Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

2367979 Ano: 2005
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
O texto abaixo reproduz as duas estrofes de um dos mais conhecidos poemas do romantismo brasileiro: "Se eu morresse amanhã!", de Álvares de Azevedo.
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
[...]
Sobre esse poema, pode-se afirmar que:
I. Ele mostra de forma clara o forte teor subjetivo e emotivo da poesia romântica, pois é totalmente centrado no "eu", na interioridade subjetiva do poeta.
II. O egocentrismo romântico, ligado ao tema da morte, faz com que o poeta lamente de forma emocionada a própria morte, que imagina estar próxima.
III.A emoção excessiva, explicitada pelo uso recorrente dos pontos de exclamação, revela um desejo de fuga da realidade; o mergulho no "eu" é uma forma de opor-se ao problemático mundo exterior.
IV.A obsessão com a morte, tão presente no poema, é uma das formas do escapismo romântico, comumente aplicado ao tema do amor, o qual também possibilita uma fuga da problemática existencial.
Estão corretas:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367958 Ano: 2005
Disciplina: Matemática
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Se !$ \det \begin{bmatrix} a & b & c \\ p & q & r \\ x & y & z \end{bmatrix} =-1 !$, então o valor do !$ \det \begin{bmatrix} -2a & -2b & -2c \\ 2p+x & 2q+y & 2r+z \\ 3x & 3y & 3z \end{bmatrix} !$ é igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367930 Ano: 2005
Disciplina: Português
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A questão refere-se ao texto seguinte:
A Daslu e o shopping-bunker
A nova Daslu é o assunto preferido das conversas em São Paulo. Os ricos se entusiasmam com a criação de um local tão exclusivo e cheio
de roupas e objetos sofisticados e internacionais. Os pequeno-burgueses praguejam contra a iniciativa, indignados com tanta ostentação.
Antes instalada num conjunto de casas na Vila Nova Conceição, região de classe alta, a loja que vende as grifes mais famosas e caras do mundo passará agora a funcionar num prédio monumental construído no bairro "nouveau riche" da Vila Olímpia e ao lado do infelizmente pútrido e mal cheiroso rio Pinheiros.
A imprensa aproveita a mudança da Daslu para discorrer sobre as vantagens de uma vida luxuosa e exibir fotos exclusivas do interior da megaloja de quatro andares e seus salões labirínticos, onde praticamente não há corredores, pois, como diz a dona da loja, a idéia é que o consumidor se sinta em sua casa.
Estranha casa, deve-se dizer. Para entrar nela é preciso fazer uma carteira de sócio, depois de deixar o carro num estacionamento que custa R$ 30,00 (a primeira hora). Obviamente, tudo isso tem por objetivo selecionar os consumidores e intimidar os pouco afortunados – os mesmos que, ao se aventurar na antiga loja, reclamavam da indiferença das vendedoras, as dasluzetes, muito mais solícitas com aqueles que elas já conheciam ou que demonstravam de cara seu poder de compra.
As complicações na portaria visam também, embora não se diga com clareza, a proteger o local e dar segurança aos milionários de todo o país que certamente farão da nova Daslu um de seus "points" durante a estada em São Paulo, como já ocorria com a antiga casa. A segurança é um item cada vez mais prioritário nos negócios hoje em dia – antes mesmo da inauguração, a loja teve um de seus caminhões de mudança roubado.
As formalidades na entrada levam ainda em conta a privacidade do local de quase 20 mil metros quadrados, não muito longe da favela Coliseu (sic). A reportagem de um site calculou, por falar nisso, que a soma da renda mensal de todas as famílias da favela (R$ 10.725, segundo o IBGE) daria para comprar apenas duas calças Dolce & Gabbana na loja.
Tais fatores, digamos assim, sinistros da realidade brasileira é que impulsionam o pioneirismo da nova Daslu. Sim, a loja é uma empreitada verdadeiramente inédita. A Daslu, que desenvolveu no Brasil um certo tipo de atendimento exclusivo e personalizado para ricos, agora introduz, pela primeira vez no mundo, o modelo do shopping-bunker.
Todos sabem como os shopping centers floresceram em São Paulo e nas capitais brasileiras, tanto pelas facilidades que propiciam para a gente que vive nos centros urbanos congestionados e tumultuados, quanto pela segurança. Ao longo dos anos, eles foram surgindo aqui e ali, alterando a sociabilidade e a paisagem das cidades. Acabaram se transformando em uma espécie de praça (fechada), onde as classes alta e média podiam circular com tranqüilidade, sem serem importunadas pela visão e a presença dos numerosos pobres e miseráveis, que, por sua vez, ocuparam as praças públicas (abertas), como a da República e a da Sé, em São Paulo. Dentro dos shoppings, os brasileiros sonhamos um mundo de riqueza, organização, limpeza, segurança, facilidades e sobretudo de distinção que lá fora, nas ruas, está agora longe de existir.
Mas talvez os shoppings, mesmo os mais sofisticados, como o Iguatemi, tenham se tornado democráticos demais para o gosto da classe alta paulista. A cada pequeno entusiasmo econômico, logo a alvoroçada classe média da cidade resolve se intrometer aos bandos nas searas exclusivas dos muito ricos. [...]
(http://www1.folha.uol.com.br, por Alcino Leite Neto. Consulta em 08/07/2005.)
A denominação "shopping-bunker" é apropriada pelo fato de a loja
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367904 Ano: 2005
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Uma estação espacial em forma de um toróide, de raio interno !$ R_1 !$, e externo !$ R_2 !$, gira, com período P, em torno do seu eixo central, numa região de gravidade nula. O astronauta sente que seu "peso" aumenta de 20%, quando corre com velocidade constante !$ \overrightarrow{v} !$ no interior desta estação, ao longo de sua maior circunferência, conforme mostra a figura. Assinale a expressão que indica o módulo dessa velocidade.
Enunciado 2705251-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367893 Ano: 2005
Disciplina: Português
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Considere o texto abaixo.
Diferente de cidades onde imóveis de frente para o mar são mais valorizados, a escassez de verde faz a vez da vista para o Atlântico em São Paulo. Bairros que fazem fronteira ou que são vizinhos a grandes parques merecem destaque e seduzem por oferecer uma qualidade de vida bastante rara na cidade. Um desses parques, que passou algum tempo despercebido, é o Parque do Piqueri, com uma freqüência relativamente baixa de visitantes e cheio de árvores frondosas, lago e patos, agora vira a bola da vez na região Leste da cidade. [...]
(Propaganda para o lançamento de um prédio de apartamentos na cidade de São Paulo. In: Folha de S. Paulo, 12/02/2005.)
Assinale a opção em que o verbo NÃO é o mais apropriado semanticamente ao contexto:
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367885 Ano: 2005
Disciplina: Matemática
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A condição para que as constantes reais a e b tornem incompatível o sistema linear
!$ \begin{cases} x+y+3z & =2 \\ x+2y+5z & =1 \\ 2x+2y+az & =b \end{cases} !$ é
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2367884 Ano: 2005
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A questão refere-se ao texto abaixo:
Enunciado 2701810-1
MEANWHILE IN BELARUS
Female travelers in Belarus can finally breathe easy. Repeated complaints about malodor ...(.I.).. male passengers – particularly, those with smell ...(.I.I)... socks and pungent onion-and-vodka-scented breath – have convinced Belarusian Railroads to give single-sex compartments a chance. A trial separation is being offered on the Moscow- Minsk service, with plans to extend the practice to other trains if the experiment is a success. Howerer, the ladies’ compartments will not be especially fresh ...(.I.II.).... before boarding, no matter how odoriferous previous occupants may have been.
By Lillian Kennett.
Time, April 25, 2005.
O tema central do texto é/são
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2370260 Ano: 2005
Disciplina: Português
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Considere as frases abaixo.
I. De um político a outro: "Com o meu passado, aceito qualquer presente." (Millôr Fernandes)
II. Ferroviário morto saca dinheiro da conta [...]. O quê? Morto saca dinheiro vivo? (José Simão)
III.Navegar é preciso, viver é impreciso. (Millôr Fernandes)
IV.Uma voz quente deixava Maria gelada.
No contexto de qual(is) frase(s), os termos grifados funcionam como antônimos?
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2369432 Ano: 2005
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Sejam o recipiente (1) , contendo 1 moI de !$ H_2 !$ (massa molecular M = 2) e o recipiente (2) contendo 1 moI de He (massa atômica M = 4) ocupando o mesmo volume, ambos mantidos a mesma pressão. Assinale a alternativa correta:
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2368959 Ano: 2005
Disciplina: Matemática
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Sejam a reta !$ s: 12x – 5y + 7 = 0 !$ e a circunferência !$ C: x^2 + y^2 + 4x + 2y = 11 !$. A reta p, que é perpendicular a s e é secante a C, corta o eixo Oy num ponto cuja ordenada pertence ao seguinte intervalo
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas