Magna Concursos

Foram encontradas 300 questões.

441300 Ano: 2001
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC

A concentração de poder, riqueza e conhecimento nos países do Primeiro Mundo aumentou. Vai sendo reforçado o círculo de ferro em que os mais ricos investem mais em ciência e tecnologia, tornando-se desse modo ainda mais ricos e mais inalcançáveis. Abertas a empresas multinacionais que controlam a difusão do conhecimento e sujeitas a políticas fiscais restritivas, as economias "em desenvolvimento" chegam ao final do século XX sob a ameaça da exclusão tecnológica ou, no máximo, tentando uma inserção dependente. Estão fadadas ao fracasso na montagem de sistemas criadores de emprego, riqueza e conhecimento.

Folha de S. Paulo, Editorial, 31/12/2000 (com adaptações).

Julgue se os argumentos apresentados no item abaixo esta construído de forma adequada para reforçar as idéias do texto.

Entre os países mais ricos, no decorrer de uma geração, o percentual de adultos com nível de educação secundária passou de 44% para 72%. O percentual daqueles com educação superior passou de 22% para 41%. Em 1997, nada menos que 50% da riqueza e do emprego foram criados em setores voltados para o conhecimento.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441299 Ano: 2001
Disciplina: Comércio Internacional
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC
Um dos instrumentos para avaliar se um determinado nível da taxa de câmbio está próximo ou distante de sua posição de equilíbrio é o critério da paridade do poder de compra (PPC). Com relação a essa ferramenta de análise, julgue o item seguinte.

A estimativa da taxa de câmbio mediante a utilização do critério da PPC não faz sentido quando a paridade da moeda nacional é fixa em relação a outra moeda.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441294 Ano: 2001
Disciplina: Comércio Internacional
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC
A existência de seguro de crédito à exportação é requisito fundamental para o desempenho exportador de um país. Com relação a esse tipo de seguro, julgue o item abaixo.

A existência de um sistema de seguro de crédito às exportações é tanto mais importante quanto mais elevado o grau de industrialização dos produtos exportados, uma vez que aumenta a necessidade de recursos para o processo produtivo e para a comercialização.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441292 Ano: 2001
Disciplina: Português
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC

A modernidade é um projeto que se produz durante o processo de desenvolvimento e queda do Antigo Regime ou das monarquias absolutas, enquanto o modernismo poderia ser datado a partir da revolução e da reação conservadora de 1848 e, finalmente, o pós-modernismo estaria datado a partir dos anos 70 do século XX, sob os efeitos das mudanças do modo de produção capitalista (a chamada sociedade pós-industrial), do esgotamento da principal manifestação política do século XX (as revoluções comunistas) e do enfraquecimento de um novo sujeito político que entrou em cena nos anos 60 do século passado (a contracultura dos movimentos sociais).

De modo bastante simplificado, o liberalismo é o pensamento predominante da modernidade; o marxismo, do modernismo; e o neoliberalismo, do pós-modernismo. Os modernos e modernistas estão convencidos de que é possível colocar o particular e o contingente sob as determinações do universal e do necessário, sem que isso os destrua em sua particularidade e contingência, mas fazendo-os ganhar sentido mediante a passagem pela universalidade e pela necessidade. Em contrapartida, os pós-modernos afirmarão a irredutibilidade do particular e do contingente e o caráter ilusório (mistificador e destrutivo) do universal e do necessário.

Se obedecermos aos critérios dos "paradigmas", diremos que o liberalismo opera com a lógica da identidade, o marxismo, com a contradição dialética, enquanto o pós-modernismo neoliberal invoca a lógica das diferenças para desfazer a antiga idéia da razão. Isso não significa que o liberalismo não tenha lidado com contradições e diferenças, mas sim que tratou as primeiras como conflito e as segundas, como diversidade; nem que o marxismo não tivesse operado com identidades e diferenças, mas sim que considerou as primeiras como aparência e as segundas, como momentos da contradição; nem, afinal, que o neoliberalismo não lide com identidades e contradições, mas sim que procura reduzir as primeiras e as segundas a ilusões racionalistas, isto é, a racionalizações da diferença. Em outras palavras, modernos e modernistas, na tensão entre essencial/acidental, efêmero/eterno, teriam feito a opção pela Essência contra a Aparência, enquanto os pós-modernos teriam feito a opção inversa, deslocando o lugar anteriormente atribuído à Ilusão.

Marilena Chaui. In: Ética. São Paulo: Cia. das Letras, 1992, p. 383 (com adaptações).

Em relação ao texto, julgue o item a seguir.

Os pós-modernos fizeram opção pelo neoliberalismo, reduzindo as identidades e contradições a racionalizações da diferença.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441290 Ano: 2001
Disciplina: Economia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC
O governo, mediante o uso apropriado das políticas fiscais e monetárias, influencia significativamente o desempenho da economia. Acerca desse assunto, julgue o seguinte item.

