Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

3138093 Ano: 2024
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Provas:
Com base na interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao disposto no Art. 2º da Constituição Federal em relação aos poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o legislativo, o executivo e o judiciário, analise as assertivas abaixo:

I. Em respeito ao princípio da separação dos poderes, previsto no Art. 2º da Constituição Federal, quando não caracterizado o desrespeito às normas constitucionais, é defeso ao Poder Judiciário exercer o controle jurisdicional em relação à interpretação do sentido e do alcance de normas meramente regimentais das Casas Legislativas, por se tratar de matéria interna corporis.
II. A intervenção do Poder Judiciário em políticas públicas voltadas à realização de direitos fundamentais, em caso de ausência ou deficiência grave do serviço, viola o princípio da separação dos poderes. A decisão judicial, como regra, em lugar de determinar medidas pontuais, deve apontar as finalidades a serem alcançadas e determinar à Administração Pública que apresente um plano e/ou os meios adequados para alcançar o resultado. No caso de serviços de saúde, o déficit de profissionais pode ser suprido por concurso público ou, por exemplo, pelo remanejamento de recursos humanos e pela contratação de Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
III. Não afronta o princípio da separação dos poderes a anulação judicial de cláusula de contrato de concessão firmado por agência reguladora e prestadora de serviço de telefonia que, em observância aos marcos regulatórios estabelecidos pelo legislador, autoriza a incidência de reajuste de alguns itens tarifários em percentual superior ao do índice inflacionário fixado, quando este não é superado pela média ponderada de todos os itens.

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3138092 Ano: 2024
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Provas:
Com base na interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao disposto no Art. 1º da Constituição Federal em relação aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, analise as assertivas abaixo:

I. A proibição ou restrição da atividade de transporte privado individual por motorista cadastrado em aplicativo é inconstitucional, por violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. No exercício de sua competência para regulamentação e fiscalização do transporte privado individual de passageiros, os Municípios e o Distrito Federal não podem contrariar os parâmetros fixados pelo legislador federal (CF/1988, Art. 22, XI).
II. É lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas, mantida a responsabilidade subsidiária da empresa contratante.
III. O princípio da livre iniciativa, plasmado no Art. 1º, IV, da Constituição, como fundamento da República e reiterado no Art. 170 do texto constitucional, veda a adoção de medidas que, direta ou indiretamente, destinem-se à manutenção artificial de postos de trabalho, em detrimento das reconfigurações de mercado necessárias à inovação e ao desenvolvimento, mormente porque essa providência não é capaz de gerar riqueza para trabalhadores ou consumidores. São inconstitucionais as leis que obrigam supermercados ou similares à prestação de serviços de acondicionamento ou embalagem das compras, por violação ao princípio da livre iniciativa (Art. 1º, IV, e Art. 170 da Constituição).

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3138091 Ano: 2024
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Provas:
Com base na interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao disposto no Art. 1º da Constituição Federal em relação à dignidade da pessoa humana, analise as assertivas abaixo:

I. Os crimes de lesão corporal praticados contra a mulher no âmbito doméstico e familiar são de ação penal pública incondicionada.
II. Os crimes de lesão corporal praticados contra a mulher no âmbito doméstico e familiar são de ação penal pública condicionada.
III. A "escravidão moderna" é mais sutil do que a do século 19, e o cerceamento à liberdade pode decorrer de diversos constrangimentos econômicos e não necessariamente físicos. Priva-se alguém de sua liberdade e de sua dignidade tratando-o como coisa, e não como pessoa humana, o que pode ser feito não só mediante coação, mas também pela violação intensa e persistente de seus direitos básicos, inclusive do direito ao trabalho digno. A violação do direito ao trabalho digno impacta a capacidade da vítima de realizar escolhas segundo a sua livre determinação. Isso também significa "reduzir alguém a condição análoga à de escravo".

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3138090 Ano: 2024
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Provas:
Com base na interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao disposto no Art. 1º da Constituição Federal em relação à dignidade da pessoa humana, analise as assertivas abaixo:

I. Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por discricionariedade do agente, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
II. A falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso, devendo-se observar, nessa hipótese, os parâmetros fixados no RE 641.320/RS.
III. A falta de estabelecimento penal adequado autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso, devendo-se observar, nessa hipótese, os parâmetros fixados no RE 641.320/RS.

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
3138089 Ano: 2024
Disciplina: Direito Constitucional
Banca: FUNDATEC
Orgão: Pref. Criciúma-SC
Provas:
Com base na interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal ao disposto no Art. 1º da Constituição Federal em relação à cidadania, analise as assertivas abaixo:

I. A Lei nº 8.899/1994 é parte das políticas públicas para inserir os portadores de necessidades especiais na sociedade e objetiva a igualdade de oportunidades e a humanização das relações sociais, em cumprimento aos fundamentos da República de cidadania e dignidade da pessoa humana, o que se concretiza pela definição de meios para que eles sejam alcançados.
II. Ninguém é obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, com exceção da emanada de autoridade judicial. Além disso, é dever de cidadania opor-se à ordem ilegal; caso contrário, nega-se o Estado de Direito.
III. As restrições impostas ao exercício das competências constitucionais conferidas ao Poder Executivo, incluída a definição de políticas públicas, importam em contrariedade ao princípio da independência e da harmonia entre os Poderes.

Quais estão corretas?
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu

Por Claudia Tajes

  1. Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
  2. aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
  3. trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
  4. me informando de todos os passos dela.
  5. Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
  6. Maria Claudete foi na loja tal.
  7. Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
  8. No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
  9. Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
  10. A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
  11. e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
  12. e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
  13. mensagem: este e-mail já está em uso.
  14. Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
  15. Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
  16. desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
  17. casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
  18. aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
  19. Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
  20. Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
  21. chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
  22. sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
  23. Maria Claudete foi ao parque.
  24. Maria Claudete foi compras.
  25. Maria Claudete foi dançar.
  26. E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
  27. está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
  28. uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
  29. Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
  30. Maria Claudete foi ao mercado.
  31. Maria Claudete foi até a praça.
  32. Maria Claudete foi rezar.
  33. Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
  34. meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
  35. uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
  36. Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
  37. Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
  38. tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
  39. saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
  40. um e-mail zelar.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando as relações que regem a formação do período composto, assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho “No começo achei que Maria Claudete era eu”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu

Por Claudia Tajes

  1. Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
  2. aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
  3. trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
  4. me informando de todos os passos dela.
  5. Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
  6. Maria Claudete foi na loja tal.
  7. Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
  8. No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
  9. Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
  10. A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
  11. e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
  12. e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
  13. mensagem: este e-mail já está em uso.
  14. Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
  15. Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
  16. desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
  17. casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
  18. aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
  19. Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
  20. Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
  21. chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
  22. sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
  23. Maria Claudete foi ao parque.
  24. Maria Claudete foi compras.
  25. Maria Claudete foi dançar.
  26. E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
  27. está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
  28. uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
  29. Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
  30. Maria Claudete foi ao mercado.
  31. Maria Claudete foi até a praça.
  32. Maria Claudete foi rezar.
  33. Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
  34. meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
  35. uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
  36. Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
  37. Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
  38. tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
  39. saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
  40. um e-mail zelar.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que indica a correta classe de palavras às quais pertencem os vocábulos sublinhados no trecho a seguir, respectivamente:

“Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do casamento ou, melhor ainda, a minha mãe”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu

Por Claudia Tajes

  1. Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
  2. aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
  3. trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
  4. me informando de todos os passos dela.
  5. Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
  6. Maria Claudete foi na loja tal.
  7. Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
  8. No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
  9. Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
  10. A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
  11. e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
  12. e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
  13. mensagem: este e-mail já está em uso.
  14. Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
  15. Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
  16. desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
  17. casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
  18. aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
  19. Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
  20. Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
  21. chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
  22. sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
  23. Maria Claudete foi ao parque.
  24. Maria Claudete foi compras.
  25. Maria Claudete foi dançar.
  26. E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
  27. está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
  28. uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
  29. Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
  30. Maria Claudete foi ao mercado.
  31. Maria Claudete foi até a praça.
  32. Maria Claudete foi rezar.
  33. Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
  34. meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
  35. uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
  36. Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
  37. Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
  38. tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
  39. saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
  40. um e-mail zelar.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).

Na frase “agora estamos aí, Maria Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas”, retirada do texto, a expressão “já que” foi empregada com sentido de introduzir uma:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu

Por Claudia Tajes

  1. Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
  2. aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
  3. trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
  4. me informando de todos os passos dela.
  5. Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
  6. Maria Claudete foi na loja tal.
  7. Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
  8. No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
  9. Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
  10. A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
  11. e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
  12. e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
  13. mensagem: este e-mail já está em uso.
  14. Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
  15. Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
  16. desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
  17. casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
  18. aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
  19. Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
  20. Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
  21. chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
  22. sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
  23. Maria Claudete foi ao parque.
  24. Maria Claudete foi compras.
  25. Maria Claudete foi dançar.
  26. E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
  27. está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
  28. uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
  29. Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
  30. Maria Claudete foi ao mercado.
  31. Maria Claudete foi até a praça.
  32. Maria Claudete foi rezar.
  33. Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
  34. meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
  35. uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
  36. Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
  37. Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
  38. tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
  39. saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
  40. um e-mail zelar.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir a respeito do trecho “Olha lá o que vai aprontar pela cidade” (l. 37):

I. A expressão “Olha lá o que vai aprontar” pode ser substituída por “Veja bem o que vai fazer”, sem causar alteração significativa ao trecho.

