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Com relação aos intervalos e algumas de suas classificações, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A classificação dos intervalos é feita segundo o número de notas contidas no intervalo, incluindo todas as notas que o formam.
( ) Segundo a classificação numérica dos intervalos: intervalos de 1ª contém 1 nota; intervalos de 2ª contém 2 notas; intervalos de 3ª contém 3 notas; e assim por diante.
( ) A escala maior é composta de dois tetracordes consecutivos.
( ) Intervalo composto é aquele formado por notas que se encontram dentro do limite de uma oitava.
( ) Intervalo disjunto é aquele formado por notas consecutivas.
As afirmativas são, respectivamente,
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Tons vizinhos são os tons que tem a mesma armadura de clave do tom principal ou diferem dele por um acidente a mais ou a menos.
MED, 1996, p.158Partindo desse conceito, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas:
I. Os tons vizinhos diretos do tom principal lá menor são: dó maior, mi menor e ré menor.
II. Os tons vizinhos indiretos do tom principal lá menor são: sol maior e fá maior.
III. Os tons vizinhos diretos do tom principal de fá menor são: lá menor, ré menor e mi menor.
Está correto o que se afirma em
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Analise as armaduras de clave abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde aos nomes das escalas menores determinadas por elas, na ordem em que estão apresentadas:
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Analise as armaduras de clave abaixo:
Assinale a opção que corresponde aos nomes das escalas maiores determinadas por elas, na ordem em que estão apresentadas.
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Avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) a principal característica de uma escala menor é o intervalo de terça menor entre os graus I e III.
( ) as escalas de Fá Maior e ré menor são ambas formadas pelas mesmas notas, porém com armaduras de clave diferentes.
( ) São chamados de graus tonais o I, o IV e o V.
( ) São chamados de graus modais: o III, o VI e o VII.
( ) A escala cromática é formada por todas as 12 notas possíveis compreendidas entre uma nota e sua nona.
As afirmativas são, respectivamente,
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Os graus de uma escala recebem algarismos romanos, em ordem crescente de altura.
MED, 1996, p. 87-88.
Relacione os nomes especiais que cada grau de uma escala maior recebe conforme a função que exerce:
1. Grau I
2. Grau II
3. Grau III
4. Grau IV
5. Grau V
6. Grau VI
7. Grau VII
( ) Tônica.
( ) Subdominante.
( ) Supertônica.
( ) Sensível ou subtônica.
( ) Mediante.
( ) Dominante.
( ) Superdominante.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
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Na notação musical, no sistema de 11 linhas, é mais comum a clave de Sol estar posicionada na segunda linha do pentagrama superior, e a clave de Fá, na quarta linha do pentagrama inferior.
Com relação aos elementos relacionados acima, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No pentagrama superior, o Dó central fica a duas linhas abaixo da nota Sol.
( ) No pentagrama inferior, a nota Fá fica a duas linhas acima do Dó central.
( ) A clave de Dó, em qualquer posição, marca sempre a posição da nota Dó central.
( ) No pentagrama inferior, a nota Fá fica a duas linhas abaixo do Dó central.
( ) No pentagrama superior, o dó central fica a duas linhas acima da nota sol.
As afirmativas são, respectivamente,
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O Sistema temperado representa o abandono da perfeição da afinação absoluta no sistema natural em favor do uso do sistema cromático; é uma renúncia aos cálculos físicos, à acústica pura, para facilitar as projeções harmônicas
MED, 1996, p. 11 - 12Na tradição ocidental, instrumentos são também classificados como temperados ou não temperados. Relacione as colunas abaixo, de acordo com essa classificação. 1. Instrumentos temperados
2. Instrumentos não-temperados
( ) harpa.
( ) violino. ( ) saxofone. ( ) canto (voz humana). ( ) trombone.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada
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No sistema temperado ocidental, SEMITOM (“S”) é o menor intervalo adotado entre duas notas, e TOM (“T”) é a soma de dois semitons. Nesse temperamento, a ESCALA DIATÔNICA MAIOR (ou MODO JÔNICO, idêntico à escala de Dó Maior, por exemplo) é formada por 5 tons e 2 semitons, na seguinte ordem: T-T-S-T-T-TS (“T” para TOM e “S” para SEMITOM).
Identifique, entre as opções listadas a seguir, a única sequência de TONS (“T”) e SEMITONS (“S”) cuja ordem corresponde à escala do MODO MIXOLÍDIO.
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Observe as colunas a seguir e estabeleça as relações entre os tópicos:
I. Sons de altura definida
II. Sons de altura indefinida
III. Melodia
IV. Harmonia
( ) Concepção vertical da música: conjunto de sons dispostos em ordem simultânea.
( ) Sons produzidos por vibrações irregulares, tais como sons dos automóveis, de um trovão, e da grande maioria dos instrumentos de percussão como chocalhos e atabaques, por exemplo.
( ) Concepção horizontal da música: conjunto de sons (notas musicais) dispostos em ordem sucessiva.
( ) Notas musicais: sons produzidos por vibrações regulares, tais como no piano, no clarinete, etc.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada
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