Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2466872 Ano: 2013
Disciplina: Estatística
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

O gráfico mostra a variação por ano do PIB, em %, no Brasil.

Enunciado 3116331-1

FONTE: Almanaque Abril 2013, Ano 39, p.104 (adaptado).

De acordo com os dados, a média aritmética anual da variação do PIB, em %, no período de 2002 a 2011 é igual a

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466825 Ano: 2013
Disciplina: TI - Sistemas Operacionais
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Analise as afirmações sobre sistemas de arquivos.

I. A limpeza de disco elimina arquivos temporários que estão na cache de Internet.

II. O desfragmentador de disco realiza a partição de arquivos para permitir um acesso mais rápido.

III. Aplicativos do sistema que verificam erros lógicos e físicos em arquivos e pastas detectam a existência de vírus.

Está(ão) correta(s):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2466350 Ano: 2013
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Com base na Lei 9.784/99, é direito do administrado perante a Administração Pública:

I. Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício dos seus direitos e obrigações.

II. Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas.

III. Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

IV. Fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado em nome do princípio da ampla defesa.

Estão corretas:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia o texto a seguir.

TEXTO 01

SEM FACEBOOK

Mário Corso

Das minhas relações mais próximas, só três comungam comigo não ter Facebook. Não pensem que tenho críticas, sou um simpatizante, apenas não quero usar. Pouco dou conta dos meus amigos, onde vou arranjar tempo para mais? Minha etiqueta me faz responder a tudo, teria que largar o trabalho se entrasse na rede social. Só recentemente minhas filhas me convenceram de que, se não respondesse a um spam, ninguém ficaria ofendido.

A cidade ganhou a parada. Acabou o pequeno mundo onde todos se conheciam, onde não se podia esconder segredos e pecados. Viver na urbe é cruzar com desconhecidos, sentir a frieza do anonimato. Essa é a realidade da maioria.

Meu apreço com as redes sociais é por acreditar que elas são um antídoto para o isolamento urbano. São uma novidade que imita o passado, uma nova versão, por vezes mais rica, por vezes mais pobre, da antiga comunidade. Detalhe, não quero retroceder, o apreço é pelo resgate da nossa essência social. Vivemos para o olhar dos outros, essa é a realidade simples, evidente. Quem pensa o contrário vai na conversa da literatura de autoajuda, que idolatra a autossuficiência e acredita que é possível ser feliz sozinho. É uma ilusão tola, nascemos para vitrine.

Quando checamos insistentemente para saber como reagiram a nossas postagens, somos desvelados no pedido amoroso. O viciado em rede social é obcecado pela sociabilidade. Está em busca de um olhar, de uma aprovação, precisa disso para existir. Ou vamos acreditar que a carência, o desespero amoroso e a busca pelo reconhecimento são novidades da internet?

Sei que o Facebook é o retrato da felicidade fingida, todos vestidos de ego de domingo, mas essa é a demanda do nosso tempo. Critique nossos costumes, não o espelho. Sei também que as redes são usadas basicamente para frivolidades, é certo, mas isso somos nós. Se a vida miúda de uma cidadezinha fosse transcrita, não seria diferente. Fofoca, sabedoria de almanaque, dicas de produtos culturais, troca de impressões e às vezes até um bom conselho, além de ser um amplificador veloz para mobilizações.

Também apontam que amigos virtuais não substituem os presenciais. Todos se dão conta, justamente usam a rede na esperança de escapar dela. O objetivo final é ser visto e conhecido também fora. Usamos esse grande palco para ensaiar e nos aproximarmos dos outros, fazer o que sempre fizemos. O Facebook é a nostalgia da aldeia e sua superação.

FONTE: Jornal ZERO HORA, terça-feira, 18 de junho de 2013. (adaptado)

A questão refere-se à frase em destaque a seguir.

Critique nossos costumes, não o espelho.

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

( ) O emprego do pronome " nossos" mostra que a sugestão de como agir é dirigida à primeira pessoa do plural.

( ) O mesmo verbo da primeira oração está subentendido na sequência " não o espelho".

( ) A escolha do modo subjuntivo está coerente com o objetivo de se sugerir uma mudança de comportamento.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2461188 Ano: 2013
Disciplina: Redação Oficial
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em diferentes setores de uma instituição universitária, circulam textos que devem ser corretamente interpretados tanto em seu conteúdo quanto em seu emprego. Tendo isso em mente, considere o fragmento a seguir para responder a questão.

Senhor Diretor:

Na oportunidade que o cumprimentamos, gostaríamos de consultá-lo sobre a possibilidade de esta Coordenação contar com sua colaboração, permitindo a retirada temporária de dois exemplares da obra A Cartuxa de Parma em sua edição original, os quais fazem parte do acervo da biblioteca sob sua direção. Esses volumes, verdadeiras raridades, deverão ser apresentados em um painel com a temática As Grandes Guerras e a Literatura Ocidental, atividade que integra a grade da programação da III Jornada de Pesquisa em Tradução.

A Jornada é um evento promovido conjuntamente pela Coordenação e pelos alunos do curso de Bacharelado em Tradução e Intérprete. Por sugestão do Diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), o painel fará parte dos festejos de inauguração da Biblioteca das Humanidades. Como ainda estamos em tratativas com o secretário do CCS para a confirmação da agenda, vamos lhe enviar, em uma próxima oportunidade, novas informações.

No aguardo de sua manifestação, agradecemos antecipadamente.

A linguagem e o conteúdo do texto evidenciam que ele está sendo empregado com caráter

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia a tirinha a seguir.

Enunciado 2932312-1

FONTE: DILBERT - Scott Adams, Jornal ZERO HORA, terça-feira, 19 de março de 2013.

A seguir, são apresentadas novas possibilidades de o chefe formular a pergunta dirigida a seus funcionários. Marque a alternativa em que a lacuna pode ser preenchida adequadamente tanto com leu quanto com leram.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459883 Ano: 2013
Disciplina: Matemática
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Suponha que, durante um certo ano, o número de acidentes de trânsito numa rodovia em função do tempo t, em meses, pode ser expresso por

!$ N(t)=t^2+6t+60 !$

com t = 1, correspondendo a janeiro, t = 2 correspondendo a fevereiro e assim por diante.

De acordo com esse modelo, o número mínimo de acidentes registrado nessa rodovia ocorreu no mês de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Para responder a questão, leia a tirinha a seguir.

Enunciado 2895174-1

FONTE: DILBERT - Scott Adams, Jornal ZERO HORA, terça-feira, 19 de março de 2013.

De acordo com os quadrinhos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

( ) Scott Adams usa a ironia para denunciar o emprego de e-mails entre chefes e subordinados.

( ) Pela caracterização do e-mail no segundo quadrinho, infere-se que a intenção da escrita declarada no primeiro quadrinho foi alcançada.

( ) As falas do terceiro quadrinho indiciam que os personagens são sinceros quando negam terem escrito ou lido o e-mail.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2459374 Ano: 2013
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Em relação à licitação pública, é correto afirmar:

I. A Administração Pública lançará mão da licitação quando for adquirir, alienar, locar bens, contratar a execução de obras e serviços ou conceder a um terceiro o poder de, em seu nome, prestar algum tipo de serviço público - como é o caso das concessões.

II. Pelo princípio da isonomia é assegurada a igualdade no tratamento a todos que venham a participar do processo licitatório.

III. Como a licitação busca atender ao interesse público e à coletividade, a escolha e o julgamento da melhor proposta obedecerão ao princípio da publicidade, que visa tornar a futura licitação conhecida aos interessados e dar conhecimento aos licitantes, bem como à sociedade em geral, sobre seus atos.

IV. Há situações em que não se realiza o processo licitatório, bem como situações em que a licitação é inexigível.

Está(ão) correta(s):

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2458725 Ano: 2013
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: UFSM
Orgão: UFSM

Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Como se pode observar no art. 2º da Lei 9.784/99, constam os princípios norteadores da Administração Pública, dentre eles, os abaixo elencados. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, revelando o conteúdo jurídico de cada princípio e assinale a alternativa correta:

1. Princípio da Legalidade

( ) Traduz-se, de modo simples, na seguinte fórmula: a Administração Pública deve sujeitar-se às normas legais.

2. Princípio da Motivação

( ) A Administração Pública e seus agentes tem de atuar na conformidade de princípios éticos, vendo que violá-los, implicará violação ao próprio Direito.

3. Princípio da Ampla Defesa

( ) Com base nesse princípio, a Administração Pública não poderá proceder contra alguém passando diretamente à decisão que repute cabível.

4. Princípio da Moralidade

( ) Esse princípio impõe à Administração Pública o dever de justificar os seus atos, apontando-lhes os fundamentos de direito e de fato.

5. Princípio do Interesse Público

( ) Com base nesse princípio, a Administração Pública, nos termos da lei, tem a possibilidade de constituir obrigações a terceiros mediante atos unilaterais.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas