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Foram encontradas 40 questões.

A atividade de planejar é intrínseca à Educação por suas características básicas, que são:

 

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Um currículo crítico inspirado nas teorias sociais que questionam a construção social da raça e da etnia não pode conceber o racismo como questão de preconceito individual. O foco de tal estratégia passa a ser o “racista” e não o “racismo”.
Nesse caso, um currículo crítico deve centrar-se na:
 

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Segundo a Resolução nº 2, de 11/09/2001, que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, os sistemas de ensino devem matricular:

 

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Nos Parâmetros Curriculares Nacionais a opção pelo termo “área” para o Ensino Fundamental foi utilizado porque acredita-se que o tratamento dado aos conteúdos deve integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, além de:

 

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Um dos Princípios da Educação Nacional, presente na Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, é a:

 

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Citada pelo então diretor geral da UNESCO como sendo um “instrumento determinante para humanizar a globalização”, foi aprovada por unanimidade, em novembro de 2001, em Paris, na 31ª Conferência Geral da UNESCO, a Declaração Universal:

 

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A importância das idéias de Gramsci (1891-1937) está em sua capacidade de atualizar o pensamento de inspiração marxista, de modo a adequá-lo às características das sociedades européias de capitalismo avançado da primeira metade do século XX.
Nesse sentido, ao analisar o sistema escolar de sua época, recuperando e ampliando a percepção de Marx, Gramsci propõe que a escola deveria ter:
 

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Ao discorrer sobre a forma como o sistema escolar elimina continuamente as crianças saídas das classes populares, sobre como a linguagem escolar é distante da linguagem dos alunos e sobre como a cultura das classes altas se aproxima da cultura da escola, Pierre Bordieu embasa sua análise, ao afirmar que:

 

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Para Anísio Teixeira, “o educador não pode ser equiparado a nenhum técnico, no sentido usual e restrito da palavra. Ao lado da informação e da técnica, deve possuir uma clara filosofia da vida humana e uma visão delicada e aguda da natureza do homem”.

Nesse sentido, o autor propõe que o educador seja, também, um:

 

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Ao afirmar que ensinar exige estética e ética, Paulo Freire, comenta que os educadores devem procurar “pensar certo”.

Para o autor, “pensar certo” demanda profundidade na compreensão e na interpretação dos fatos, além de disponibilidade à revisão dos achados, reconhecendo não apenas a possibilidade de se mudar de opção, de apreciação, mas o direito de fazê-lo. E, como não há “pensar certo” distanciado de princípios éticos, e considerando que mudar é uma possibilidade e um direito, cabe a quem muda o “pensar certo”.

Nesse sentido, para Paulo Freire, o “pensar certo” é ser:

 

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