Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1657323 Ano: 2010
Disciplina: Secretariado
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O é o nome dado ao conjunto de pelo qual as empresas aéreas localizam as passagens. No momento do (a) , é obrigatório que o viajante tenha em mãos todos os documentos necessários para o seu embarque, tais como (viagens internacionais), passagens e visto ( quando o país de destino o solicitar ). A secretária pode ainda providenciar algumas informações adicionais para o profissional que está auxiliando, tais como temperatura, código internacional de telefonia e moeda, entre outros.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1654769 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Leia parte de uma crônica de Sírio Possenti, para responder a questão.

Palavras sem sentido?

Martin Joos é um sociolinguista americano que escreveu um livro chamado The five clocks (Os cincos relógios). O livro se chama assim porque, segundo o autor, existem cinco diferentes estilos de falar inglês e, na verdade, seu livro é o desenvolvimento dessa metáfora, que se baseia numa anedota. Um senhor inglês vai viajar de trem. Chega à estação cinco minutos antes da hora do embarque, segundo seu relógio, que compara com a hora marcada pelos dois relógios da estação. Percebe que esses relógios não marcam a mesma hora. Dirige-se ao chefe da estação e lhe diz: “Senhor, os relógios da estação não estão marcando a mesma hora.” Ao que o chefe responde: “Se fosse para marcar a mesma hora, por que haveria dois relógios?”.

Assim, a ideia do livro fica óbvia, acho. E é que, se há várias maneiras de “dizer a mesma coisa”, então, um tanto paradoxalmente não dizem a mesma coisa. Pode até ocorrer que duas formas se refiram ao mesmo conceito. Empregando uma ou outra, o falante marca uma posição diferente através do estilo. Por exemplo, uma coisa é pedir “por favor”, outra é pedir “por obséquio”. Uma é dizer “morreu”, outra, “foi a óbito”. Às vezes, brinco com os verbos “comer” e “alimentar-se”. Se, numa festa, alguém controla muito o que vai ingerir, digo-lhe que, numa festa, a gente vai para comer, não para se alimentar. Não me digam que é a mesma coisa. A gente pode alimentar-se sem comer e, a rigor, pode comer sem alimentar-se. Por exemplo, ingerindo lanches fast food.

Se pensarmos dessa forma, concluiremos que não há palavras sem sentido. E que não se pode gratuitamente trocar uma construção por outra. O efeito será diferente. Às vezes apenas minimamente diferente. Mas, às vezes, a diferença é crucial. Os militantes do MST nunca dizem que “invadem”, mas que “ocupam”. Já a UDR não diz que os sem-terra “ocupam”, mas que “invadem”. Todos os eufemismos são, de alguma forma, exemplos desse comportamento discursivo. É que, a depender da posição que se ocupa, não se dizem certas palavras, seja porque são as palavras do adversário, seja porque não são socialmente aceitáveis etc. (...)

( adaptado de A cor da língua e outras croniquinhas de linguista. São Paulo: Editora Mercado das Letras, 2001)

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa.

( ) Os segmentos Um senhor inglês e Senhor remetem a dois referentes distintos, e o segundo segmento é o tratamento respeitoso com o qual se interpelou o interlocutor.

( ) Nos segmentos se há várias maneiras de dizer a mesma coisa e Se pensarmos dessa forma, a conjunção subordinativa introduz um raciocínio cuja conclusão é apresentada na sequência do período composto.

( ) Em vai viajar e vai ingerir , o verbo IR contribui para indicar uma ação no futuro, mas, no segmento a gente vai para comer , não se verifica essa contribuição.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1620199 Ano: 2010
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A conservação compreende os cuidados com os documentos e consequentemente com o local de sua guarda. Todas as alternativas apresentam fatores que colocam em risco a conservação do acervo documental, À EXCEÇÃO DE

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1586775 Ano: 2010
Disciplina: Secretariado
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

CHING (2006 ) afirma que ‘ Pode até parecer a tarefa mais simples e cotidiana da vida de uma secretária, mas, se [ a agenda] não for administrada corretamente, leva a um grande desperdício de tempo’’ .

A checagem e a relação de pendências nas atividades, compromissos ou tarefas realizados pelo profissional chama-se

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1576253 Ano: 2010
Disciplina: Administração Geral
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A secretária empreendedora é um tema da atualidade. A implementação de um projeto de negócios requer planejamento. Relacione as colunas no que se refere às etapas da criação de um negócio.

( 1 ) Identificar a oportunidade do negócio

( ) Coletar informaçõe

( 2 ) Desenvolver o conceito do negócio

( ) Reduzir riscos

( 3 ) Implantar o empreendimento

( ) Operacionalizar o negócio

( ) Definir estratégias competitivas

( ) Avaliar o potencial de lucro e crescimento

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1575958 Ano: 2010
Disciplina: Arquivologia
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Em arquivos, material de consumo é aquele que sofre desgaste a curto, médio ou longo prazo, por exemplo, as fichas e guias. As guias podem ser classificadas, quanto à sua função, em

I - Guias Primárias - indicam a gaveta de arquivamento. São também as mais manuseadas; logo,as primeiras a se desgastarem.

II - Guias Secundárias - indicam a subdivisão das guias primárias cujas projeções ocupam sempre a segunda posição.

III - Guias Especiais - indicam a localização de um nome ou assunto de grande frequência.

A(s) função(ões) está(ão) adequadamente relacionada(s) com seu tipo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1574517 Ano: 2010
Disciplina: Redação Oficial
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Considere o que se afirma sobre as formas de tratamento e abreviaturas.

I - Utiliza-se o tratamento Vossa Excelência para o Presidente da República, Membros do Congresso Nacional, Governadores e Oficiais Generais.

II - A forma de tratamento utilizada para Reitores de universidades é Vossa Magnificência, cuja abreviatura é V. Magma.

III - Vossa Senhoria é o tratamento adequado para funcionários públicos, pessoas de cerimônia e juízes de direito.

IV - A abreviatura da forma de tratamento Vossa Santidade, utilizada para o Papa, é V.Satde.

Está(ão) correta(s)

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1568986 Ano: 2010
Disciplina: Português
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

Para responder a questão, leia o texto abaixo.

Pessoa acima do peso deve ser chamada de gorda, não obesa, diz ministra britânica

Chamar uma pessoa de gorda ao invés de obesa motivaria mais a perda de peso, de acordo com a ministra da Saúde Pública do Reino Unido.

Médicos e outros profissionais da saúde estão muito preocupados com o uso do termo "gordo" e evitam usá-lo por uma questão politicamente correta, mas Anne Milton diz que usar a palavra poderia ajudar a incentivar as pessoas a assumir responsabilidade pessoal por seu estilo de vida.

‘’- Se eu olhar para o espelho e pensar ‘ eu sou obeso’, eu fico menos preocupado do que se eu disser ‘eu estou gordo’.’’ Anne, uma ex-enfermeira, fez essas declarações à rede britânica BBC. A ministra disse que as pessoas ‘precisam de informação’.

O Reino Unido tem uma das maiores taxas de obesidade na Europa e o nível tem subido constantemente nos últimos dez anos. Em 2008, quase um quarto dos adultos e 14% das crianças foram classificados como obesos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Enquanto Steve Field, professor do Royal College of General Practitioners, saudou os comentários de Milton, dizendo que os médicos precisam ser mais honestos com os pacientes em vez de dizer o que eles querem ouvir, alguns grupos de saúde alertaram contra o uso do termo.

"As pessoas não querem ser ofensivas. Há muito estigma por ser uma pessoa gorda", disse Lindsey Davies, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, que representa os profissionais de saúde pública. "A obesidade é algo que acontece com as pessoas ao invés de algo que elas são."

( Adaptado de textos publicados em 29/07/2010, nos sites http://ww1.folha.uol.com.br/equilibriosaude e noticiasr.7.com)

Qual dos segmentos sublinhados está EM DESACORDO COM a língua padrão?

As opiniões referentes

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1558099 Ano: 2010
Disciplina: Redação Oficial
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

O Manual da Presidência da República estabelece normas de apresentação para documentos do Padrão Ofício. Tendo essas orientações em mente, assinale verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) em cada afirmativa.

( ) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 9 nas notas de rodapé.
( ) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poderão ser utilizadas as fontes Symbol e Wingdings.
( ) É obrigatório constar o número da página a partir da segunda.
( ) Os ofícios, memorandos e anexos não poderão ser impressos em ambas as faces do papel.
( ) O início de cada parágrafo do texto deve ter 3,0 cm de distância da margem esquerda.

A sequência correta é

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1558045 Ano: 2010
Disciplina: Ética e Regulação Profissional
Banca: UFSM
Orgão: UFSM
Provas:

A Lei 9.261, de 1996, modificou a Lei 7.377, de 1985. Quais incisos, caputs e parágrafos foram modificados?

I - Incisos I e II do art. 2º
II - Incisos III e IV do art. 2º
III - Caput do art. 3º
IV - Parágrafo único do art. 6º
V - Caput do art. 6º

As modificações estão corretamente identificadas

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas