Magna Concursos

Foram encontradas 270 questões.

1812624 Ano: 2020
Disciplina: Filosofia
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Assinale a alternativa que apresenta a experiência religiosa tão cara aos fenomenólogos – como Rudolf Otto, Roger Caillois, Mircea Eliade, Aldo Natale Terrin e tantos outros – ao caracterizarem o fenômeno religioso e sua inseparabilidade dessa experiência religiosa fontal que, segundo eles, é o fulcro da religião.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1805795 Ano: 2020
Disciplina: Contabilidade Pública
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:
Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assinale a alternativa correta.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1780277 Ano: 2020
Disciplina: Português
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Analise os textos I e II para responder à questão.
Texto I
Enunciado 1780277-1
Disponível em: https://www.espacovital.com.br/publicacao-36954-fake-news-o-mal-do-seculo-21. Acesso em: 08 dez. 2019.
Texto II
Fake News: as mentiras que viram notícias
Será que todos os que se manifestam sobre qualquer
assunto estão devidamente preparados
para utilizar devidamente os modernos canais de comunicação?
Danillo Saes
A realidade do mundo de hoje é ligada à velocidade, à digitalização e, consequentemente, à exposição em redes(A) (B). Com a inserção da tecnologia no dia a dia das pessoas, é possível presenciar diversas mudanças, como o fato de um indivíduo com um perfil em uma plataforma social ser propagador de informações e não mais apenas receptor.
Este cenário de disseminação de ideias – boas ou ruins, certas ou erradas, do mesmo ponto de vista que o seu ou não – faz parte de um mundo moderno e democrático. Neste contexto, a tecnologia tem sido utilizada como ferramenta de propagação destes posicionamentos. Ao ter o poder do clique em mãos, as pessoas passam a ser mais ativas diante das informações que recebem. Os meios de comunicação mudaram as formas de divulgar suas notícias diante deste comportamento que os indivíduos passaram a adquirir com o passar do tempo. Há alguns anos, pesquisadores divulgaram artigos sobre a influência da “segunda tela”: o notebook ou o smartphone começavam a se infiltrar como coadjuvantes da tela da televisão. Telespectadores comentavam suas novelas, criticavam o técnico do seu time de futebol e faziam outros tipos de comentários. Hoje, os dispositivos móveis não são mais uma segunda tela, mas uma extensão real – e, muitas vezes, protagonista – para receber, digerir e disseminar as informações recebidas.
De meros mortais que até então era como éramos tratados pela grande mídia, como depósitos de informações – certas ou erradas, boas ou ruins, favoráveis ou contrárias –, passamos a ser também protagonistas através do “poder” que a tela de um dispositivo móvel nos dá. É incrível e, ao mesmo tempo, muito preocupante. Será que todos os que se manifestam sobre qualquer tipo de assunto estão devidamente preparados para isso? Será que têm bagagem suficiente para criticar? Os ditos “influenciadores” realmente têm o espírito crítico necessário unido à sua responsabilidade(C) de “influenciar” ao publicar seus posicionamentos? São provocações, indagações, não afirmações.
Quando nos deparamos com as famosas fake news, por sermos ativos através das plataformas sociais, assumimos uma parcela (grande) de responsabilidade ao disseminá-las. Ao receber aquela notícia através do WhatsApp, ou aquele áudio que afirmam ser de uma determinada figura pública e, com nosso “dedinho ansioso”, compartilhamos o conteúdo em grupos com o intuito de dar “furos de reportagem” que até então eram coisa apenas de jornalistas, damos nosso aval àquela informação(D).
As pessoas que criam as fake news não estão isentas de responsabilidades – pelo contrário. O que desejo é provocar o leitor a desenvolver seu senso crítico diante da informação que se consome e, com isso, não tomar como verdade tudo aquilo que o impacta. O mesmo “poder” que a tecnologia nos dá para disseminar informações também nos proporciona a possibilidade de investigá-las, contestá-las, analisá-las. No entanto, investigar, contestar e analisar é trabalhoso, exige esforço de pensamento e queima de fosfato.
A diferença entre as fake news serem desmascaradas ou se transformarem em “verdade” está no pequeno intervalo de tempo entre o momento em que as consumimos e o momento em que clicamos em “encaminhar”.
Danillo Saes é coordenador de Análise e Desenvolvimento
Assinale a alternativa cujo uso do acento indicativo de crase seja facultativo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1778883 Ano: 2020
Disciplina: Contabilidade Geral
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:
Quanto à Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Indica claramente a formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros.
II. Faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o exercício.
III. Inclui o resultado abrangente do período, apresentando, separadamente, o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1751907 Ano: 2020
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 04/2010, a avaliação institucional:
( ) deve ser prevista no Projeto Político-Pedagógico e detalhada no plano de gestão.
( ) deve ser realizada semestralmente.
( ) deve levar em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1751898 Ano: 2020
Disciplina: Libras
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Existem muitas discussões sobre educação inclusiva de surdos. Vários autores discorrem sobre esse tema, geralmente defendendo dois pontos distintos dessa questão. Uma primeira discussão se dá no sentido de que, considerando a especificidade linguística do aluno surdo, seria mais vantajoso que ele frequentasse escolas só para surdos, pois isso facilitaria a identificação com seus pares surdos, cultura surda e afins. Em outro ponto, encontramos a discussão de que, em uma escola só de surdos, esses alunos estariam “excluídos” do convívio social com a diversidade humana encontrada no ambiente de uma escola regular. Dessa forma, seria vantajosa a experiência do surdo no cotidiano escolar, ao lado de colegas ouvintes. A escola, assim, é entendida como um espaço de respeito e de tolerância para com os diferentes. Considerando, então, a primeira discussão e a especificidade linguística dos alunos surdos, assinale a alternativa que mais apresenta, de forma sucinta, o posicionamento dos referidos autores.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1751787 Ano: 2020
Disciplina: Informática
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES

Em relação ao software livre, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1751751 Ano: 2020
Disciplina: Pedagogia
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
José tem 6 anos e nasceu com cegueira congênita. Considerando-se sua condição sensorial, é correto afirmar que
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1749167 Ano: 2020
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Provas:
De acordo com o artigo 7º-A da Lei n° 9.394/96, é “assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno”, algumas prestações alternativas. A referida determinação exclui o ensino
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1748942 Ano: 2020
Disciplina: Libras
Banca: AOCP
Orgão: Pref. Cariacica-ES
Algumas competências são fundamentais para o trabalho de um profissional tradutor- intérprete. Referente a essas competências, assinale a alternativa INCORRETA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas