Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

Em conformidade com a Lei 9.394, o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

( ) a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

( ) a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores.

( ) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

( ) a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Usando como referência (V) para a assertiva Verdadeira e (F) para Falsa, marque a opção que melhor se aplica, segundo a sequência de cima para baixo.
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692180 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

O pesquisador pode utilizar vários tipos de métodos de raciocínios ao formular uma hipótese. Sobre esses raciocínios, marque a alternativa INCORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692179 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Na tentativa de empreender uma ruptura ou “corte epistemológico” com toda filosofia, as ciências humanas procuraram estabelecer uma revolução, criando um método próprio de investigação que se aproximasse o quanto possível do ideal de cientificidade. (Texto adaptado de JAPIASSU, H. Nascimento e morte das ciências humanas.) Diante desse enunciado, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

I - Émile Durkheim foi um dos principais defensores dessa revolução ao recomendar que os “fatos ou fenômenos sociais” fossem tratados como coisas.

II - A estatística é um dos usos metodológicos mais empregados pelas ciências humanas, por ser empírico, infalível e irrefutável.

III - A grande vantagem do método estatístico nas ciências humanas é que ele dispensa as interpretações históricas e culturais.

IV - Sem considerar os métodos de caráter interpretativos e compreensivos as ciências humanas caem na armadilha do mito da cientificidade.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692178 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Na Idade Média, a Teoria Estética engajou vários movimentos de acordo com interpretações que faziam da Teoria da Mímesis, tanto de Platão quanto de Aristóteles. Assim, podem-se notar expressões artísticas como a dos artistas maneiristas, que se distinguiram dos cânones da arte clássica ao proporem uma arte que:

I - Procurava imitar a arte clássica e seus ideais de proporção, harmonia e medida.

II - Representavam figuras quase sempre de proporções estranhas, em perspectivas distorcidas, e cheias de detalhes, superando a ideia de modelo perfeito dos clássicos renascentistas.

III - Se aproximava mais do naturalismo, por buscar representar as figuras humanas em situação de tensão emocional, fato esse observado tanto nas pinturas como na escultura desses artistas.

IV - Os artistas do movimento maneirista buscam superar a forma do belo ideal clássico e buscam uma representação artística mais livresca, tal como vai acontecer mais tarde com a arte moderna.

Leia as afirmações acima e marque a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692177 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

No desafio de defender as artes da estética negativa de Platão, a teoria da arte de Aristóteles é considerada um contraponto do que seu mestre Platão afirmou. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692176 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Ao tratar o fenômeno da religião, Maquiavel, em um primeiro momento, parece nos indicar apenas os acontecimentos históricos que narra no decorrer de seus escritos, exemplo que pode ser encontrado no capítulo onze de "O Príncipe". Discorrendo sobre os Estados eclesiásticos, afirma que todas as dificuldades em relação à fortuna e a virtù precedem ao momento da conquista, e, observa ele: mesmo sem virtù e sem fortuna, este modelo de Estado se mantém. Sobre isso, assinale apenas a assertiva VERDADEIRA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692175 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Maquiavel analisa o descompasso entre os pressupostos éticos e políticos e seculariza a política. Sua perspectiva teórica rejeita todo idealismo referente ao homem e à política, e se fixa ao real. Governar é um ato prático que deverá ser eficiente, não idealizado, como ocorre em Platão. Para tanto, é importante a Virtù. Esse conceito em Maquiavel significa:

1 - A virtù maquiavélica é a arte de agir (politicamente) segundo as exigências (temporalmente concretas) do objeto (entendido como obstáculo, desafio).

2 - Maquiavel ainda segue os conceitos clássicos e cristãos de virtude: phronesis e temperança.

3 - A qualidade do grande líder político que implica em uma ação eficaz. A virtù expressa uma práxis vitoriosa; armar-se com a virtù é saber agir de acordo as circunstâncias.

4 - Virtù é sinônimo de fortuna, e, assim sendo, somente a fortuna guia o grande líder.

Assinale a assertiva VERDADEIRA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692174 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

A partir do século XIII, a Europa empreendeu um processo intenso de centralização política, que logo permitiu que alguns países se unificassem e criassem uma mentalidade política nova. Suíça, Portugal e Inglaterra foram os primeiros, mas logo a França e a Espanha também conseguiram formar entidades políticas unificadas, conhecidas como Estado Nacional. A Itália, no século XIV, começou ter vários problemas, comprometendo a independência dos Estados italianos, em razão da força dos seus vizinhos. Apesar de ser a região mais rica da Idade Média, com suas cidades comerciantes, como Veneza e Gênova, não conseguiu seguir um processo de unificação nacional. Existia uma grande frustração, no século XVI, por conta da ausência de uma Itália unificada.

A Itália estava desunida, e em decadência social, apenas meios políticos poderiam salvá-la. A quem caberia esta missão? Ao Principado ou à República? É esse cenário que Maquiavel irá problematizar em sua teoria política, especialmente no obra "O príncipe". A teoria política de Maquiavel constitui um marco inestimável na trajetória da ciência política universal. Entre as máximas que compõem a base de seu pensamento está:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692173 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Uma questão recorrente e relevante em filosofia da ciência, no último século, é a substituição de uma teoria por outra mais satisfatória. Vários pensadores assentem sobre o problema. Sobre isto, Karl Popper cria um esquema relacionando T1 (teoria anterior) e T2 (teoria que suplantou ou progrediu para além de T1). O esquema pressupõe que o conteúdo das teorias desempenha um importante papel e, evidencia algumas condições para que T2 suplante T1:

1 - T2 faz asserções mais precisas do que T1 e estas asserções mais precisas resistem a testes mais rigorosos.

2 - T2 leva em conta e explica maior número de fatos do que T1.

3 - T2 agrega o maior número de cientistas possível, em seu entorno, que passam a desconsiderar T1.

4 - T2 reuniu ou relacionou diversos problemas não relacionados em T1.

A partir das proposições acima, assinale o CORRETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
692172 Ano: 2016
Disciplina: Filosofia
Banca: IFPI
Orgão: IFPI
Provas:

Na língua portuguesa, anomalia é o estado ou qualidade do que é anômalo; refere-se à anormalidade; é qualquer irregularidade de um corpo, objeto, fenômeno. No século vinte, há uma imagem teórica de ciência que adiciona a categoria anomalia, assegurando ser esta um sinal grave de crise na ciência e que seu aparecimento causa mudança de paradigmas ou contribui significativamente para isso. Sobre o defensor dessa teoria, assinale o que for CORRETO:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas