Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

910325 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Princípio da Proveniência.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
907043 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considerando o enunciado do Decreto n. 1.799 de 30 de janeiro de 1996, que regulamenta a Lei n. 5.433/1968 que regula a microfilmagem de documentos oficiais e outras providências, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) Os documentos oficiais ou públicos com valor de guarda permanente não poderão ser eliminados após a microfilmagem.

( ) Quando for feita uma cópia em filme, extraída de microfilmes de documentos privados, não deverá ser feita a autenticação em cartório, por serem documentos privados. Este procedimento é adequado apenas para documentos de caráter oficial.

( ) Os microfilmes e filmes cópia produzidos no exterior jamais poderão ser usados no Brasil, com valor legal, em juízo ou fora dele, por não terem sido elaborados dentro dos nossos padrões.

( ) Os microfilmes originais e os filmes cópia resultantes da microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização ou necessários à prestação de contas deverão ser mantidos pelos prazos de prescrição a que estariam sujeitos seus respectivos originais.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Conforme dispõe o Regimento Geral da UFSM, está INCORRETO afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
905877 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para um Modelo de Requisitos de Gestão da Informação Arquivística, os documentos arquivísticos de órgãos e entidades possuem algumas capacidades. Assinale a alternativa na qual todas as capacidades estão corretas.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder à questão, leia o texto a seguir.

Em um cenário como o atual, caracterizado por crescentes índices de desemprego e instabilidade no emprego, uma alternativa vislumbrada pela sociedade tem sido a busca pela estabilidade financeira através da ocupação de cargos públicos. Todavia, o funcionário público sempre foi alvo de severas críticas, sendo caracterizado como o trabalhador que não trabalha. Segundo um estudo de Marcos Guedes Veneu, o servidor público é presença assídua nas criações de literatos, compositores de música popular, humoristas e caricaturistas. A música Maria Candelária, lançada no Carnaval de 1952, exemplifica o estereótipo que tem, historicamente, caracterizado o servidor público: "Maria Candelária é alta funcionária [...], a uma vai ao dentista, às duas vai ao café, às três vai à modista, às quatro assina o ponto e dá no pé, que grande vigarista ela é!".

Frente a essa descrição, Veneu ainda destaca que, em sua pesquisa sobre a representação social do funcionário público, outra figura bastante citada por seus informantes (funcionários ou não) é a do conhecido "Barnabé", típico funcionário público de baixo escalão, sempre com um terno preto surrado, uma gravatinha " vagabunda", que passa o dia lendo jornal e tomando cafezinho, ou então deixa o paletó na cadeira e sai, voltando na hora de assinar o ponto.

Assim, comparando essas duas representações, o referido autor ressalta que as figuras de Maria Candelária e Barnabé compartilham um elemento básico em sua definição: mesmo com um emprego, nenhum dos dois trabalha efetivamente, substituindo o trabalho por rituais formais, como assinar o ponto e pendurar o paletó. A sentença final, porém, é dada pela irônica marchinha carnavalesca: no final das contas, são dois "vigaristas", ou seja, pessoas que pretendem ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entretanto, em contrapartida a essas representações do funcionário público, sabe-se que todo o aparato estatal compõe-se de servidores públicos e são estes que fazem a máquina administrativa funcionar, prestando à população os serviços necessários. Considerando que serviço público é, de maneira geral, aquele que é prestado à sociedade pela administração pública - uma vez que o reconhece como essencial para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado -, pode-se afirmar que o servidor público é o mediador entre a administração pública e a sociedade. Desse modo, os servidores são os principais agentes responsáveis pela consolidação das políticas públicas.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisadora Nancy Muniz explica que muitos servidores trabalham nos bastidores, sem o contato direto com a população, preparando e organizando o serviço que outros servidores estarão desempenhando em contato direto com o povo. Mas também há aqueles que estão na linha de frente de implementação das políticas governamentais e, portanto, em grande parte, o êxito dessas políticas e do estado como cumpridor de seu papel político e social depende do relacionamento do servidor com a população e vice-versa.

Fonte: DA SILVA, Regina e ICHIKAWA, Elisa Yoshie. A Representação Social na Esfera Pública: Percepções sobre o
Funcionário Público em uma Administração Municipal. Qualit@as Revista Eletrônica, vol. 9. no.1, 2009. (Adaptado)

Na comparação das representações, são percebidas semelhanças e diferenças entre Maria Candelária e Barnabé. O contraste entre ambos pode ser reconhecido pelo(a)

Istatus atribuído ao servidor, pois, enquanto Maria Candelária é "alta funcionária", Barnabé é um funcionário "de baixo escalão".

II → capacidade de consumo, pois, enquanto Maria Candelária "vai à modista", Barnabé veste sempre um " terno preto surrado".

III → assiduidade ao trabalho, pois, enquanto Maria Candelária se ocupa com atividades no ambiente externo do trabalho, como ir "ao dentista" ou " ao café", Barnabé está no ambiente da repartição pública "lendo jornal ou tomando cafezinho".

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
905023 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1 → Criptografia
2 → Assinatura digital
3 → Certificação digital
4 → Marca d'água digital

( ) É uma sequência de bits que usa algoritmos específicos e certificados digitais para autenticar a identidade do autor do documento e confirmar a integridade do documento.

( ) É um método de codificação de objetos digitais segundo um código secreto, de modo que não possam ser apresentados de forma legível ou inteligível por sua aplicação, e somente usuários autorizados sejam capazes de restabelecer sua forma original.

( ) É um recurso que serve para assinalar uma imagem digital com informações sobre sua proveniência e suas características, usada para proteger a propriedade intelectual.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
901793 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico e incorporá-lo num SIGAD por meio das ações de registro, classificação, indexação, atribuição de metadados e arquivamento.

O programa de gestão arquivística de documentos de um órgão ou entidade é unico para quais documentos?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considerando os dispositivos da Constituição Federal de 1988, com relação à Administração Pública, pode-se afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
893013 Ano: 2016
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Numere os parênteses associando os agentes de deterioração às considerações relacionadas:

1 → Temperatura e umidade relativa do ar
2 → Radiação da luz
3 → Fungos
4 → Brocas

( ) O ataque causa perda de suporte. A larva digere os materiais para chegar à fase adulta.

( ) As janelas devem ser protegidas por cortinas ou persianas que bloqueiem totalmente o sol; essa medida também ajuda no controle de temperatura.

( ) São conhecidos mais de 100.000 tipos que atuam em diferentes ambientes, atacando diversos substratos.

( ) Todos os materiais encontrados em acervos são higroscópicos. As variações dimensionais nos materiais aceleram o processo de deterioração e provocam danos nos documentos, ocasionando o craquelamento de tintas, as ondulações nos papéis e nos materiais de revestimentos de livros e os danos nas emulsões das fotos, por exemplo.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

A Constituição Federal de 1998 dispõe, em seu art. 5º, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Considerando os enunciados constitucionais relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos, está INCORRETO afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas