Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

2422097 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular a Teoria dos Dois Fatores. Segundo ele, a motivação das pessoas para o trabalho depende de dois fatores distintos: os higiênicos e os motivacionais. Estes são relacionados às condições internas dos indivíduos e são satisfacientes; aqueles são relacionados ao ambiente externo e são insatisfacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. A ausência do uso pleno de habilidades pessoais provoca insatisfação.
II. Melhores benefícios sociais provocam uma maior satisfação.
III. O oposto da satisfação é nenhuma satisfação e o oposto da insatisfação é nenhuma insatisfação.
Está(ão) CORRETAS(S)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421985 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Uma organização pública está passando por processos de mudanças e, para tanto, precisa aplicar o modelo utilizado pelas organizações que aprendem, o qual envolve cinco disciplinas, são elas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421953 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
A compulsão transformada em vício
Procurar exemplos, conselho e orientação é um vício: quanto mais se procura, mais se precisa e mais se sofre quando privado de novas doses da droga procurada. Como meio de aplacar a sede, todos os vícios são auto- destrutivos; destroem a possibilidade de se chegar à satisfação.
Exemplos e receitas são atraentes enquanto não- testados. Mas dificilmente algum deles cumpre o que promete – virtualmente, cada um fica aquém da realização que dizia trazer. Mesmo que algum deles mostrasse funcionar do modo esperado, a satisfação não duraria muito, pois no mundo dos consumidores as possibilidades são infinitas, e o volume de objetivos sedutores à disposição nunca poderá ser exaurido. As receitas para a boa vida e os utensílios que a ela servem têm “data de validade”, mas muitos cairão em desuso bem antes dessa data, apequenados, desvalorizados e destituídos de fascínio pela competição de ofertas “novas e aperfeiçoadas”. Na corrida dos consumidores, a linha de chegada sempre se move mais veloz que o mais veloz dos corredores; mas a maioria dos corredores na pista tem músculos muito flácidos e pulmões muito pequenos para correr velozmente. E assim, como na Maratona de Londres, pode-se admirar e elogiar os vencedores, mas o que verdadeiramente conta é permanecer na corrida até o fim. Pelo menos a Maratona de Londres tem um fim, mas a outra corrida – para alcançar a promessa fugidia e sempre distante de uma vida sem problemas –, uma vez iniciada, nunca termina: comecei, mas posso não terminar.
Então, é a continuação da corrida, a satisfatória consciência de permanecer na corrida, que se torna o verdadeiro vício – e não algum prêmio à espera dos poucos que cruzam a linha de chegada. Nenhum dos prêmios é suficientemente satisfatório para destituir os outros prêmios de seu poder de atração, e há tantos outros prêmios que acenam e fascinam porque (por enquanto, sempre por enquanto, desesperadamente por enquanto) ainda não foram tentados.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
O núcleo temático do texto está centrado:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421057 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
O processo que busca a elaboração de projetos, cuja finalidade é diminuir ao máximo o esforço do empregado no manuseio de seus instrumentos de trabalho- máquinas, equipamentos, ferramentas, mobiliário entre outros, é definido como:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2421035 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
A Qualidade de Vida no Trabalho – QVT- representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho. Envolve os aspectos intrínsecos (conteúdos) e extrínsecos (contexto) do cargo. O modelo de QVT de Nadler e Lawler está fundamentado em quatro aspectos.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta o fundamento que corresponde ao modelo citado.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2420654 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
O comportamento assertivo é um meio adequado de administrar conflitos nas organizações pelo seu formato objetivo, claro e direto do indivíduo se expressar, sendo ao mesmo tempo afirmativo e respeitoso. Diante de uma situação em que um funcionário cometeu algum erro em algum aspecto do seu trabalho, seu supervisor o descobre e lhe diz, muito asperamente, que ele não deveria ter sido tão desatencioso. Considerando a situação apresentada, avalie as seguintes opções de resposta ao supervisor
I. O funcionário se desculpa em excesso, dizendo que sente muito, que foi ignorante, que agiu como um tolo, e que nunca deixará que isso aconteça outra vez.
II. O funcionário se irrita e diz que o supervisor não deve criticar seu trabalho.
III. O funcionário concorda que cometeu um erro, diz que sente muito e que terá mais cuidado da próxima vez. Acrescenta que acha que seu chefe está sendo um tanto severo desnecessariamente.
IV. Você não responde e fica pensando o que vai falar na próxima ocasião.
São situações que caracterizam um comportamento assertivo, as apresentadas em
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2420125 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e do seu potencial de desenvolvimento. Existem inúmeras formas ou alternativas de se avaliar o funcionário. Uma empresa pública, de estilo burocrático, adota um método tradicional de avaliação de desempenho que utiliza escalas de pontuação gráfica. Nesse sistema, quem avalia o funcionário é (são)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2420082 Ano: 2011
Disciplina: Português
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
A compulsão transformada em vício
Procurar exemplos, conselho e orientação é um vício: quanto mais se procura, mais se precisa(A) e mais se sofre quando privado de novas doses da droga procurada. Como meio de aplacar a sede, todos os vícios são auto- destrutivos; destroem a possibilidade de se chegar à satisfação.
Exemplos e receitas são atraentes enquanto não- testados(B). Mas dificilmente algum deles cumpre o que promete – virtualmente, cada um fica aquém da realização que dizia trazer. Mesmo que algum deles mostrasse funcionar do modo esperado, a satisfação não duraria muito(D), pois no mundo dos consumidores as possibilidades são infinitas, e o volume de objetivos sedutores à disposição nunca poderá ser exaurido. As receitas para a boa vida e os utensílios que a ela servem têm “data de validade”, mas muitos cairão em desuso bem antes dessa data, apequenados, desvalorizados e destituídos de fascínio pela competição de ofertas “novas e aperfeiçoadas”. Na corrida dos consumidores, a linha de chegada sempre se move mais veloz que o mais veloz dos corredores; mas a maioria dos corredores na pista tem músculos muito flácidos e pulmões muito pequenos para correr velozmente. E assim, como na Maratona de Londres, pode-se admirar e elogiar os vencedores(C), mas o que verdadeiramente conta é permanecer na corrida até o fim. Pelo menos a Maratona de Londres tem um fim, mas a outra corrida – para alcançar a promessa fugidia e sempre distante de uma vida sem problemas –, uma vez iniciada, nunca termina: comecei, mas posso não terminar.
Então, é a continuação da corrida, a satisfatória consciência de permanecer na corrida, que se torna o verdadeiro vício – e não algum prêmio à espera dos poucos que cruzam a linha de chegada. Nenhum dos prêmios é suficientemente satisfatório para destituir os outros prêmios de seu poder de atração(E), e há tantos outros prêmios que acenam e fascinam porque (por enquanto, sempre por enquanto, desesperadamente por enquanto) ainda não foram tentados.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
Há correspondência entre os enunciados e a relação indicada nos parênteses em:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2419886 Ano: 2011
Disciplina: Psicologia
Banca: IF-PB
Orgão: IF-PB
Com relação ao conflito no trabalho, julgue as proposições a seguir.
I. O conflito nasce precisamente da necessidade de manipular dois motivos, que são extremamente compatíveis com nossos objetivos.
II. Para haver um conflito, não é necessário haver mais de um motivo, já que esse sentimento sempre está presente no ser humano, dependendo do seu estado psicológico.
III. O conflito nasce precisamente da necessidade de se fazer uma escolha, uma opção.
Está(ão) CORRETAS(S)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é CORRETO afirmar:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas