolar deve trabalhar em conjunto com o professor em pauta, com vistas a minimizar os mecanismos de exclusão, assegurando à criança o direito de se beneficiar com o processo educativo.
As considerações importantes sobre a Educação Especial são as seguintes:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas