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Foram encontradas 50 questões.

1253533 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la _________ com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Em coerência com o título e com o declarado no parágrafo, a palavra que preenche corretamente a lacuna da linha é

 

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1238504 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Relacione as patologias na primeira coluna com as respectivas características na segunda coluna.

(1) Aneurisma

(2) Dissecção Aórtica

(3) Insuficiência Venosa Crônica

(4) Doença de Raynaud

(5) Trombose Venosa Profunda

( ) Intenso vasoespasmo das artérias e arteríolas, principalmente nos dedos das mãos, agravado pelo frio ou estresse.

( ) Presença de um trombo na parede de uma veia acompanhada por inflamação.

( ) Hemorragia para dentro da parede vascular com uma laceração longitudinal da parede do vaso, de modo a formar um canal preenchido com sangue que pode interromper o fluxo arterial.

( ) Incompetência valvular devido ao aumento da pressão venosa.

( ) Dilatação focal e permanente da artéria com um aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso.

A sequência correta é

 

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1236175 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Com relação a grupos musculares, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A insuficiência ativa ocorre quando dois grupos musculares não conseguem se alongar totalmente.

( ) A insuficiência ativa ocorre quando um músculo biarticular não consegue encurtar o suficiente para atuar eficientemente em relação a duas articulações.

( ) As ADMs da articulação do quadril independem da posição do joelho.

A sequência correta é

 

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1235641 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Qual a classificação, segundo critérios anatômicos ou sede da lesão, da Paralisia Cerebral?

 

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1234654 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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Respiração paradoxal é caracterizada por

 

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1228028 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A volta da letra bonita

Nossas histórias têm caligrafia própria. A forma da letra nos identifica, por isso a treinamos, buscando uma imagem ideal, como quando fazemos caras e bocas no espelho.

Quer escrevamos em garranchos de médico, em estudada letra de professor, em sofridos traços de quem teve pouca escola ou em estilosas maiúsculas de arquiteto, há uma razão de ser na estética, tamanho e cadência do que colocamos no papel.

Não é à toa que existem grafólogos, que sabem ler a linguagem do traço. A assinatura, com a qual emprestamos valor e seriedade a tanta coisa, nos sintetiza.

Aos nove anos, passei a usar o sobrenome do meu padrasto. Era algo que desejava, portanto preparei-me com pompa para a nova assinatura.

Sem determinação consciente, mudei de letra e nunca mais escrevi em cursiva. Imitei o traçado dos cadernos artísticos de uma colega que admirava - aliás, ela virou arquiteta. Sempre quis que meus caóticos e borrados cadernos escolares parecessem algo melhor, mas na ocasião o que importava era sua escrita em maiúsculas.

Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido.

Maiúsculo, dizemos nós, nome superlativo, como esperava do que dali em diante se tornaria o meu.

Se hoje tento escrever em cursiva, volta-me a letra de criança de nove anos, retrato congelado daquela cuja vida abriu um novo parágrafo. Acho que, também sem querer, escolhi que as letras não fossem coladas. Era uma identidade nova, peças soltas que passarei a vida tentando juntar.

O escritor Fabrício Carpinejar também tem uma história de filiação através da letra. Ele era, como eu, um desastre de aluno. Quando informado pela mãe de que no dia seguinte teria de assinar sua primeira carteira de identidade, ficou apavorado.

Com urgência, treinou fazendo calcos dos autógrafos do seu já famoso pai. Sua primeira assinatura foi um plágio, uma apropriação, prenúncio da herança artística dos dois pais poetas, que mais adiante reivindicaria para si. "A letra do meu pai me deu colo", ele definiu. No meu caso, foram as maiúsculas que deram colo para meu novo pai.

Quando os teclados tomaram conta da escrita, os presságios para o futuro da capacidade de escrever à mão foram terríveis. Como tantos
apocalipses, este não se confirmou. Entre os mais jovens, virou mania a arte do lettering. Uma caligrafia esmerada, que compõe diários-agendas, nos quais compromissos, confissões e ideias espalham-se graciosamente por páginas que não vexariam um monge escriba. Nas tatuagens que contêm palavras com que nos revestimos para sempre, as formas, os tipos de letras usados fazem toda a diferença.

Chegamos até aqui como civilização escrevendo: documentando contabilidades, leis, memórias e ficções. Não posso afirmar que isso nos tornou boa gente, mas, se temos algum potencial para ser melhores, acredito que o cuidado com a escrita pode ajudar. A letra manuscrita é um ato de amor às palavras, e nesse caso as aparências não enganam.

Vê-la resgatada com tanta graça me enche de otimismo de que as coisas se transformam, mas o essencial talvez não se perca.

Fonte: CORSO, Diana. A volta da letra bonita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, ano 56, 18 fev.
2019. Colunistas, p.31.

Para atribuir sentido à sequência Em inglês, chamam-nas de "letras capitais", como as cidades mais importantes, como a pena que ceifa uma vida, como um valor investido, o leitor precisará recuperar três significados de capital, o que evidencia que a cronista explorou como recurso expressivo a

 

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1228015 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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A gasometria de um paciente de 80 anos, com desconforto respiratório, internado na UTI, apresenta PaO2=88mmHg, SaO2=93%, pH=7,4, PCO2=55,7, BE=8,0, HCO3=33,5mmol/L, tendo sido indicada a ventilação não invasiva (VNI).

Com base nisso, esse paciente apresenta

I - acidose respiratória, com compensação metabólica.

II - acidose mista compensada, pois o HCO3 e a PCO2 estão elevados.

III - pH normal e PCO2 elevada.

IV - acidose metabólica, devido aos níveis de HCO3 e BE.

Estão corretas

 

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1473915 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O servidor público João de Tal imprimiu logomarcas em equipamentos públicos com imagens que retratam a sua pessoa. Essa atitude é considerada um exemplo de descumprimento do princípio da

Questão Anulada

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1473826 Ano: 2019
Disciplina: Fisioterapia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
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O suporte ventilatório para pacientes com obstrução das vias aéreas NÃO deve ser indicado quando

Questão Anulada

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1297555 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

A partir do que dispõe a Lei nº 8.429, de 1992, que trata sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, associe os tipos de atos de improbidade administrativa, na coluna à esquerda, aos atos descritos na coluna à direita.

(1) Ato que importa enriquecimento ilícito.

(2) Ato que causa prejuízo ao erário

(3) Ato que atenta contra os princípios da administração pública

( ) Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

( ) Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

( ) Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.

( ) Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado.

( ) Frustrar a licitude de processo licitatório ou de processo seletivo para celebração de parcerias com entidades sem fins lucrativos, ou dispensá-los indevidamente.

A sequência correta é

Questão Desatualizada

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