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Foram encontradas 40 questões.

1431104 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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“Historicamente, os currículos de Arte foram implementados na educação baseados nos valores da elite cultural [...]. Hoje em dia, as escolas de arte e os programas de Arte/Educação enfrentam a necessidade de desafiar essa noção predominantemente formalista de visualidade modernista. Durante os últimos dez a quinze anos, preponderantemente na América do Norte, surgiram alguns esforços para discutir, promover e executar o que foi descrito como a nova Arte/Educação ou ensino contemporâneo de Arte ou até mesmo Arte/Educação pós-moderna” (DIAS, 2008). Esses conceitos contemporâneos em Arte/Educação se identificam, na maior parte, com os seguintes princípios/metodologias:

 

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1431056 Ano: 2015
Disciplina: Música
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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Em 1950, Jaap Kunst cunha o conceito de etnomusicologia, que se apresenta como um campo específico para o estudo da música, tendo como principal característica o aspecto:

 

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1431035 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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''Quando se fala em "turismo", muitas coisas podem estar implicadas, e esse tema já constitui um campo disciplinar com significativa literatura correspondente. Uma das maneiras de olhar a questão é, por exemplo, focalizando "o turista"; outra maneira seria focalizando "as consequências do turismo" em determinados lugares. E diversos trabalhos, alguns dos quais se tornaram referenciais, já têm sido produzidos seja no sentido de qualificar a identidade ou condição de turista, seja no sentido de avaliar o impacto da atividade turística, ou, num plano mais amplo, de estabelecer conexões entre o turismo e a vida moderna” (PRADO, 2003). Na perspectiva antropológica adotada pela autora Rosana Prado, baseada no conceito de Geertz (1978), podemos afirmar que as categorias culturais:

 

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1430927 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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No mercado de arte contemporânea, em se tratando de consumo de obras, a eficácia do trabalho do mediador-intermediário se dá à medida que alguns critérios sejam observados. Segundo Cauquelin, um desses critérios é:

 

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1430868 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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Em uma pesquisa sobre desenhos infantis em uma escola rural, Camila Carpezzani identifica dois tipos de desenho de paisagem: uma “paisagem geral” e uma “paisagem específica”. Suas características estão descritas em duas das sentenças abaixo.

1. possui elementos particulares de determinado local; não é mais o desenho de uma casa qualquer, mas da casa de fulano

2. traz elementos particulares de determinado local; é composta por elementos da natureza, como montanha, casa, plantas, representados em esquemas simples

3. composta basicamente por esquemas geométricos simples, como ponto, linha, triângulo, quadrado e retângulo, como representação de cenários locais e elementos da natureza

4. composta basicamente por esquemas gráficos repetitivos, sintetizando o conceito geral de uma paisagem qualquer, representada geralmente por árvores, sol, nuvens, montanhas, casas

Marque a alternativa que corresponde às características da paisagem geral e da paisagem específica, respectivamente.

 

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1430829 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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“Os sujeitos, em suas interações diversas, circulam em variados espaços culturais e experienciam, também, diferentes formas de produção cultural. É no diálogo com o outro e com a cultura que cada um é constituído, desconstruído, reconstruído, cotidianamente. O acesso aos bens culturais é um meio de sensibilização pessoal que possibilita, ao sujeito, apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade e alteridade.” (LEITE, 2005). Segundo Stuart Hall (2005), essa descentralidade da identidade, construída a partir das relações socioculturais, é fruto das transformações político-econômicas da sociedade, evidenciando na modernidade um novo tipo de sujeito histórico, denominado:

 

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1430820 Ano: 2015
Disciplina: Educação Artística
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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Segundo Hernandez, o conceito que inaugura um novo campo de estudo no ensino da arte sobre o material imagético na contemporaneidade é:

 

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1394440 Ano: 2015
Disciplina: Português
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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“Caiçara é aqui do lugar, da roça, que mora mais afastado, como caipira. Só que aqui a gente mora perto do mar. Então tem a roça e o mar.” A partir dessa fala local, o caiçara estabelece uma identificação com o caipira, apesar das diferenças regionais, através do seguinte aspecto:

 

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1388916 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), eixo Meio Ambiente, o trabalho pedagógico com a questão ambiental centra-se no seguinte aspecto:

 

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1375062 Ano: 2015
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: UERJ-SGP
Orgão: UERJ
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Durante a primeira década do ano 2000, a fim de contemplar o eixo sobre pluralidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais e sanar uma dívida histórica no currículo escolar brasileiro, duas importantes leis foram aprovadas: 10.939/2003 e 11.645/2008. Essas duas leis são hoje muito utilizadas na orientação da política educacional em museus. Elas estabelecem que o conteúdo programático das escolas deve incluir:

 

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