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Foram encontradas 60 questões.

2647948 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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Entende-se o educando na escola como um produtor de cultura em formação. O ambiente educacional deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos, escolhas artísticas e padrões visuais. Assim, as aulas de artes visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências. Em relação ao exposto, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

( ) A integração e a responsabilidade social como cidadão participativo no âmbito da produção e da conduta ética (respeito mútuo, solidariedade, diálogo, justiça) em artes visuais.

( ) A inserção no universo da arte não valoriza a produção de artistas homens e mulheres, jovens e idosos das diversas culturas.

( ) A autoimagem a ser continuamente reinterpretada e reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias.

( ) A crítica que se deve ter em relação à produção visual e audiovisual, informatizada ou não, selecionando as influências e escolhendo os padrões que atendem às suas necessidades para melhoria das condições de vida e inserção social.

( ) Cuidado no uso de materiais e técnicas de artes visuais, preservando sua saúde, valorizando o meio ambiente e o espaço de convívio direto com as outras pessoas.

( ) As questões da vida profissional futura não devem ser levadas em consideração, conscientizando-se, apenas, dos aspectos éticos envolvidos nos modos de produção e consumo das artes visuais, desvinculando essas relações do ponto de vista do valor econômico e social da produção artístico-cultural.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

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2647947 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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Avaliação da aprendizagem é um recurso pedagógico útil e necessário ao educador e ao aluno na construção de si mesmo. A avaliação é a ação de diagnosticar pela qual, através de disposição acolhedora, amorosa, inclusiva, dialógica, dinâmica e construtiva, qualifica-se alguma coisa, para tomar uma decisão sobre ela (Luckesi, 2000). A avaliação no processo de ensino e aprendizagem de arte precisa ser realizada com base nos conteúdos, objetivos e orientação do projeto educativo na área. Assim para sua concretização. A avaliação

I. pode diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos. Nesse caso, costuma ser prévia a uma atividade.

II. não poderá diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos, visto que o processo de ensino em arte compõe-se na ausência de ações avaliativas.

III. pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos.

IV. pode ser realizada ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

V. é um processo que não pode acontecer ao término de atividade, visto que no ensino da arte o processo é sempre inacabado.

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.

 

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2647946 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, observando os trabalhos e seus registros. O professor deve guiar-se pelos resultados obtidos e planejar modos criativos de avaliação dos quais o aluno pode participar e compreender os processos envolvidos na aprendizagem. Diante do exposto, analise a imagem a seguir.

Enunciado 3510312-1

http://www.feuc.br/revista/index.php/tag/avaliacao-escolar/

Na perspectiva do processo avaliativo em arte, marque a opção CORRETA.

 

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2647945 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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No transcorrer do processo de ensino, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em artes, diante da sua produção de arte e no contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade. O ensino das artes poderá desenvolver seu conhecimento estético e competência artística nas diversas linguagens da área de arte. Nesse sentido, o ensino de arte deverá organizar-se de modo que, ao longo do ensino, os alunos sejam capazes de

 

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2647944 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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As linguagens artísticas, como disciplinas obrigatórias no currículo escolar, conforme a LDB 9.394, de 1996, destinam-se a(à)

 

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2647943 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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A arte é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as culturas, expressas nos produtos artísticos e concepções estéticas, em um plano diferenciado da informação discursiva. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante. Qual e esta função?

 

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2647942 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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Em relação aos objetivos do pluriculturalismo no ensino de arte, leia atentamente as afirmações a seguir e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

( ) Promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte dentro e entre grupos culturais.

( ) Reconhecer e celebrar a diversidade étnica e cultural em arte e em nossa sociedade, enquanto também se potencializa o orgulho pela herança cultural em cada indivíduo, seja ela resultante de processos de erudição ou de vivências do âmbito popular, folclórico ou étnico.

( ) Promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, porém desvinculando os aspectos de grupo para exaltar o individualismo.

( ) Possibilitar problematizações acerca do etnocentrismo, estereótipos culturais, preconceitos, discriminação e racismo nas ações que demarcam os eixos da aprendizagem; enfatizar o estudo de grupos particulares e/ou minoritários (do ponto de vista do poder) como mulheres, índios e negros; possibilitar a confrontação de problemas como racismo, sexismo, excepcionalidade física ou mental, participação democrática, paridade de poder.

( ) Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante, latente ou manifesta e todo tipo de opressão; destacar a relevância da informação para a flexibilização do gosto e do juízo acerca de outras culturas.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

 

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2647941 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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O conhecimento artístico, como experiência estética direta com a obra de arte, pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento delimita o fenômeno artístico como produto e agente de culturas e tempos históricos; como construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação; como construção poética. Em síntese, considerando-se a arte como conhecimento, é função da escola introduzir os alunos na compreensão dessa questão, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística possa se enriquecer. Deste modo, a aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico. Considerando esta assertiva analise as afirmativas a seguir.

I. A experiência de fazer formas artísticas, incluindo tudo o que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.

II. A experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento não inclui dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado.

III. A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.

IV. A experiência de fazer formas artísticas não poderá incluir, nessa ação criadora, recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.

V. A experiência de investigar sobre a arte como objeto de conhecimento, ao qual importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

 

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2647940 Ano: 2016
Disciplina: Educação Artística
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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As terminologias desvelam escolhas conceituais que definem trajetórias metodológicas. Contudo, nada é tão cirurgicamente delimitado e as terminologias acabam abarcando uma complexidade de conceitos que se (inter) relacionam. No momento em que uma nova lei posiciona outra direção, essas questões detêm ressignificações e questionamentos (MARTINS, 2002). Os termos não são apenas palavras utilizadas para designar o ensino de arte, eles representam como esta disciplina se apresentava em um dado momento histórico. Diante deste quadro, qual seria o perfil dos profissionais que ensinam artes nos contextos escolares?

 

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2647939 Ano: 2016
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: CETREDE
Orgão: Pref. Caucaia-CE
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Após muitos debates e manifestações de educadores, a atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatório da educação básica. Na lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores, a arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (artigo 26, parágrafo 2º). No ensino, a arte passa a vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens e visa à formação artística e estética dos alunos. A área de arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas como arte(s)

 

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