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Foram encontradas 40 questões.

2206048 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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TEXTO 1:
“Historiador e crítico de renome internacional, especialista na arte dos séculos XVI e XVII, Claudio Strinati reflete sobre arte e cultura contemporânea (...).
Revista Carta Capital: Essas considerações são convincentes, mas o juízo de valor é sempre legítimo. Tem valor quem vende caveiras com diamantes ou estátuas de cachorros de aço a peso de ouro?
Carlos Strinati: Você quer me dizer que Damien Hirst é uma porcaria. Feitos os esclarecimentos acima, eu não tenho nenhuma dificuldade em concordar e afirmar que ele não é um grande artista, mas com isso não demonstramos nada, porque sempre vão existir outros com opiniões diferentes da nossa. O juízo sobre a obra de arte é muito difícil: o que hoje pode parecer banal poderá, dentro de 500 anos, parecer interessante, e vice-versa. De qualquer forma, o Hirst conseguiu um objetivo: estamos falando dele. No mundo de hoje, como no passado, isso é fundamental.”
(“A arte contemporânea não existe” – Revista
Carta Capital – disponível em https://www.cartacapital.com.br/revista/813/a-arte-contemporanea-nao-existe-8249.html)
TEXTO 2:
“Artistas quebram regras e costumes; críticos e curadores posam como gente sofisticada capaz de entender significados ocultos às pessoas comuns; jornalistas tratam de ampliar a importância que esse pequeno mundo dá a si próprio. Em comum, artistas, críticos e jornalistas de arte rejeitam o gosto e os gêneros populares como expressões corrompidas, sentimentais e simplórias.”
(“Como a transgressão se tornou um clichê da arte contemporânea” – Gazeta do Povo – disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/politicamente-incorreto/2017/09/29/como-transgressao-se-tornou-um-cliche-da-arte-contemporanea)
Os trechos dados abordam a arte contemporânea e suas idiossincrasias. Deles, conclui-se que:
 

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2206040 Ano: 2018
Disciplina: Pedagogia
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“Se uma pessoa ensina durante trinta anos, ela não faz simplesmente alguma coisa, ela faz também alguma coisa de si mesma: sua identidade carrega as marcas de sua própria atividade, e uma boa parte de sua existência é caracterizada por sua atuação profissional. Em suma, com o passar do tempo, ela vai tornando – aos seus próprios olhos e aos olhos dos outros – um professor, com sua cultura, seu ethos, suas ideias, suas funções, seus interesses, etc.”
(TARDIF, Maurice. Saberes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, p. 56)
De acordo com trecho dado acima, é CORRETO dizer que:
 

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Leia o texto a seguir e responda à questão:
A Europa se fixa em Asimov para regular as máquinas autônomas
O acidente de um carro autônomo da Uber em 19 de março, com o atropelamento e morte de um pedestre que cruzava a rua empurrando sua bicicleta em Tempe (Arizona, EUA), voltou a trazer à tona uma questão crucial sobre os robôs: a responsabilidade. A União Europeia quer antecipar-se a um futuro próximo, no qual as máquinas terão um peso fundamental nos acontecimentos, não só trágicos, mas também sociais, econômicos e políticos.
O Parlamento Europeu, em suas recomendações à Comissão para que regulamente o direito civil sobre a robótica, estabeleceu algumas premissas básicas colocadas já em meados do século passado por Isaac Asimov, o visionário cientista de origem russa, que faleceu em Nova York em 1992:
1. Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por inação, este sofra danos
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
(Trecho. Raúl Limón. El País Brasil. 4 de maio de 2018.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/tecnologia/1524562104_998276.html)
A respeito dos verbos destacados a seguir, considerando a construção da oração em que se encontram, assinale a alternativa CORRETA.
1. Um robô não CAUSARÁ danos a um ser humano nem PERMITIRÁ que, por inação, este sofra danos.
2. Um robô OBEDECERÁ às ordens que receber de um ser humano.
3. Um robô PROTEGERÁ sua própria existência.
 

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Leia o texto a seguir e responda à questão:
A Europa se fixa em Asimov para regular as máquinas autônomas
O acidente de um carro autônomo da Uber em 19 de março, com o atropelamento e morte de um pedestre que cruzava a rua empurrando sua bicicleta em Tempe (Arizona, EUA), voltou a trazer à tona uma questão crucial sobre os robôs: a responsabilidade. A União Europeia quer antecipar-se a um futuro próximo, no qual as máquinas terão um peso fundamental nos acontecimentos, não só trágicos, mas também sociais, econômicos e políticos.
O Parlamento Europeu, em suas recomendações à Comissão para que regulamente o direito civil sobre a robótica, estabeleceu algumas premissas básicas colocadas já em meados do século passado por Isaac Asimov, o visionário cientista de origem russa, que faleceu em Nova York em 1992:
1. Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por inação, este sofra danos
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
(Trecho. Raúl Limón. El País Brasil. 4 de maio de 2018.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/tecnologia/1524562104_998276.html)
O texto acima tem como objetivo:
 

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2205874 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“É uma arte urbana, e não só porque descobre a qualidade paisagística da cidade e traz a pintura de volta do campo para a cidade, mas porque vê o mundo através dos olhos do cidadão e reage às impressões externas com os nervos tensos do moderno homem técnico. É um estilo urbano porque descreve a mutabilidade, o ritmo nervoso, as impressões súbitas, intensas mas sempre efêmeras da vida citadina. E justamente como tal é que implica uma expansão enorme da percepção sensorial, um novo aguçamento da sensibilidade, uma nova irritabilidade, e, com o gótico e o romantismo, significa um dos mais importantes pontos de mutação na história da arte ocidental.”
(HAUSER. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 898)
A passagem dada retrata as características de qual movimento artístico que se desenvolveu a partir da segunda metade do século XIX?
 

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2205859 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“O grande problema enfrentado pela dança e pelas outras linguagens consiste na predominância ainda do ensino das artes visuais. O paradigma do ensino de arte vinculado às artes visuais vem se mantendo há bastante tempo no ensino, e o próprio termo arte vincula-se frequentemente ao universo do desenho, da pintura, da escultura, etc. Quando se estuda história da arte, poucas referências são feitas às outras linguagens.”
(STRAZZACAPA e MORANDI. Entre a arte e a docência: a formação do artista de dança. São Paulo: Papirus, 2006, p. 78)
A partir da leitura o trecho dado, é CORRETO afirmar que:
I. Ainda que haja gradativamente poucas mudanças, a dança nunca esteve incluída como conteúdo específico no currículo escolar, sendo relegada basicamente a festividades escolares.
II. Ao contrário do desenho, por exemplo, a dança não apresenta um caráter utilitário, característica principal da educação vigente no Brasil.
III. Sendo a escola primordialmente utilitária, não é de interesse das classes dominantes a liberdade proposta pela dança, mas, sim, manter os corpos “dóceis e civilizados”, como foi observado por Foucault em “Vigiar e Punir”.
 

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Desejando medir a altura de um prédio, um homem de um ponto A, a partir do solo, consegue enxergar o topo do prédio conforme um ângulo de 30° e ao se aproximar horizontalmente 14 metros do prédio, também a partir do solo, consegue ver o topo do prédio conforme um ângulo de 45°. A altura do prédio é igual a: (adote tg 30° = 0,6).
 

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Considerando o MS Excel 2013 a coluna B7 possui a seguinte expressão: =SOMA(MED(A1;C1;B2)*C2).
Utilizando a tabela abaixo qual é o resultado impresso na coluna B7?
Enunciado 2601822-1
 

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Configurando um Endereço IP, qual é o protocolo de internet que suporta no máximo 32bits nesta configuração?
Questão Anulada

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Qual das Alternativas abaixo contém apenas memórias NÃO voláteis?
Questão Anulada

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