No longo prazo, o efeito deslocamento (crowding out) pode reduzir o estoque de capital, comprometendo, assim, a capacidade produtiva da economia.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441289 Ano: 2001
Disciplina: Comércio Internacional
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC

A última década foi marcante quanto a reformas de política econômica e pela intensificação dos processos de integração econômica entre os países da América Latina, em especial no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Acerca dos processos latino-americanos de integração, julgue o item a seguir.

O órgão máximo do MERCOSUL é o Conselho do Mercado Comum e só ele possui competência para assinar acordos com outros países ou grupos de integração regional.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441286 Ano: 2001
Disciplina: Direito Internacional Público
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC

Invocando razões de Estado e motivo de força maior, o chefe de missão diplomática acreditado no Brasil demitiu um motorista brasileiro que trabalhava na representação há mais de dez anos. Após tomar conhecimento da demissão, o Sr. José, o motorista, indagou acerca de seus direitos trabalhistas e o diplomata o informou que a legislação brasileira não se aplica a Estado estrangeiro e que o país que ele representa goza de privilégios e imunidades. Inconformado, o Sr. José buscou orientação jurídica especializada junto a dois advogados.

O primeiro advogado ponderou que: (i) o agente diplomático goza, salvo algumas exceções, de imunidade de jurisdição penal, civil e administrativa; (ii) tal imunidade somente poderia ser afastada mediante renúncia expressa do embaixador.

O segundo advogado, por sua vez, disse que: (iii) a imunidade do Estado estrangeiro não era mais absoluta no Brasil para processo de conhecimento em demanda trabalhista; (iv) a reclamação trabalhista poderia ser proposta, já que um eventual não-comparecimento do Estado demandado implicaria revelia.

Com referência à situação hipotética apresentada, bem como ao tema dos privilégios e imunidades dos Estados, julgue o seguinte item.

A observação (i), do primeiro advogado, está correta, e um exemplo de exceção por ele mencionada é uma ação referente à atividade comercial exercida pelo agente diplomático no Estado acreditado fora de suas funções oficiais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441278 Ano: 2001
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC

Relativamente ao direito administrativo brasileiro, julgue o item que se segue.

Devido à proteção constitucional dos direitos fundamentais, aí incluídos o direito à propriedade e o direito a exercer atividade econômica que não fira a lei, a administração pública não tem legitimidade, no exercício do poder de polícia, para diretamente interromper a exploração de atividade profissional por parte do cidadão; se for o caso, caberá ao poder público requerer ordem judicial com essa finalidade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441275 Ano: 2001
Disciplina: Estatística
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC
A tabela seguinte mostra as cotações, em reais, do dólar norte-americano para compra, para 10 dias do mês de dezembro de 2000.

Enunciado 2900121-1

Com base nas informações acima, julgue o item que se segue.

O desvio-padrão das cotações consideradas foi de R$ 2,06.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
441273 Ano: 2001
Disciplina: Espanhol (Língua Espanhola)
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: MDIC
Textiles
Cupos amenazan exportaciones

Brasil quiere que EE.UU., su principal mercado después del MERCOSUR, elimine los topes.

La crisis argentina, la devaluación del euro y los topes de EE.UU. pueden obstaculizar los planes de exportación de la industria textil brasileña el año entrante. Para terminar el año 2005 con ventas al exterior por aproximadamente $4,000,000,000.00 de dólares, una de las metas más preciadas de las industrias, 2001 parece decisivo. Con la moneda europea devaluada y la previsible caída del consumo en Argentina − el mayor cliente de textiles brasileños del MERCOSUR, que es el primer mercado de Brasil −, los ojos del sector se fijaron en EE.UU., segundo mayor mercado, hacia donde va el 20% del total de las exportaciones. Y encontraron cupos inferiores a los contratos de venta ya firmados para el próximo año.

El caso de las camisetas es bien ilustrativo: el cupo máximo es de 23 millones anuales, pero las empresas brasileñas ya cerraron ventas por 40 millones de unidades para 2001, cantidad ínfima en un mercado valuado en 3 mil millones de piezas.

El presidente de la Asociación Brasileña de la Industria Textil y de Confección (ABIT), Paulo Skaf, se dice satisfecho con los resultados obtenidos este año, en el cual la cadena textil facturó del 5% al 6% por encima de los 21 mil millones de dólares de 1999, exportó un 24% más (llegando a 1,1 mil millones) y creó casi 50 mil nuevos empleos. Sin contar con la proyección internacional de la moda brasileña, que ABIT apoya con entusiasmo, segura de que invertir en diseño y exportar marcas brasileñas es la mejor forma de hacer que la balanza comercial se incline a favor. "La meta es exportar manufacturados: ropa interior femenina, de cama y mesa y vestuario. Pero con design, pues una camisa china vale dos dólares, el precio de un commodity, mientras una italiana puede valer más de 40 dólares", compara Skaf.

Celia Demarchi. "Negocios". In: Gazeta Mercantil Latinoamericana, 18/12/2000 al 1.º/1/2001, p. 29 (adaptado).

En conformidad con el texto presentado, es correcto afirmar que en Español

"segura" y convencida son sinónimos.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas