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Leia o texto a seguir e responda à questão:
A Europa se fixa em Asimov para regular as máquinas autônomas
O acidente de um carro autônomo da Uber em 19 de março, com o atropelamento e morte de um pedestre que cruzava a rua empurrando sua bicicleta em Tempe (Arizona, EUA), voltou a trazer à tona uma questão crucial sobre os robôs: a responsabilidade. A União Europeia quer antecipar-se a um futuro próximo, no qual as máquinas terão um peso fundamental nos acontecimentos, não só trágicos, mas também sociais, econômicos e políticos.
O Parlamento Europeu, em suas recomendações à Comissão para que regulamente o direito civil sobre a robótica, estabeleceu algumas premissas básicas colocadas já em meados do século passado por Isaac Asimov, o visionário cientista de origem russa, que faleceu em Nova York em 1992:
1. Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por inação, este sofra danos
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
(Trecho. Raúl Limón. El País Brasil. 4 de maio de 2018.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/tecnologia/1524562104_998276.html)
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos sinais de pontuação do trecho destacado acima.
 

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Leia o texto a seguir e responda à questão:
A Europa se fixa em Asimov para regular as máquinas autônomas
O acidente de um carro autônomo da Uber em 19 de março, com o atropelamento e morte de um pedestre que cruzava a rua empurrando sua bicicleta em Tempe (Arizona, EUA), voltou a trazer à tona uma questão crucial sobre os robôs: a responsabilidade. A União Europeia quer antecipar-se a um futuro próximo, no qual as máquinas terão um peso fundamental nos acontecimentos, não só trágicos, mas também sociais, econômicos e políticos.
O Parlamento Europeu, em suas recomendações à Comissão para que regulamente o direito civil sobre a robótica, estabeleceu algumas premissas básicas colocadas já em meados do século passado por Isaac Asimov, o visionário cientista de origem russa, que faleceu em Nova York em 1992:
1. Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por inação, este sofra danos
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
(Trecho. Raúl Limón. El País Brasil. 4 de maio de 2018.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/tecnologia/1524562104_998276.html)
“Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por INAÇÃO, este sofra danos”
Assinale a alternativa que contém uma palavra que pode substituir a que está destacada sem prejuízo para a coerência da afirmação.
 

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2206379 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“Em toda parte, o capitalismo de consumo se faz empreendedor artístico, empresário de uma inovação cultural destinada à distração das grandes massas. Arte, animação, lazer, ambiência, marketing, tudo se mistura e se interpenetra permanentemente, dando à própria noção de cultura e de arte uma extensão e uma definição novas: não mais o território patrimonial da alta cultura clássica, mas uma hipercultura de objetivo mercantil baseada nos recursos do espetáculo e do divertimento generalizados.”
(LIPOVETSKY e SEROY. A estetização do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2015)
A partir da leitura do trecho dado, é CORRETO afirmar que:
 

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2206335 Ano: 2018
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“A releitura dos “Bichos”, esculturas de Lygia Clark, em performance do bailarino Wagner Schwartz, virou um bicho de sete cabeças nesta sexta (29/08). Foi o quarto evento artístico a gerar protestos conservadores, sequência iniciada com o cancelamento, em 10/9/2017, da exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre.
A confusão em torno de “La Bête”, a performance, começou com a publicação de um vídeo na internet: a imagem mostra o intérprete e coreógrafo nu, deitado. Uma criança vai até ele e toca em seu pé e em seu tornozelo.
Foi o suficiente para despertar manifestações contra o suposto incentivo à pedofilia. Uma petição on-line reunia, até a conclusão desta edição, mais de 81 mil assinaturas pelo fechamento do MAM.
Ações similares aconteceram no caso da mostra “Queermuseu” e da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que teve sessão no Sesc Jundiaí cancelada por liminar porque mostrava uma versão transexual de Cristo.”
(“Criança em performance com nudez provoca mostras de ódio e amor à arte” – Folha de S. Paulo, 03/10/2017 – disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/10/1923798-crianca-em-performance-com-nudez-provoca-mostras-de-odio-e-amor-a-arte.shtml)
O trecho trata de duas formas de expressão artística, a performance e o teatro, que dependem diretamente do corpo em interação visual e/ou física com o público. Em um dos casos, a abordagem é do corpo nu. No outro, do transgênero. Fatos como os demonstrados na reportagem:
 

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Qual a definição do Protocolo ARP?
 

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2206314 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“A configuração dos diversos aspectos que compõem o tempo escolar se faz por diferentes instâncias: aspectos sociais, culturais e econômicos, normas, inspeção, discursos pedagógicos que vão ao encontro ou não das representações sociais, dos professores e dos pais. Tal processo de construção dependeu de uma série de conquistas e aquisições, além de solicitações e lutas. Assim, é fruto de uma dinâmica constante de relações de poder entre os vários grupos nem sempre com as mesmas representações do universo educativo nem tampouco com os mesmos objetivos.”
(GALEGO e SILVA. A gestão do tempo e
do espaço da escola. Banco de Disciplinas da USP disponível em https://edisciplinas.usp.br)
A partir do texto dado, conclui-se que o tempo escolar:
 

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2206259 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“Ao brincar com uma boneca, por exemplo, pode imitar a forma como é alimentada, como é acalentada, mas não deixa de tratar a boneca como boneca (...). Da mesma forma, a criança é capaz de imitar o preparo de uma comida, mas não representa o papel de cozinheira, há apenas a imitação das ações externas do adulto; além de não ser capaz, também, de substituir objetos por outros que os simbolizem - não faz de uma pedra um carrinho, por exemplo.”
(BISSOLI, M. Educação e desenvolvimento da personalidade da criança: contribuições da teoria histórico-cultural. Tese de doutorado. Unesp, 2005)
O fragmento dado trata de que fase do desenvolvimento da criança?
 

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2206250 Ano: 2018
Disciplina: Educação Artística
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“Na Igreja, o motete [ou moteto] se transforma em:
- Cantata: litúrgico protestante, estilo dramático dialogado;
- Madrigal: obra dramático-musical sem teatro onde a ação é cantada;
- Cantata profana e Ária: para voz e acompanhamento musical.
Juntos, o madrigal com a cantata profana e a ária vão formar a ópera. É um paganismo lírico, um novo conceito do drama em música.”
(FREDERICO, E. Música: uma breve história. São Paulo: Vitalle, 2000, p. 75)
O texto dado faz referência a que período da história da música?
 

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Um maratonista percorre, treinando intensivamente, 200 km em 5 dias, correndo 4 horas por dia. Mantendo o mesmo ritmo, o número de dias necessários para percorrer 360 km, correndo 6 horas por dia, é de:
 

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2206100 Ano: 2018
Disciplina: Artes Cênicas
Banca: FAUEL
Orgão: Pref. Maringá-PR
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“Significou, para o escritor de teatro, o fim desses sonhos de grandeza, o retorno ao rebanho e ao senso comum. Ele se reconhece como um homem entre os outros homens, alguém interessado na vida em sociedade, não nas escapadas ao infinito de alguns seres bafejados pela poesia. Victor Hugo, em 1830, legislava para o gênio. Alexandre DumasFilho, em 1860, pensa no bom cidadão - na prática, o burguês, que nem assume ares superiores de aristocrata, nem possui a curteza de vista do povo. O tema da liberdade, primeiro para as nações, depois para os indivíduos, cede lugar à ideia burguesa de ordem, de disciplina social.”
(PRADO, D. A. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 1999, p. 78)
O trecho dado faz referência a que movimento artístico no teatro?
 

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