Magna Concursos

Foram encontradas 100 questões.

1310480 Ano: 2009
Disciplina: Matemática
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A equação em !$ x !$,
!$ \mbox{arctg} (e^x+2) - \mbox{arccotg} \left ( \dfrac {e^x}{e^{2x}-1} \right ) = \dfrac \pi 4 , \, x \in \mathbb R / \{0\} !$
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310477 Ano: 2009
Disciplina: Matemática
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Sejam !$ A,\, B, \,C\, e \,D !$ os vértices de um tetraedro regular cujas arestas medem !$ 1cm !$. Se !$ M !$ é o ponto médio do segmento !$ \overline{AB} !$ e !$ N !$ é o ponto médio do segmento !$ \overline{CD} !$, então a área do triângulo !$ M\, N\, D !$, em !$ cm^2 !$, é igual a
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310412 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Considere o seguinte mecanismo de reação genérica:
!$ A^{4+}\,+\, B^{2+} \, \rightarrow\, A^{3+}\,+\, B^{3+} !$ (etapa lenta)
!$ A^{4+}\,+\, B^{3+} \, \rightarrow\, A^{3+}\,+\, B^{4+} !$ (etapa rápida)
!$ C^{+}\,+\, B^{4+} \, \rightarrow\, C^{3+}\,+\, B^{2+} !$ (etapa rápida)
Com relação a este mecanismo, assinale a opção ERRADA.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310342 Ano: 2009
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Enunciado 1310342-1
The Economist, de 8/8/2009.
Considere a tradução dos seguintes trechos extraídos do texto:
I. ...though Mr Fujii got 15 years. (parágrafo 1)
...embora Mr Fujii tenha recebido (uma pena de) 15 anos.
II. ...because eligible jurors (…) were away fighting. (parágrafo 2)
…porque os jurados elegíveis (…) estavam na guerra.
III. ...With Japan about to hold an election ... (parágrafo 4)
Com o Japão prestes a realizar uma eleição ...
Está(ão) correta(s)
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310173 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
A 25 °C e 1 atm, uma solução de água pura contendo algumas gotas de solução alcoólica de indicador ácido-base azul de bromotimol apresenta coloração azulada. Nestas condições, certa quantidade de uma substância no estado sólido é adicionada e a solução torna-se amarelada. Assinale a opção que apresenta a substância sólida adicionada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310134 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Uma lâmpada incandescente comum consiste de um bulbo de vidro preenchido com um gás e de um filamento metálico que se aquece e emite luz quando percorrido por corrente elétrica. Assinale a opção com a afirmação ERRADA a respeito de características que o filamento metálico deve apresentar para o funcionamento adequado da lâmpada.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310126 Ano: 2009
Disciplina: Português
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Foi tão grande e variado o número de e-mails, telefonemas e abordagens pessoais que recebi depois de escrever que família deveria ser careta, que resolvi voltar ao assunto, para alegria dos que gostaram e náusea dos que não concordaram ou não entenderam (ai da unanimidade, mãe dos medíocres). Atenção: na minha coluna não usei “careta” como quadrado, estreito, alienado, fiscalizador e moralista, mas humano, aberto, atento, cuidadoso. Obviamente empreguei esse termo de propósito, para enfatizar o que desejava.
Houve quem dissesse que minha posição naquele artigo é politicamente conservadora demais. Pensei em responder que minha opinião sobre família nada tem a ver com postura política, eu que me considero um animal apolítico no sentido de partido ou de conceitos superados, como “a esquerda é inteligente e boa, a direita é grossa e arrogante”. Mas, na verdade, tudo o que fazemos, até a forma como nos vestimos e moramos, é altamente político, no sentido amplo de interesse no justo e no bom, e coerência com isso.
E assim, sem me pensar de direita ou de esquerda, por ser interessada na minha comunidade, no meu país, no outro em geral, em tudo o que faço e escrevo (também na ficção), mostro que sou pelos desvalidos. Não apenas no sentido econômico, mas emocional e psíquico: os sem auto-estima, sem amor, sem sentido de vida, sem esperança e sem projetos.
O que tem isso a ver com minha idéia de família? Tem a ver, porque é nela que tudo começa, embora não seja restrito a ela. Pois muito se confunde família frouxa (o que significa sem atenção), descuidada (o que significa sem amor), desorganizada (o que significa aflição estéril) com o politicamente correto. Diga-se de passagem que acho o politicamente correto burro e fascista.
Voltando à família: acredito profundamente que ter filho é ser responsável, que educar filho é observar, apoiar, dar colo de mãe e ombro de pai, quando preciso. E é também deixar aquele ser humano crescer e desabrochar. Não solto, não desorientado e desamparado, mas amado com verdade e sensatez. Respeitado e cuidado, num equilíbrio amoroso dessas duas coisas. Vão me perguntar o que é esse equilíbrio, e terei de responder que cada um sabe o que é, ou sabe qual é seu equilíbrio possível. Quem não souber que não tenha filhos.
Também me perguntaram se nunca se justifica revirar gavetas e mexer em bolsos de adolescentes. Eventualmente, quando há suspeita séria de perigos como drogas, a relação familiar pode virar um campo de graves conflitos, e muita coisa antes impensável passa a se justificar. Deixar inteiramente à vontade um filho com problema de drogas é trágica omissão.
Assim como não considero bons pais ou mães os cobradores ou policialescos, também não acho que os do tipo “amiguinho” sejam muito bons pais. Repito: pais que não sabem onde estão seus filhos de 12 ou 14 anos, que nunca se interessaram pelo que acontece nas festinhas (mesmo infantis), que não conhecem nomes de amigos ou da família com quem seus filhos passam fins de semana (não me refiro a nomes importantes, mas a seres humanos confiáveis), que nada sabem de sua vida escolar, estão sendo tragicamente irresponsáveis. Pais que não arranjam tempo para estar com os filhos, para saber deles, para conversar com eles... não tenham filhos. Pois, na hora da angústia, não são os amiguinhos que vão orientá-los e ampará-los, mas o pai e a mãe – se tiverem cacife. O que inclui risco, perplexidade, medo, consciência de não sermos infalíveis nem onipotentes. Perdoem-me os pais que se queixam (são tantos!) de que os filhos são um fardo, de que falta tempo, falta dinheiro, falta paciência e falta entendimento do que se passa – receio que o fardo, o obstáculo e o estorvo a um crescimento saudável dos filhos sejam eles.
Mães que se orgulham de vestir a roupeta da filha adolescente, de freqüentar os mesmos lugares e até de conquistar os colegas delas são patéticas. Pais que se consideram parceiros apenas porque bancam os garotões, idem. Nada melhor do que uma casa onde se escutam risadas e se curte estar junto, onde reina a liberdade possível. Nada pior do que a falta de uma autoridade amorosa e firme.
O tema é controverso, mas o bom senso, meio fora de moda, é mais importante do que livros e revistas com receitas de como criar filho (como agarrar seu homem, como enlouquecer sua amante...). É no velhíssimo instinto, na observação atenta e na escuta interessada que resta a esperança. Se não podemos evitar desgraças – porque não somos deuses –, é possível preparar melhor esses que amamos para enfrentar seus naturais conflitos, fazendo melhores escolhas vida afora. (Lya Luft. Veja, 06/06/2007)
Em “Mães que se orgulham de vestir a roupeta da filha adolescente, de freqüentar os mesmos lugares e até de conquistar os colegas delas são patéticas. Pais que se consideram parceiros apenas porque bancam os garotões, idem.” , a autora refere-se
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1310099 Ano: 2009
Disciplina: Física
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Um quadro quadrado de lado !$ \ell !$ e massa m, feito de um material de coeficiente de dilatação superficial !$ \beta !$, é pendurado no pino O por uma corda inextensível, de massa desprezível, com as extremidades fixadas no meio das arestas laterais do quadro, conforme a figura. A força de tração máxima que a corda pode suportar é F. A seguir, o quadro é submetido a uma variação de temperatura !$ \Delta T !$, dilatando. Considerando desprezível a variação no comprimento da corda devida à dilatação, podemos afirmar que o comprimento mínimo da corda para que o quadro possa ser pendurado com segurança é dado por
Enunciado 1310099-1
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1309969 Ano: 2009
Disciplina: Química
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Em cinco béqueres foram adicionados 50 mL de uma solução de referência, que consiste de uma solução aquosa saturada em cloreto de prata, contendo corpo de fundo, a 25 °C e 1 atm. A cada béquer, foram adicionados 50 mL de uma solução aquosa diluída diferente, dentre as seguintes:
I. Solução de cloreto de sódio a 25 °C.
II. Solução de Glicose a 25 °C.
III. Solução de Iodeto de sódio a 25 °C.
IV. Solução de Nitrato de prata a 25 °C.
V. Solução de Sacarose a 50 °C.
Considere que o corpo de fundo permanece em contato com as soluções após rápida homogeneização das misturas aquosas e que não ocorre formação de óxido de prata sólido. Nestas condições, assinale a opção que indica a(s) solução(ões), dentre as acima relacionadas, que altera(m) a constante de equilíbrio da solução de referência.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1493949 Ano: 2009
Disciplina: Inglês (Língua Inglesa)
Banca: ITA
Orgão: ITA
Provas:
Enunciado 1493949-1
The Economist, de 8/8/2009.
De acordo com o texto:
I. Palermo pertence a uma região rica, cercada por fazendas de gado.
II. A cidade de Palermo sedia um evento anual de agropecuária no mês de julho.
III. Há muitos vegetarianos em Palermo.
Está(ão) correta(s)
Questão Anulada

Provas

Questão presente nas seguintes provas