Foram encontradas 60 questões.
No navegador Mozilla Firefox, versão atualizada para computador, a presença de um botão na barra de endereços, localizado à esquerda do endereço web, identificado por um cadeado sem triângulo de alerta nem cortado por uma barra vermelha, indica que o(a):
Provas
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um software de compressão de arquivos.
Provas
A negação da proposição conjuntiva “Davi não é filho de João e não é neto de Agostinho” é:
Provas
Em um grupo de 120 adolescentes, apenas 10 não utilizam diariamente as redes sociais, 80 utilizam diariamente o mesmo aplicativo para envio de mensagens, e 75 utilizam o aplicativo da mesma empresa para publicação de fotos e vídeos. Com base nessas informações, é possível e correto concluir que:
Provas
Assinale a alternativa que apresenta uma proposição lógica.
Provas
Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu
Por Claudia Tajes
- Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
- aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
- trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
- me informando de todos os passos dela.
- Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
- Maria Claudete foi na loja tal.
- Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
- No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
- Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
- A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
- e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
- e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
- mensagem: este e-mail já está em uso.
- Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
- Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
- desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
- casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
- aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
- Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
- Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
- chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
- sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
- Maria Claudete foi ao parque.
- Maria Claudete foi compras.
- Maria Claudete foi dançar.
- E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
- está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
- uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
- Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
- Maria Claudete foi ao mercado.
- Maria Claudete foi até a praça.
- Maria Claudete foi rezar.
- Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
- meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
- uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
- Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
- Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
- tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
- saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
- um e-mail zelar.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. A autora parte de uma situação pessoal para desabafar sobre os danos que lhe estão sendo causados por ter tido seu e-mail roubado.
II. Apesar de saber como entrar em contato com Maria Claudete, a autora não tem certeza se deve fazê-lo.
III. A autora preferiu utilizar o caso de seu e-mail para escrever uma crônica em vez de tentar resolver a situação com a empresa de transporte.
Quais estão corretas?
Provas
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Poor Things – Emma Stone transfixes in Lanthimos’s thrilling carnival of oddness
- It may only be the beginning of the year, but it’s hard to imagine that there will be a funnier,
- filthier, or more extravagantly peculiar film this year than Yorgos Lanthimos’s latest picture. To
- describe Poor Things, which is adapted by Tony McNamara from the 1992 novel by Alasdair Gray,
- as creatively uninhibited hardly does justice to the wild, wild ride that this explosively inventive
- picture takes us on. Driven by a courageous and physically committed performance from Emma
- Stone, the film follows her journey as Bella Baxter, at the start of the picture a barely verbal blank
- slate, who embarks on an autodidact voyage of discovery to become the ultimate self-made
- woman.
- Like in the book, the period is impossible to pin down exactly. The story unfolds in a parallel
- past, a gothic, steampunk-infused Victoriana, a world that is distorted by the patriarchal power
- disparities in society. Without giving away the specifics, the picture is a subversive spin on Mary
- Shelley’s Frankenstein, with the role of Bella’s creator and guardian taken by unorthodox genius
- Dr Godwin Baxter (Willem Dafoe). Called “God” by Bella, Godwin bears grotesque scars on his face
- and body resulting from his childhood experience as the subject of his father’s deranged scientific
- curiosity – an experience that failed to stymie his own rather baroque quest for empirical facts.
- When Godwin recruits eager student Max McCandles (Ramy Youssef) to keep a record of Bella’s
- accelerated progress, her grasp of language expands exponentially.
- But Bella’s hunger knowledge and experience is too voracious to be contained the
- walls Godwin’s mansion. She grasps the opportunity offered by caddish lawyer and man
- about-town Duncan Wedderburn (a marvelously hammy Mark Ruffalo) and ventures forth
- London, first to Lisbon, then by steamship to Alexandria, and finally to a Parisian brothel. As Bella’s
- horizons broaden, so the look of the film alters to encompass her experiences. The chapter set
- predominantly in Godwin’s home is black and white, but once Bella ventures forth, the film shifts
- into color. But not just any color – there’s an uncanny, hyperreal quality to the palette that makes
- each frame look like a hand-tinted piece of Victorian postcard erotica.
- It’s an alchemic combination, this continuing collaboration between Lanthimos and Stone, a
- working relationship that started with The Favourite and will continue with another feature film
- project, titled Kinds of Kindness. They unleash in each other an extra level of uninhibited artistic
- daring that must be rooted in an uncommon degree of mutual trust. Nowhere is this more evident
- than in the physicality of Stone’s remarkable performance. Stone’s virtuoso use of her body – the
- way it inhabits space, the way she gradually masters her gangling, string-like limbs, the guilelessly
- open play of emotions in her face – is one of the most crucial elements in our experience of Bella’s
- journey.
- That journey is supported by a deliciously eccentric score by Jerskin Fendrix. An uneasy,
- detuned four-note motif played on flayed violin strings opens the film and returns in various
- incarnations throughout, sounding at one point like a hippo mating with a harmonium. The gradual
- build of intricacy and sophistication in the music brilliantly mirrors Bella’s intellectual growth.
- Bella’s appetite for novelty is reflected in film-making that evokes a similar sense of wonder and
- discovery in the audience. From the quirky flamboyance of Holly Waddington’s costumes to the
- off-kilter production design by Shona Heath and James Price, Poor Things is an endlessly
- fascinating carnival of oddness.
(Available at: www.theguardian.com/film/2024/jan/14/poor-things-review-yorgos-lanthimos-emma-stone-frankenstein – text specially adapted for this test).
Analyze the following sentences below about the excerpt “it’s hard to imagine that there will be a funnier, filthier, or more extravagantly peculiar film this year than Yorgos Lanthimos’s latest picture” (l. 01-02):
I. “Funnier” and “filthier” are both comparative forms of short adjectives.
II. “Extravagantly” is an adverb and should not be used in a comparative structure.
III. “Lastest” is a superlative form.
Which statements are correct?
Provas
Seja p uma proposição lógica qualquer, assinale a alternativa que apresenta uma contingência.
Provas
Dadas as premissas a seguir:
P!$ _1 !$: Muitos artistas são incompreendidos.
P!$ _2 !$: Pessoas incompreendidas são discriminadas.
P!$ _3 !$: Quem sabe jogar futebol não é discriminado.
Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão que torna o argumento válido.
Provas
Para responder às questões 26 a 28, considere a versão Microsoft 365, em sua configuração padrão e em português.
No Microsoft Excel, qual função é utilizada para encontrar itens em uma tabela por linha?
Provas
Caderno Container