Magna Concursos

Foram encontradas 60 questões.

2393603 Ano: 2010
Disciplina: Gerência de Projetos
Banca: FUNRIO
Orgão: MPO
Uma ferramenta utilizada para apoio ao gerenciamento de projetos no que se refere ao gerenciamento de custos é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2392981 Ano: 2010
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: FUNRIO
Orgão: MPO
Identifique a alternativa que apresenta a taxa típica de transmissão em relação à fonte de dados.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2392785 Ano: 2010
Disciplina: TI - Redes de Computadores
Banca: FUNRIO
Orgão: MPO
Em relação aos protocolos da Internet, a alternativa que apresenta um protocolo de transporte à aplicação é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. O uso formal desse componente da comunicação oficial condena a seguinte possibilidade de redação:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Para os fins de apuração do comprometimento ético, compreende-se por servidor público:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
Exposição de motivos é o nome que se dá ao expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente. Em regra, ela é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. A finalidade da exposição de motivos é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

UMA EUROPA CADA VEZ MAIS GRISALHA PODE ESTAR A DESABITUAR-SE DOS BEBÊS

A Europa vai ser menos povoada e mais grisalha. Em 2050, o Velho Continente será o mais envelhecido, num mundo em que, pela primeira vez na história, haverá mais pessoas acima dos 60 anos do que com menos de 15 anos. E neste planeta em que 21 por cento dos humanos terão passado já das seis décadas de vida, a opção de ter filhos será cada vez mais ponderada e, entre os europeus, talvez mesmo um pouco rara.

A Europa está a envelhecer, porque houve um espetacular aumento da esperança de vida ao longo do século XX, graças aos progressos da medicina, da alimentação e da higiene. Se no início do século a esperança de vida oscilava entre 30 a 45 anos, hoje a média planetária ronda os 67. E está a ficar mais vazia, porque os europeus começaram a ter menos bebês a partir da década de 1970 - quando começou o refluxo depois dos anos do pós-guerra, em que a humanidade cresceu como nunca, produzindo uma explosão populacional que deu nome à geração dos baby-boomers.

“A estrutura de idades dos países europeus está distorcida, devido ao baby-boom que terminou nos anos 1960”, explica ao PÚBLICO, de Estocolmo por telefone, Wolfang Lutz, diretor do Instituto de Demografia de Viena (Áustria), um dos mais conceituados demógrafos europeus.

Tendência constante ao longo de todo o século XX foi o aumento da longevidade, ao ritmo de dois anos por década, diz Lutz. Assim chegamos ao momento em que, ao mesmo tempo em que se projeta a continuação do crescimento da população mundial – devemos chegar a 9,2 mil milhões em 2050 –, se fala também na possibilidade de os países da União Europeia (UE) perderem 50 dos seus 500 milhões de habitantes em meados do século XXI. Isto porque a população mais velha está a aumentar, e os casais não têm os 2,1 filhos estatisticamente necessários para repor as gerações - a média europeia anda em 1,5 filhos por casal.

“Em 2050 os países da União Europeia terão perdido cerca de 10 por cento da população. Só a Alemanha terá perdido 12 milhões e 30 por cento da sua população ativa”, disse ao PÚBLICO, por telefone, Reiner Klingholz, especialista em demografia do Instituto de Berlim para a População e o Desenvolvimento, que produz estudos sobre as mudanças demográficas.

Em Portugal, o oitavo país mais envelhecido do mundo, a fertilidade é de 1,3 a 1,4 filhos por casal, diz o sociólogo Manuel Villaverde Cabral, coordenador do Instituto do Envelhecimento, uma unidade de investigação criada em novembro no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. “O que os demógrafos dizem é que, mantendo-se estas tendências, Portugal deverá perder dois milhões de pessoas até 2050, até porque presentemente tem pouco potencial atrativo de imigração – antes pelo contrário, está a crescer a emigração”, explica.

(reportagem de Clara Barata para o jornal Público: Lisboa, 07/03/2010) – com adaptações.

Na redação da matéria, a jornalista adota um estilo apropriado ao que se pratica em Portugal. No que tange à estrutura sintática, podemos observar a construção com o verbo auxiliar “estar” seguido de preposição e infinitivo, como em “A Europa está a envelhecer” (segundo parágrafo). Numa matéria jornalística brasileira, provavelmente se escreveria “A Europa está envelhecendo”. Sobre essas duas construções, pode-se dizer que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Constituição Federal define que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em conformidade, com a Constituição Federal, no Capitulo sobre Educação, é errada fazer a seguinte afirmação:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2392273 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: FUNRIO
Orgão: MPO

“Em 2050 os países da União Europeia terão perdido cerca de 10 por cento da população”. A locução verbal empregada nesse trecho da reportagem indica que a perda de 10 por cento da população acontecerá

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Pode-se propor ação judicial para anular ato de corrupção lesivo ao patrimônio público, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência, desde que o autor esteja alistado nos quadros eleitorais e que tenha exercido o voto. Como a Constituição federal denomina essa ação judicial?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas