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Foram encontradas 6.085 questões.

3172816 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Na Renascença, "no âmbito dos métodos de tratamento recreativo, a música emergiu como um dos meios mais eficazes" para educar e reeducar indivíduos em processo de reabilitação. A utilidade da música durante o Renascimento foi revigorada, assim como em diversas áreas científicas e culturais, buscando, assim, dar continuidade ao que havia sido realizado na antiguidade. No que diz respeito ao saber de Descartes, ao emprego e à representação da música como meio terapêutico para promover a saúde, assinalar a alternativa CORRETA:

 

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3172815 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: OBJETIVA
Orgão: FEAS-Curitiba
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Os ilustres pensadores da Grécia, os primeiros filósofos, já percebiam as capacidades terapêuticas da música no tratamento de diversas enfermidades. A respeito desses pensadores, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Aristóteles.

(2) Pitágoras.

(3) Platão.

( ) Preconizava o uso da música para promover a saúde mental e física, superando as angústias fóbicas.

( ) Descrevia que os efeitos benéficos da música produzida por instrumentos de sopro, como a flauta, evocavam emoções intensas e tinham a capacidade de levar a um estado de catarse libertadora.

( ) Formulou a ideia de cura por meio dos intervalos rítmicos da melodia musical, considerando que a música detinha poderes efetivos de cura quando utilizada adequadamente, nomeando essa abordagem terapêutica como “purificação”.

 

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3165635 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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Composição, apreciação e performance, embora diferentes em sua natureza psicológica, são indicadores da compreensão musical e as janelas através das quais ela pode ser investigada.

FRANÇA; SWANWICK, 2002, p. 8.

Relacione essas três modalidades de atividades pedagógicas para o ensino da música nas escolas com suas respectivas abordagens.

1. Composição

2. Apreciação

3. Performance

( ) Embora seja valorizada no ensino musical especializado, a educação musical abrangente reconhece que existem mais ganhos em termos de compreensão, aprendizado e significado musical do que essa atividade isolada pode oferecer.

( ) é reconhecida como uma das modalidades fundamentais de envolvimento com a música. Uma educação musical abrangente busca incluir experiências musicalmente ricas e variadas, permitindo aos estudantes o crescimento musical através da participação ativa e da ampliação do seu arsenal cultural.

( ) um dos processos fundamentais da música, representando uma possibilidade essencial de envolvimento direto. Sua abordagem integrada envolve métodos, procedimentos e técnicas fundamentais do fazer musical, como a prática da improvisação, por exemplo, e é vista como crucial na educação musical abrangente.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

 

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3165633 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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A prática de conjunto instrumental pode ser uma eficiente estratégia metodológica para o educador musical, pois, envolvendo diversas formações musicais, favorece o trabalho em diversos contextos educacionais e com alunos de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento musical. Por meio dessa prática grupal, o ensino instrumental torna-se mais dinâmico e prazeroso, ganhando importância como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura em música.

BASTIÃO, 2012, p.60
Assim, para melhor desenvolver as diversas atividades de prática de conjunto instrumental em parceria com os seus estudantes na sala de aula, é de importância crucial que o(a) professor(a)
 

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3165632 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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As atividades de improvisação podem ser classificadas como improvisação dirigida, improvisação semidirigida e improvisação livre. Na improvisação dirigida, o(a) professor(a) utiliza gestos ou códigos para orientar o grupo. Já na improvisação livre, não há a presença de um “regente”, e os estudantes reagem de maneira não conduzida. A improvisação semidirigida incorpora elementos tanto da improvisação dirigida quanto da improvisação livre, proporcionando uma abordagem híbrida.

BRIETZKE et al., 2022. p. 99.
Relacione os 3 tipos de improvisação mencionados acima com os respectivos tipos de regras utilizadas durante o jogo de improvisação, individual ou em grupo:

1. Improvisação dirigida

2. Improvisação semidirigida

3. Improvisação livre

( ) Regras abertas: os estudantes podem expressar-se livremente, usando os materiais disponíveis e inventando formas diferentes para tocar os instrumentos, por exemplo.

( ) Regras fechadas: têm caráter deliberativo e servem para fixar limites para a proposta, como a utilização de um único elemento sonoro/musical, por exemplo.

( ) Regras investigativas: os estudantes são instigados a manipular e pesquisar as possibilidades sonoras de um determinado instrumento ou objeto com o intuito de utilizarem essa experiência em posterior improvisação.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

 

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3165631 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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Relacione os elementos de notação musical e suas respectivas funções interpretativas para as mudanças de intensidade, de andamento ou de caráter de um trecho musical:

1. forte (f), piano (p)

2. smorzando

3. Dolce

4. crescendo/decrescendo

5. Ad libitum

( ) Indica níveis relativos de intensidade de determinada nota (ou acorde, etc.) ou de um trecho musical.

( ) Indica aumento ou diminuição gradativos de intensidade do som.

( ) Indica variação simultânea de intensidade e de andamento.

( ) Indica o caráter da música, de acordo com a intenção do(a) compositor(a).

( ) Indica que a interpretação é livre, sem compasso e sem tempo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

 

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3165627 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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Analise a ilustração abaixo com as extensões vocais comuns às categorias mais encontradas entre os cantores não profissionais:

Enunciado 3544228-1

Assinale a opção que indica, na ordem correta, as categorias vocais correspondentes às extensões apresentadas.

 

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3165625 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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Na notação musical, há sinais gráficos que funcionam como abreviaturas, isto é, servem para facilitar o trabalho da escrita e também da leitura musical.

O sinal que determina a repetição de um trecho musical, por exemplo, denominamos

 

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3165624 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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Analise a seguinte canção do nosso repertório popular:

Enunciado 3544225-1

Esta canção está aqui escrita no tom de

 

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3165623 Ano: 2024
Disciplina: Música
Banca: FGV
Orgão: Pref. Vitória-ES
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As escalas são classificadas quanto ao número de notas e quanto à sua utilização.

MED, 1996, p.86-87
Relacione os diferentes tipos de escala às respectivas classificações: 1. Escala pentatônica 2. Escala heptatônica 3. Escala natural ou diatônica 4. Escala artificial ou cromática
( ) escala de lá menor. ( ) escala de sete notas. ( ) escala de mi menor alterada. ( ) escala de 5 notas.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
 

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