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TEXTO para a questão

o Dedo de Deus, o dedo do alemão e o dedo do

brasileiro

Manuel Bandeira

É uma tecla muito batida pelos que procuram estudar o caráter dos brasileiros, o gosto que estes revelam pela improvisação em todos os ramos da atividade. A cada passo, se verifica o pendor deles para as tarefas improvisadas, de que não raro se saem com brilho e galhardia. Isso de se preparar longa e pacientemente para resolver os problemas próprios a uma certa especialidade, não vai muito com eles. Improvisam-se os nossos sociólogos, improvisam-se os nossos estadistas, improvisam-se os nossos linguistas.

Os nossos grandes poetas podem se contar pelos dedos, e nenhum tivemos até hoje capaz de uma destas obras de fôlego, como a Divina comédia, o Fausto ou os Lusíadas, onde, escolhido o tema capital, o seu autor põe ao lado das ideias mestras da cultura do seu tempo, toda a sua inteligência e toda a sua sensibilidade. Agora abancai ao zinco de um bar em dias de Carnaval e aparecendo um violão, vereis com que facilidade o malandro mais desprovido de letras inventa um despotismo de quadrinhas de desafio ou de embolada. Isso na cidade. No sertão, então, nem se fala. Para os matutos do Nordeste, “poeta” só é o sujeito capaz de improvisar na boca da viola. Não sei quem foi o literato que de uma feita recitou para uns cantadores do sertão algumas poesias de Bilac. Os homens ouviram calados, mas depois indagaram se Bilac era “poeta” mesmo.

- Como poeta mesmo?

- Nós queremo sabê se ele é capaz mêmo de improvisá na viola...

BANDEIRA, Manuel. Crônicas inéditas II, 1930-1944. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 16. (fragmento adaptado).

Sobre a fala do cantador do sertão, extraída da crônica de Manuel Bandeira, analise as afirmativas a seguir.

I. A fala do cantador do sertão evidencia a idade do locutor, ainda muito jovem.

II. As palavras “sabê” e “improvisá” foram registradas seguindo a mesma regra de omissão da marca do infinitivo verbal.

III. O registro linguístico, que representa o modo de falar do nordestino, foi usado por Manuel Bandeira para desprestigiar as pessoas dessa região.

IV. No registro “- Nós queremo sabê se ele é capaz mêmo de improvisá na viola...”, há marcas de variação linguística baseadas na oralidade, na região e no nível de escolaridade do locutor.

Está correto apenas o que se afirma em

 

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O proprietário de um sítio de 40.000 m2 contratou um trabalhador para instalar uma cerca por todo o perímetro desse sítio, cujo formato é exatamente um quadrado. No primeiro dia de trabalho, foram instalados 80 m de cerca. Com a intenção de que o trabalho fosse concluído em tempo menor, esse proprietário contratou um segundo trabalhador, com a mesma eficiência do primeiro, para juntos concluírem a instalação da cerca.

O tempo gasto pelos dois trabalhadores, em dias, para concluírem o restante do trabalho, juntos, é

 

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TEXTO para a questão

o Dedo de Deus, o dedo do alemão e o dedo do

brasileiro

Manuel Bandeira

É uma tecla muito batida pelos que procuram estudar o caráter dos brasileiros, o gosto que estes revelam pela improvisação em todos os ramos da atividade. A cada passo, se verifica o pendor deles para as tarefas improvisadas, de que não raro se saem com brilho e galhardia. Isso de se preparar longa e pacientemente para resolver os problemas próprios a uma certa especialidade, não vai muito com eles. Improvisam-se os nossos sociólogos, improvisam-se os nossos estadistas, improvisam-se os nossos linguistas.

Os nossos grandes poetas podem se contar pelos dedos(A), e nenhum tivemos até hoje capaz de uma destas obras de fôlego, como a Divina comédia, o Fausto ou os Lusíadas, onde, escolhido o tema capital, o seu autor põe ao lado das ideias mestras da cultura do seu tempo, toda a sua inteligência e toda a sua sensibilidade. Agora abancai ao zinco de um bar em dias de Carnaval e aparecendo um violão, vereis com que facilidade o malandro mais desprovido de letras inventa um despotismo de quadrinhas de desafio ou de embolada. Isso na cidade. No sertão, então, nem se fala. Para os matutos do Nordeste(B), “poeta” só é o sujeito capaz de improvisar na boca da viola. Não sei quem foi o literato que de uma feita recitou para uns cantadores do sertão algumas poesias de Bilac. Os homens ouviram calados, mas depois indagaram se Bilac era “poeta” mesmo.(C)

- Como poeta mesmo?

- Nós queremo sabê se ele é capaz mêmo de improvisá na viola(D)...

BANDEIRA, Manuel. Crônicas inéditas II, 1930-1944. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 16. (fragmento adaptado).

Manuel Bandeira apresenta um julgamento de valor à produção literária nordestina no seguinte fragmento do texto:

 

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Sobre o Estatuto dos Servidores Públicos de Ponte Nova, é correto afirmar que

 

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De acordo com a Lei Municipal nº 2.902/2006, poderá o servidor ausentar-se do serviço, sem qualquer prejuízo, por até

 

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Um dos filmes brasileiros de maior bilheteria em 2019, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e estrelado por Sônia Braga, vencedor de prêmios internacionais como o prêmio do Júri no Festival de Cannes e os prêmios de melhor filme dos festivais de Munique e Lima, é o filme

 

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1363368 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FCM
Orgão: Pref. Ponte Nova-MG

No cotidiano da prática pedagógica da educação infantil, tornou-se rotina o preenchimento de fichas e de relatórios sobre dificuldades e progressos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Porém, muitas vezes, o hábito de registrar transformou- se em ato mecânico, uma prática que se repete. (OSTETTO, 2009).

Para o relatório se constituir objeto de reflexão e de avaliação, segundo essa autora, deverá conter

 

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De acordo com a Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 194, a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à

 

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1292717 Ano: 2019
Disciplina: Pedagogia
Banca: FCM
Orgão: Pref. Ponte Nova-MG

Medel (2011) argumenta que, para alcançar melhor aprendizagem com os alunos das turmas de educação infantil, o planejamento deve ser um processo do qual participam o educador e a equipe pedagógica, que tem em conta as contribuições dos alunos, além de resguardar a participação da família.

Para incorporar a família ao processo educativo e potencializar o seu papel formador, o educador deverá

 

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Quatro amigos que possuem, respectivamente, 28, 28, 29 e 32 anos de idade, realizaram alguns cálculos estatísticos envolvendo suas idades. Assim, sobre essas idades, é correto afirmar que a

 

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