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Foram encontradas 120 questões.

1605917 Ano: 2008
Disciplina: Sociologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
No que concerne ao conceito de comunidades imaginadas, julgue os próximos itens.

Uma nação pode ser considerada uma comunidade imaginada porque nem mesmo os membros das menores nações conhecerão a maioria de seus compatriotas nem os encontrarão ou ouvirão falar deles em algum momento de suas vidas, apesar de estar viva a imagem de sua comunhão na mente de cada um desses membros.

 

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1605916 Ano: 2008
Disciplina: Sociologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
No que concerne ao conceito de comunidades imaginadas, julgue os próximos itens.

O termo comunidade imaginada define um grupo de divindades cultuadas por um mesmo grupo ou subgrupo étnico.

 

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1605915 Ano: 2008
Disciplina: Sociologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
No que concerne ao conceito de comunidades imaginadas, julgue os próximos itens.

Trata-se de um corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo.

 

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1605914 Ano: 2008
Disciplina: Sociologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES
No que concerne ao conceito de comunidades imaginadas, julgue os próximos itens.

Elementos que podem ser encontrados em qualquer comunidade imaginada são os traços de hereditariedade e a relação desta com a herança comum do grupo.

 

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1605913 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605913-1

Para Darcy Ribeiro, a expansão extrativista e agropastoril da sociedade nacional, com seus diferentes impactos sobre as populações indígenas, trouxe a perda de terras associada a doenças e à imposição de novas formas de organização. Como resultado, houve a transformação dessas populações em índios genéricos, despidos de suas identidades originais.
 

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1605912 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605912-1

Na medida em que as fronteiras nacionais alcançam espaços antes ocupados apenas por povos autóctones, os membros desses povos são paulatinamente incorporados pela sociedade nacional. Isso significa dizer que a tendência geral é o desaparecimento completo de grupos que se auto- identificam como grupos culturalmente diferenciados da sociedade nacional, de modo que, em um futuro não muito distante, a classificação do povo brasileiro em grupos rurais e urbanos será suficiente para identificar as diferenças culturais.
 

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1605911 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605911-1

Antropólogos brasileiros que pesquisam grupos com as características mencionadas no texto substituíram a noção de aculturação pela de etnogênese, com o intuito de serem visualizadas não mais as perdas culturais sofridas, mas as características sui generis subjacentes ao surgimento dessas novas identidades étnicas e de grupos definidos segundo essas identidades.
 

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1605910 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605910-1

Para dar conta dessa problemática, João Pacheco de Oliveira propôs uma etnologia dos "índios misturados", cuja idéia central é a compreensão do processo pelo qual sucessivas intervenções políticas na gestão do território nacional deram margem ao surgimento de coletividades organizadas, dotadas de mecanismos de tomada de decisão e representação, e que consolidaram identidades próprias resultantes de reestruturações nas suas formas culturais.
 

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1605909 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605909-1

Para Manuela Carneiro da Cunha, muitos grupos indígenas, sobretudo os de contato mais antigo com a população neobrasileira, foram induzidos a se expressar por meio de línguas exógenas, o que interferiu em suas crenças, seus costumes matrimoniais, sua organização política, sua tecnologia e seus hábitos alimentares, estes já afetados pela diminuição dos territórios de caça e pesca. A resistência indígena manifestou-se, porém, no apego a alguns traços culturais que, enfatizados, preservaram a identidade do grupo como processo recorrente de afirmação étnica.
 

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1605908 Ano: 2008
Disciplina: Antropologia
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Pref. Vitória-ES

Enunciado 1605908-1

Eduardo Viveiros de Castro é o antropólogo considerado como referência para a análise da problemática descrita no texto.
 

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