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1858728 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

Na execução de uma fundação, a capacidade de suporte do solo pode ser definida como a pressão que causaria ruptura por cisalhamento dele, logo abaixo e/ou adjacente a uma esta fundação. Dos três modos de ruptura, podemos citar:

 

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1858727 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

O coeficiente de permeabilidade é a expressão numérica do grau de permeabilidade que um solo possui. É, na verdade, a propriedade (em número) que o solo apresenta de permitir o escoamento da água e, para obtê-lo, ensaios devem ser realizados. Os ensaios de permeabilidade podem também ser classificados como de carga constante e de carga variável. Tais ensaios são usados, respectivamente, para os seguintes tipos de solos:

 

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1858726 Ano: 2019
Disciplina: Engenharia Civil
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB
No sistema geral de classificação dos solos, suas principais características passam por duas condições. São elas:
 

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1760390 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “(...) uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 3 a 5) é constituído de duas partículas “que”. Sobre tais partículas, pode-se afirmar que têm

 

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1760389 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Acerca do excerto “(...) parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”, (linhas 6 e 7) pode-se afirmar que o

 

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1760388 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “(...) induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 4 e 5) possui elemento linguístico marcado pelo acento indicativo de crase. Tal acento é proveniente, no caso em tela, em razão da fusão do artigo “a” com a preposição “a”, a qual advém da regência do

 

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1760387 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

A construção textual “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo (...)” (linhas 2 e 3) constrói-se por meio de recurso de ironia, o que gera, no contexto apresentado, uma crítica

 

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1743969 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

O trecho “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou.” (linhas 2 a 5) é construído sob a lógica da coesão sequencial que não se utiliza de marcadores argumentativos para ligar as estruturas oracionais. Caso se substituísse o sinal de ponto e vírgula por um marcador textual de coesão sequencial, sem que se altere a coerência do texto, ter-se-ia o seguinte conectivo:

 

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1710040 Ano: 2019
Disciplina: Literatura Brasileira e Estrangeira
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Os estudos brasileiros de variação linguística descrevem variantes como a norma culta, a coloquial, a padrão etc. Com base nessa informação, pode-se afirmar que, na passagem “Saí, afastando-me dos grupos (...)” (linha 1), caso fossem ignoradas completamente as diferenças entre as normas acerca da sintaxe de colocação pronominal e fossem observadas apenas as diferenças de normas com base em outra sintaxe, o trecho seria reescrito da seguinte forma, em variante coloquial da língua portuguesa:

 

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1709616 Ano: 2019
Disciplina: Português
Banca: IDECAN
Orgão: IF-PB

TEXTO II PARA AS QUESTÕES 11 A 20


FILOSOFIA DOS EPITÁFIOS

Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os

epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente

civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoismo que

induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da

5 sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável

dos que sabem os seus mortos na vala comum(*); parece-

lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.



(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Caso a expressão “à morte” (linha 4) fosse reescrita em português culto contemporâneo, ter-se-ia

 

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