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Até a pós-modernidade, a ideia de arte era calcada em um sistema autônomo, derivado entre o sujeito criador e o objeto criado. A contemporaneidade traz uma nova perspectiva de arte não como saber normatizado, expressão interior ou linguagem, mas enquanto fato cultural. A arte agora cabe dentro de uma cultura que se comporta como rede de significados, heterogeneidade e contradições.
(UNESP. Ensino de Arte no Brasil:
aspectos históricos e metodológicos. Acervo Digital Unesp, 2011, p. 48)
Dentro desta perspectiva de arte contemporânea como saber culturalmente dinâmico, três fatores foram fundamentais para formar esta atual concepção.
Assinale a alternativa CORRETA:
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Se o currículo é a organização do conhecimento escolar, é INCORRETO dizer que o currículo da escola pública:
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O cone circular é considerado reto quando a projeção ortogonal do vértice sobre o plano da base é o ponto central da base. A altura de um cone circular reto mede o dobro da medida do raio da base e o comprimento da circunferência dessa base é 20π cm, então o volume desse cone é: (adote π = 3).
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Três gerentes de uma grande rede de hotéis no Brasil foram premiados com uma viagem internacional. Um gerente trabalha em Curitiba, outro em Maringá e o outro em Foz do Iguaçu. Um deles se chama Carlos, o outro Manoel e o outro Jairo. Sabe-se que cada um fará uma viagem a um continente diferente, um vai à Europa, o outro à Ásia e o outro à Oceania.
Os gerentes deram as seguintes informações:
O que trabalha em Curitiba não vai à Ásia e nem à Oceania.
O que trabalha em Maringá não se chama Manoel e nem Jairo.
O que trabalha em Maringá não se chama Manoel e nem Jairo.
O que trabalha em Foz do Iguaçu e o Manoel não vão à Ásia.
De acordo com essas informações podemos concluir que:
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Leia o texto a seguir e responda à questão:
A Europa se fixa em Asimov para regular as máquinas autônomas
O acidente de um carro autônomo da Uber em 19 de março, com o atropelamento e morte de um pedestre que cruzava a rua empurrando sua bicicleta em Tempe (Arizona, EUA), voltou a trazer à tona uma questão crucial sobre os robôs: a responsabilidade. A União Europeia quer antecipar-se a um futuro próximo, no qual as máquinas terão um peso fundamental nos acontecimentos, não só trágicos, mas também sociais, econômicos e políticos.
O Parlamento Europeu, em suas recomendações à Comissão para que regulamente o direito civil sobre a robótica, estabeleceu algumas premissas básicas colocadas já em meados do século passado por Isaac Asimov, o visionário cientista de origem russa, que faleceu em Nova York em 1992:
1. Um robô não causará danos a um ser humano nem permitirá que, por inação, este sofra danos
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
2. Um robô obedecerá às ordens que receber de um ser humano, a não ser que as ordens entrem em conflito com a primeira lei
3. Um robô protegerá sua própria existência na medida em que dita proteção não entre em conflito com as leis primeira e segunda.
Estas leis se resumem em uma denominada 0: “Um robô não causará danos à humanidade nem permitirá que, por inação, esta sofra danos”.
(Trecho. Raúl Limón. El País Brasil. 4 de maio de 2018.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/24/tecnologia/1524562104_998276.html)
Assinale a alternativa em que ambas as palavras são acentuadas conforme a mesma regra.
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Relacione a primeira coluna com a segunda, que listam, respectivamente, movimentos artísticos e seus representantes:
I. Expressionismo Abstrato
II. Pop-Art
III. Cubismo
IV. Minimalismo
V. Futurismo
II. Pop-Art
III. Cubismo
IV. Minimalismo
V. Futurismo
A. Roy Lichtenstein
B. Umberto Boccioni
C. Donald Judd
D. Jackson Pollock
E. Georges Braque
B. Umberto Boccioni
C. Donald Judd
D. Jackson Pollock
E. Georges Braque
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“O currículo não é um instrumento neutro. O currículo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios. A determinação do conhecimento escolar, portanto, implica uma análise interpretativa e crítica, tanto da cultura dominante, quanto da cultura popular.”
(VEIGA, Ilma (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995, p. 28)
Dado o trecho acima, conclui-se que:
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Fazem parte dos elementos didáticos:
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Jean Piaget definiu as etapas do desenvolvimento cognitivo em:
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Caminhos do desenvolvimento – comportamentos que evidenciam o desenvolvimento das habilidades sociais:
Fase I – vê adultos como objeto de interesse e procura por eles para brincar; sorri ou usa a voz para começar interações sociais; sabe de antemão quando será erguido e alimentado e move o corpo para colaborar.
Fase II – consegue que outras pessoas façam coisas pelo prazer dele, como buscar brinquedos e ler livros; evidenciam interesse pronunciado por seus pares; indicam sólida noção de si mesmos por meio de imposições.
Fase III – começa a ver os benefícios da cooperação; identifica-se com crianças da mesma idade ou sexo; demonstra preocupação empática com os outros.
(GONZALEZ-MENA e EYER. Porto Alegre: AMGH Ed., 2014, p. 246)
A adaptação acima é de um texto referente ao comportamento dos primeiros anos da criança. As fases I, II e III fazem referência, respectivamente a:
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