Magna Concursos

Foram encontradas 160 questões.

1921232 Ano: 2019
Disciplina: Direito Civil
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS

No que diz respeito ao processo decisório administrativo, considerada a segurança jurídica e a aplicação do Direito Público, assinale a alternativa correta.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1921231 Ano: 2019
Disciplina: Direito Administrativo
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
Acerca da organização das agências reguladoras, prevista na Lei nº 13.848/2019, analise as seguintes assertivas:
I. A natureza especial das agências reguladoras compreende a sua autonomia funcional, administrativa e a subordinação hierárquica aos órgãos setoriais da administração pública direta.
II. A autonomia administrativa das agências reguladoras inclui a competência para celebrar contratos administrativos e prorrogar contratos em vigor relativos a atividades de custeio, independentemente do valor.
III. As agências reguladoras devem adotar práticas de gestão de riscos e de controle interno e elaborar e divulgar programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção.
Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1921230 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
Assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico levaria à formação de palavra existente em Língua Portuguesa e pertencente à mesma classe gramatical da palavra originalmente acentuada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1921229 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
Considerando o Acordo Ortográfico vigente, assinale a alternativa na qual o emprego do hífen esteja INCORRETO.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1893234 Ano: 2019
Disciplina: Legislação Tributária Municipal
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
A Lei Complementar Municipal nº 07/1973 prescreve que a existência de estabelecimento prestador, para fins do ISSQN, é indicada pela presença de um ou mais de alguns elementos. Dessa forma, analise as assertivas a abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Inscrição nos órgãos previdenciários.
II. Estrutura organizacional ou administrativa.
III. Indicação como domicílio fiscal para efeito de outros tributos.
IV. Manutenção de pessoal, material, máquinas, instrumentos e equipamentos necessários à execução dos serviços.
V. Permanência ou ânimo de permanecer no local, para a exploração econômica de atividade de prestação de serviços, exteriorizada por meio de indicação de endereço em impressos, formulários ou correspondência, contrato de locação de imóvel, propaganda ou publicidade, ou em contas telefônicas, de energia elétrica ou de água, em nome do prestador, seu representante ou preposto.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1893217 Ano: 2019
Disciplina: Direito Tributário
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
Assinale a alternativa correta quanto à responsabilidade por infrações.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1893133 Ano: 2019
Disciplina: Legislação Tributária Federal
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à regra geral do ISSQN, sabendo que ele é devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas seguintes hipóteses, quando será devido no local:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1762566 Ano: 2019
Disciplina: TI - Segurança da Informação
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
A questão baseia-na Figura 1, que mostra uma notícia da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), publicada dia 19 de setembro de 2019, disponível no seguinte endereço eletrônico http://www.ebc.com.br/institucional/sala-de-imprensa/noticias/2019/11/ebc-ganha-nova-identidade-visual-1. Segundo a Agência Brasil, a Polícia Federal deflagrou, no dia 19 de setembro de 2019, a 2ª fase da Operação Spoofing, que investiga a invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades e a prática de crimes cibernéticos.
Enunciado 3249688-1
Figura 1 – Notícia da Agência Brasil
A Figura 1 apresenta notícia a respeito da 2ª fase da Operação Spoofing, na qual os policiais federais cumpriram dois mandados de prisão temporária e outros de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas à organização criminosa investigada. Os criminosos invadiram os celulares de autoridades, tendo acessado e tomado conhecimento de informações, muito delas sensíveis, sem autorização dos respectivos proprietários. Nesse caso, é correto afirmar que o seguinte princípio básico da Segurança da Informação foi violado:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1762546 Ano: 2019
Disciplina: Legislação Tributária Municipal
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto a quem será solidariamente responsável com o contribuinte pelo recolhimento integral do ISSQN.
( ) O tomador de serviço que não revista a condição de pessoa jurídica, pelos serviços de vigilância, segurança ou monitoramento de bens, sempre que prestados por pessoa jurídica sediada fora do município de Porto Alegre sem a comprovação do pagamento do imposto devido.
( ) O tomador de qualquer serviço tributado em Porto Alegre, prestado por pessoa física sem o fornecimento do respectivo documento fiscal.
( ) O tomador de serviços de cessão de andaimes, sempre que prestado por pessoa jurídica sediada em Porto Alegre, sem a comprovação do pagamento do imposto devido.
( ) A entidade proprietária da casa de espetáculos, quando o promotor do espetáculo não tiver inscrição no Cadastro Fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda ou não houver solicitado a liberação prévia do evento.
( ) O tomador de serviços de fornecimento de mão de obra, sempre que prestado por pessoa jurídica sediada em Porto Alegre, sem a comprovação do pagamento do imposto devido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1686436 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Porto Alegre-RS
A questão refere-se ao texto abaixo.
O Homem que decompôs a Bossa Nova
Por Vladimir Safatle
Havia aquilo que fazia da trajetória de João Gilberto algo profundamente singular. Pois poderíamos falar simplesmente de sua posição como um dos “criadores” da bossa-nova, certamente um dos momentos maiores da forma-canção brasileira. Seu hibridismo que articulava o centro e a periferia, a pulsação do samba e os trabalhos harmônicos que podiam ir do jazz até lembranças das harmonias não funcionais de Debussy era a forma musical própria a um país que se acreditava destinado a produzir novas conciliações em um ritmo no qual os conflitos acabavam por se dissolver em uma inesperada acomodação.
Estávamos no final dos anos cinquenta do século passado e as travas que pareciam impor ao país suas paralisias seculares enfim estavam presumidamente a ponto de se dissolver. Sim, havia algo de utopia naquela música e seria necessário ouvi-la escutando também a utopia do tempo histórico que ela expressa. Se, do ponto de vista arquitetônico, o Brasil mostrara sua carga utópica através da instauração geométrica da conquista de seu próprio interior, isso através de um sonho modernista que redundara em Brasília e suas misturas de árvores distorcidas do cerrado e curvas de concreto armado, havia a versão musical dessa carga utópica, e ela se encontrava na bossa-nova.
A fragilidade das vozes de seus cantores e cantoras, seus tons anasalados, tão característicos do canto de João Gilberto, tinham algo da ironia de quem parece vencer o intransponível através de um menor esforço. De quem venceria as clivagens do país um pouco no tom que encontramos em “Pra que discutir com madame”, ou seja, zombando dos limites que procuravam nos impor. Essa música só poderia mesmo vir de um país que, por um momento, parecia acreditar em sua capacidade de saltar por cima do atraso e de abraçar seu destino de espaço de hibridação contínua das formas.
Mas essa não foi a história do Brasil, e não haveria momento mais sintomático do falecimento de João Gilberto do que agora. É como se sua música ficasse como uma promessa não realizada que nos lembra de algo que queríamos, mas que não conseguimos ser. Só que há algo mais que impressiona em João Gilberto e isso pode nos ser precioso agora. Algo que nos lembra de movimentos raros, que só encontramos em verdadeiros atos de criação.
Toda criação traz em si mesma o princípio de sua própria decomposição. Mais do que o criador da bossa-nova, João Gilberto foi seu desconstrutor. Todo criador real luta contra as próprias formas que ele produz, cria falhas nos edifícios que levanta. Este João Gilberto desconstrutor é ainda mais impressionante do que o criador. Lembrem, por exemplo, de sua “versão” de "You do something to me", de Cole Porter. Raros foram os momentos em que a música popular conseguiu unir, de forma tão irônica, sutileza e anarquia. As marcações de ritmo estão “fora do tempo”, assim como o canto está em uma relação completamente anárquica com o tempo, atravessando, atrasando e acelerando. As síncopes abundam, pervertendo sistematicamente a lógica dos tempos forte e fraco. De certa forma, tudo está “fora do lugar” nessa versão, mas como se uma prova maior de inteligência consistisse em tirar as coisas do lugar e ainda permitir à forma produzir relações e “funcionar”.
Este João Gilberto era alguém que não podia se aquietar com as estruturas que ele mesmo criou, que parecia precisar complexificar cada vez mais o que tendia a se tornar, novamente, regular. Lembremos dele neste momento triste no qual um país vê ir embora um grande criador.
Texto adaptado. Disponível em: https://epoca.globo.com/
Considerando os aspectos relativos à regência verbal, assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade de reescrita do trecho a seguir, de maneira correta, sem que haja prejuízo da correção gramatical:
“que nos lembra de algo que queríamos” .
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas