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A fenomenologia é uma abordagem filosófica existencial que enfatiza a experiência subjetiva do indivíduo
e a importância do mundo vivido para a compreensão da existência humana. Sobre essa abordagem, assinale
a alternativa CORRETA.
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A proposição fundamental de Protágoras, o maior e
mais famoso dos sofistas, foi o axioma: “O homem é a
medida de todas as coisas, das que são pelo que são,
e das que não são pelo que não são”. Com o princípio
do homem-medida, Protágoras pretendia, indubitavelmente, negar a existência de um critério absoluto que
discriminasse o ser e o não ser, o verdadeiro e o falso
e, em geral, todos os valores.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 200.
O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 200.
O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
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Com a teoria das Idéias [...] Platão quis dizer o seguinte: o sensível se explica somente com a dimensão do
supra-sensível, o corruptível com o ser incorruptível, o
móvel com o imóvel, o relativo com o Absoluto, o múltiplo com o Uno.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 79.
Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 79.
Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a
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Sobre a Metafísica, ou a Filosofia Primeira, diz Aristóteles: “Todas as outras ciências serão mais necessárias que
esta, mas nenhuma lhe será superior”.
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que
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A respeito de ontologia, julgue o próximo item.
Na ontologia, o conjunto de axiomas do domínio é aquele que serve para modelar restrições e regras inerentes às instâncias.
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Aristóteles negava a existência dos átomos e considerava
que o espaço possuía um material divisível ao infinito. Nas suas
ideias sobre química, a matéria da qual as coisas são feitas teria
uma forma que caracterizava a essência daquele material. Além
disso, afirmava que existia um substrato único para toda a
matéria, mas que seria de impossível isolamento e serviria apenas
como um suporte para transmitir as quatro qualidades primárias:
quente, frio, seco e úmido. Os alquimistas se basearam nos
ensinamentos de Aristóteles, que acreditava que as rochas e os
minerais cresciam no interior da Terra e tentavam alcançar um
estado de perfeição naquele processo de crescimento.
![Enunciado 3348089-1](/images/concursos/0/5/2/05280e28-3a09-b4c2-affe-dd9559712471.png)
Figura. Os quatro elementos fundamentais segundo Aristóteles.
Internet:<https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).
A partir das informações do texto e da ilustração acima, é correto afirmar que, de acordo com a filosofia aristotélica, é possível afirmar que:
![Enunciado 3348089-1](/images/concursos/0/5/2/05280e28-3a09-b4c2-affe-dd9559712471.png)
Figura. Os quatro elementos fundamentais segundo Aristóteles.
Internet:<https://pt.wikipedia.org> (com adaptações).
A partir das informações do texto e da ilustração acima, é correto afirmar que, de acordo com a filosofia aristotélica, é possível afirmar que:
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Na obra Metafísica, Aristóteles pretendeu delimitar e empreender um saber que, por sua proeminência sobre os
demais, ele chamou de “filosofia primeira”.
O objeto desse saber é o(a)
O objeto desse saber é o(a)
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Para onde foi Deus? [...] Eu já lhes direi! Nós o matamos – vocês e eu. Somos todos seus assassinos! [...]
Que fizemos nós, ao desatar a terra do sol? Para onde
se move ela agora? Para onde nos movemos nós? Para
longe de todos os sóis? Não caímos continuamente?
Para trás, para os lados, para a frente, em todas as
direções? Existem ainda “em cima” e “embaixo”? Não
vagamos como que através de um nada infinito? [...]
Deus está morto! Deus continua morto!
NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. SP: Cia. das Letras. 2001. p. 64.
No trecho acima, o filósofo Friedrich Nietzsche está expondo
NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. SP: Cia. das Letras. 2001. p. 64.
No trecho acima, o filósofo Friedrich Nietzsche está expondo
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Com efeito, se a existência precede a essência, nada
poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe
determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade.
Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos
já prontos valores ou ordens que possam legitimar a
nossa conduta. [...] Estamos condenados a ser livres.
Estamos sós, sem desculpas. [...] Condenado, porque
não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre,
uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por
tudo o que faz.
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
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Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e
o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua
ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as
coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A
natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.
BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.
O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores. 2003. p. 129.
O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
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