Foram encontradas 10.112 questões.
Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de
Provas
Ser contemporâneo de si mesmo é uma das lições que Ana Mae Barbosa ensina. Assim, o professor deve estar atento à vida que corre fora da escola, inclusive ao noticiário que nem sempre traz notícias felizes. A imprensa divulgou, recentemente, o falecimento da artista de intensa vitalidade criativa, pioneira do concretismo e neoconcretismo da arte brasileira:
Provas
Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:
Provas
Ilustre personalidade, estudioso de sua história sem deixar de lado o seu interesse pelo ensino através da arte. Também esteve no Brasil, influenciando o percurso do ensino de arte. Foi ele:
Provas
Para Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte:
Provas
Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.
Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:
I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.
II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.
III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.
IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.
É correto o que se afirma em:
Provas
Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:
I. Hyeronimus Bosch
II. Sesshu
III. Salvador Dali
IV. Jackson Pollock
V. Pierre Soulages
VI. Turner
Provas
Nelson Screnci, artista fascinado pelo universo das imagens deixadas pelos grandes pintores, pintou em 1999 a obra Os Excluídos (I) a partir da obra Caipira Picando Fumo (II) de um grande pintor brasileiro.
A correta relação entre essas obras é:
Provas
Muitos tipos de artesanato — cerâmica, tecelagem e trabalhos em metal ou madeira — e trabalhos envolvendo tintas, lápis de cor e giz de cera exercem uma atração cada vez maior como atividades de lazer. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Provas
Muitos tipos de artesanato — cerâmica, tecelagem e trabalhos em metal ou madeira — e trabalhos envolvendo tintas, lápis de cor e giz de cera exercem uma atração cada vez maior como atividades de lazer. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As atividades manuais de caráter artesanal — modelagem, tecelagem, cerâmica e outras — estimulam o desenvolvimento da aptidão para trabalhos coletivos, apesar de não afetarem a reabilitação de indivíduos.
Provas
Caderno Container