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Uma criança surda profunda de 5 anos frequenta uma escola próxima à sua residência. Durante o dia, a criança é submetida a atividades que estimulam a audição, a leitura labial e a fala da língua oral, para a compreensão da fala dos outros e da sua própria fala. Recursos manuais como gestos e mímicas também são considerados junto à fala oral para facilitar a comunicação. Nessa escola, o foco da educação é reduzir o bloqueio da comunicação que os surdos vivenciam.
Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde à filosofia educacional para os surdos.
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“Uma vez a empregada doméstica estava lavando o quintal no fundo da casa e eu ficava sentada observando a água suja de lama e sabão correndo até o bueiro. No meio desta sujeira estava um bicho estranho, de mais ou menos uns seis centímetros, que estava morto. Assustei-me porque associava com o bicho que vi na televisão outro dia, jacaré enorme que comia as pessoas e tive muitas noites de insônias, com medo da existência desse bicho no nosso quintal e que viria me pegar e comer. Só agora que entendo que não era um jacaré, e sim simplesmente uma lagartixa. Não havia ninguém que me informasse sobre isso.” (Strobel, 2008) Este é um relato de uma experiência da autora durante a sua infância. Na época, ela não tinha contato com sujeitos surdos e nem com a comunidade surda. A partir desta informação, escolha o artefato cultural que corresponde com o mencionado pela autora.
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Uma jovem surda de zona rural, isolada da comunidade surda, sem conhecimento da língua de sinais tampouco da língua oral, utiliza da sua experiência visual para reconhecer sua rotina e da sua família dentro de casa. Usa apontação, utiliza de alguns sinais convencionados entre ela e sua mãe ouvinte que a faz compreender a hora de comer, dormir, tomar banho, etc. Levando em consideração que a criação desses ‘sinais’ auxilia na representação do cotidiano da jovem no ambiente familiar, assinale a alternativa que corresponde ao artefato cultural a que ele pertence, segundo os conceitos apresentados por Strobel (2008).
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Segundo constatamos em diversos autores no campo dos Estudos Culturais, o conceito “artefatos” não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções de sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo (Strobel, 2008). De acordo com a informação acima, analise os itens a seguir buscando identificar quais deles são artefatos culturais do povo surdo.
I. Experiência visual e literatura surda.
II. Desenvolvimento linguístico e política.
III. Família e vida social e esportiva.
IV. Artes visuais e fonológicas.
Assinale
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Sobre surdez e o sujeito surdo, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sujeitos surdos não diferenciam uns dos outros pelo grau de surdez.
II. A surdez é vista como uma deficiência de acordo com o viés cultural.
III. O surdo, quando não é obrigado a olhar-se como ouvinte, se enquadra nos moldes ouvintistas. IV. O tipo de surdez pode ser condutiva, neurossensorial ou mista.
Assinale
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Sobre os fatos na história da educação de surdos, é correto afirmar que
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As autoras Strobel e Fernandes (1997) afirmam que “A modalidade gestual-visual espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais são o desenho no ar referente ao que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, mas isso não é uma regra. Portanto, necessita de um aprendizado sistemático”. Analisando a afirmação das autoras, assinale a alternativa correta.
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Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, um exemplo de verbo com concordância e verbo sem concordância.
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A filosofia oralista tem por objetivo declarado integrar o surdo à comunidade geral, ensinando a ele a língua oral de seu país. De acordo com esta informação, é correto afirmar que
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