II. A autora está preocupada com a segurança de Maria Claudete na cidade onde mora, pois é um lugar violento.

III. A autora emprega a expressão “Olha lá” em sentido figurado, pois não pede que Maria Claudete olhe para algo concreto.

Quais estão corretas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Estamos ligadas para sempre: Maria Claudete e eu

Por Claudia Tajes

  1. Alguém que se chama Maria Claudete usou meu e-mail para se cadastrar na 99, o
  2. aplicativo de transporte. Maria Claudete paga todas as corridas em dinheiro, logo, não está me
  3. trazendo prejuízo. O transtorno, se posso chamar assim, é só receber as mensagens do aplicativo
  4. me informando de todos os passos dela.
  5. Maria Claudete foi na rua das casas, número zero.
  6. Maria Claudete foi na loja tal.
  7. Maria Claudete fez uma parada antes de chegar ao seu destino.
  8. No começo achei que Maria Claudete era eu, depois lembrei que meu nome é Maria
  9. Claudia. Minhas amigas me chamam de Claudete, daí a confusão que fiz entre mim e eu mesma.
  10. A outra diferença é que não uso o 99 – e agora é que não vou usar mesmo. Tentei tirar o meu
  11. e-mail da conta da Maria Claudete, mas para isso é preciso baixar o aplicativo. Só que o meu
  12. e-mail está associado a uma conta que já existe. Se tento me cadastrar, a 99 manda a
  13. mensagem: este e-mail já está em uso.
  14. Estamos ligadas para sempre, Maria Claudete e eu.
  15. Nos últimos tempos, ando pensando que ela é uma irmã perdida e que resolveu usar
  16. desse expediente para se reaproximar. Sei lá, vai que descobriu que o meu pai a teve fora do
  17. casamento ou, melhor ainda, a minha mãe. Quem sabe a minha mãe, muito jovem, viveu uma
  18. aventura proibida, engravidou, foi obrigada a se desfazer da filha e agora estamos aí, Maria
  19. Claudete e eu, dividindo o mesmo e-mail, já que não conseguimos crescer juntas.
  20. Mas vezes também penso que Maria Claudete pode ser só falcatrua, e que nem se
  21. chama Maria Claudete. Talvez nem seja Maria, o nome dela é Rosângela ou Márcia. ...... não faz
  22. sentido. Sabendo-se que basta entrar no Google e criar um e-mail, por que ela usa o meu?
  23. Maria Claudete foi ao parque.
  24. Maria Claudete foi compras.
  25. Maria Claudete foi dançar.
  26. E se Maria Claudete for uma líder de facção, se além do meu e-mail, tem meus dados e
  27. está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar? Ou se for
  28. uma doida que pegou meu e-mail para me zoar? Pior que eu sei onde ela mora, porque Maria
  29. Claudete vai e volta e acaba sempre no mesmo endereço. Será prudente bater lá?
  30. Maria Claudete foi ao mercado.
  31. Maria Claudete foi até a praça.
  32. Maria Claudete foi rezar.
  33. Enquanto não resolvo a situação, se é que um dia vou resolver, já que precisaria ter o
  34. meu e-mail para falar com a 99, eu fantasio. É Carnaval e mal não faz. Maria Claudete me rendeu
  35. uma crônica, quem sabe não pensamos, ela e eu, em um livro? Já nos vejo na contracapa, Maria
  36. Claudete e Maria Claudia, separadas no nascimento e unidas pelo Gmail.
  37. Só te peço uma coisa, Maria Claudete: juízo. Olha lá o que vai aprontar pela cidade. Não
  38. tenho nada a ver com a tua vida e não me importaria com teus passeios, não fosse obrigada a
  39. saber de cada um deles. Por isso é que te imploro para cuidar da nossa reputação. Nós temos
  40. um e-mail zelar.

(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/donna/colunistas/claudia-tajes/noticia/2024/02/estamos-ligadas-para-sempre-maria-claudete-e-eu – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que apresenta uma forma de reescrita do trecho a seguir, retirado do texto, sem alterar significativamente seu sentido original: “está envolvida em compras de armas y otras cositas que me arrepiam só de aventar”.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas