Magna Concursos

Foram encontradas 40 questões.

1302577 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Ao considerar os professores como sujeitos do conhecimento, Tardif (2002) os vê como atores competentes e sujeitos ativos em relação a sua própria formação. Em outras palavras, pode-se afirmar que:

(I) Os professores constroem seus saberes, adquirem novos conhecimentos e desenvolvem novas práticas e estratégias de ação, a partir e no decorrer de suas próprias experiências, tanto pessoais como profissionais.

(II) Os professores são sujeitos do conhecimento e, portanto, possuem, utilizam e produzem saberes específicos do seu trabalho cotidiano.

(III) A formação de professores deve basear-se em conhecimentos oriundos das teorias sociológicas, históricas, psicológicas e pedagógicas que são concebidas em centros de pesquisa especializados e não no cotidiano escolar.

(IV) Os saberes do professor não devem ser compreendidos numa relação direta com as condições que estruturam o seu trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302392 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O conceito de Educação de Adultos, para Paulo Freire (2003), move-se “na direção da educação popular na medida em que a realidade começa a fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadoras. Uma dessas exigências tem que ver com a compreensão crítica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidianidade do meio popular”. Segundo o referido autor, os educadores e educadoras devem:

(I) associar os conteúdos a serem ensinados com a cotidianidade do aluno, dando maior atenção aos conteúdos científicos que servem de elo permanente de reflexão entre professor e aluno.

(II) levar em consideração que a Educação de Adultos deve servir como espaço de preparação em direção a objetivos futuros de desempenho, voltado a uma carreira profissional dos alunos.

(III) pensar a prática educativa, reconhecendo-a como prática que prepara os alunos para a convivência resignada com os aspectos burocráticos da sociedade e da instituição escolar.

(IV) ao lidar com o processo de conhecimento, considere no educando a sua capacidade de lidar com a leitura do mundo, ampliando o seu conhecimento a partir do senso comum até atingir o senso crítico.

(V) entender que a compreensão sobre o ser humano seja pluralista e democrática, sendo que adultos se envolvem em processos educativos de alfabetização com palavras pertencentes à sua experiência cotidiana.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Leia o texto abaixo e responda a questão.

Aquilo por que vivi

Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida: o anseio de amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impediram-me aqui e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia, chegando às raias do desespero.

Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase – um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos liberta da solidão – essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que – afinal – encontrei.

Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.

Amor e conhecimento, até o ponto em que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria de ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também não sofro.

Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

(RUSSEL, Bertrand. Autobiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967)

Assinale a alternativa VERDADEIRA de acordo com o texto:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302110 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Na concepção de Sacristán (2000) “estão implicados com o currículo todos os temas que têm alguma importância para compreender o funcionamento da realidade e da prática escolar no nível de aula, de escola e de sistema educativo”. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

(I) o currículo é a expressão da função socializadora da escola, cabendo à gestão política e administrativa a seleção de conteúdos culturais genericamente organizados.

(II) o currículo é uma opção historicamente configurada e sedimentada dentro de uma determinada trama cultural, política, social e escolar e está carregado de valores e pressupostos.

(III) o currículo reflete interesses concretos em um sistema educativo, por isso ele se amolda a finalidades diversas a partir de um direcionamento único.

(IV) no currículo se entrecruzam componentes e determinações muito diversos: pedagógicas, políticas, práticas administrativas e de controle sobre o sistema escolar e de inovação pedagógica.

(V) a aplicação prática do currículo não implica a existência de valores sociais em uma determinada cultura escolar.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302063 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

A concepção democrático-participativa de organização e gestão escolar advoga a favor da necessidade de se combinar a ênfase nas relações humanas e na participação nas decisões com ações efetivas para se atingir com êxito os objetivos específicos da escola. Das alternativas abaixo, quais se coadunam com essa concepção:

(I) Acompanhamento e avaliação sistemática com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações e tomada de decisões.

(II) Clara definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela comunidade escolar.

(III) Prescrição detalhada de funções e tarefas com acentuada divisão técnica do trabalho escolar.

(IV) Busca de objetivos comuns assumidos por todos (professores, alunos, funcionários, pais e comunidade próxima).

(V) Ênfase nas relações humanas, com vistas à mudança das relações autoritárias para relações baseadas no diálogo e no consenso.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302060 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) tem como missão institucional subsidiar a construção das políticas educacionais. Para tanto, produz e publica informações de avaliação, estatísticas, bem como estudos e trabalhos relevantes para a comunidade educacional.

O SINAES, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, é coordenado pelo INEP/MEC. Sobre esse Sistema, são consideradas informações CORRETAS:

(I) Busca a melhoria da qualidade da educação superior e a orientação da expansão de sua oferta;

(II) Objetiva aprofundar os compromissos e as responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade.

(III) Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada.

(IV) A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Auto-avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.

(V) O ranqueamento das Insitutições de Ensino Superior (IES), a partir das avaliações realizadas e a larga publicação destes resultados, não tem sido um ponto de debate, pois é consensual o entendimento de que somente a partir das comparações entre as instituições podem-se obter referenciais para efetuar as melhorias.

Estão CORRETAS:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Com relação às responsabilidades dos servidores públicos, conforme previsto no Título IV, Capítulo IV, da Lei nº 8112/90, e alterações posteriores, considere as afirmações abaixo:

(I) As sanções civis, penais e administrativas são independentes entre si, mas podem cumular-se.

(II) A responsabilidade civil do servidor público decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que cause prejuízos ao erário ou a outros servidores públicos.

(III) A aplicação da penalidade administrativa não depende da tramitação do processo penal, mas deverá ser afastada no caso de absolvição por negação do fato ou não comprovação de autoria.

(IV) A obrigação de reparar danos causados pelo servidor público alcança os seus sucessores e atinge a herança.

(V) O servidor prejudicado estará sujeito a ação regressiva no caso de prejuízo causado a terceiros.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1302026 Ano: 2010
Disciplina: Direito Educacional e Tecnológico
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor desde dezembro de 1996, trata da educação como “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Acerca dessa lei que estabelece as diretrizes e bases da educação desenvolvida no Brasil pode-se afirmar:

(I) São alguns dos princípios que norteiam/orientam o ensino no Brasil: - Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. - Garantia de padrão de qualidade. - Valorização da experiência extra-escolar. - Gestão democrática do ensino público.

(II) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Educação Superior.

(III) O Ensino Médio é considerado etapa final da Educação Básica.

(IV) Prevê a integração da Educação Profissional às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia.

(V) A Educação Básica é organizada, prioritariamente, em séries anuais.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1301933 Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia
Banca: IF-SC
Orgão: IF-SC

Marque V para verdadeiro e F para falso e, posteriormente, assinale a alternativa correspondente:

( ) O (a) Supervisor(a) escolar, na busca pela construção de projetos comuns e coletivos na instituição educacional, pode atuar como um articulador entre escola família e comunidade.

( ) Os dilemas enfrentados no espaço escolar historicamente se assemelham e as questões com as quais os(as) supervisores(as) cotidianamente se depara(m) podem ter, a priori, respostas iguais em outros contextos.

( ) A formação continuada dos professores e de todos os profissionais da educação é uma atividade central da Supervisão Pedagógica, sobretudo pela exposição e transmissão dos conteúdos atuais produzidos pelas Ciências da Educação.

( ) Considerando ser a avaliação do processo de ensino e aprendizagem um campo tenso e de controvérsias na educação, o(a) Supervisor(a) Pedagógico(a), na medida de suas possibilidades, deve ter conhecimento prévio das avaliações aplicadas pelos professores em sala de aula.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Considere as afirmativas relativas às previsões da Lei nº 8112/90 e alterações posteriores:

(I) O concurso público previsto na Lei nº 8112/90 será de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas.

(II) O estágio probatório ficará suspenso durante a participação em curso de formação.

(III) A vacância do cargo público decorrerá apenas da exoneração.

(IV) A gratificação natalina corresponde a 1/12 da remuneração mensal, somada mês a mês e paga em dezembro do ano respectivo.

(V) A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada a comprovação de compatibilidade de horários.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas