Magna Concursos

Foram encontradas 10.112 questões.

1587305 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Em A educação do olhar no ensino de arte Lezi Jacques Fleiscchmann apresenta sua proposta pedagógica com a leitura por crianças do desenho fílmico Os 101 Dálmatas. A proposta aponta a possibilidade no ensino de arte de uma ação pedagógico-cultural que resulte

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587304 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

enunciado 1587304-1

"Minha primeira exposição realizou-se na Galeria Julien Levy, em Nova York, em 1938. Meus quadros são bem pintados, não com rapidez, mas pacientemente. Minha pintura traz em si a mensagem da dor. Creio que ao menos algumas pessoas se interessam por ela. Não é revolucionária. Por que desejar que seja beligerante? Não posso fazê-lo."

"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."

A obra reproduzida e o fragmento autobiográfico são da artista

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587303 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

A cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la.

I. Natural

II. Heráldico

III. Harmônico

IV. Puro

a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica − utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV.

b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.

c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo.

d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.

Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587302 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Para Ingrid Dormien Koudela, o jogo teatral não constitui uma estrutura na evolução do jogo na criança e deve ser compreendido como jogo

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587301 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.

enunciado 1587301-1

Observando-se as quatro obras pode-se afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587300 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Para responder às questões de números 30 e 31 considere as imagens abaixo.

enunciado 1587300-1

Imagine que estas quatro obras foram selecionadas para uma Avaliação Iniciante com o objetivo de levantar o que os alunos já sabem. O que NÃO poderia ser referendado a partir delas?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587299 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Em A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587298 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Na dinâmica do ensinar/aprender arte através de projetos, o sentido da aprendizagem não se produz de forma linear, sendo necessário a realização de momentos de sistematização do conhecimento em duas circunstâncias: ao encerrar cada aula ou quando termina-se um projeto. Isso implica

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587297 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

O modo de trabalhar o ensinar/aprender arte através de projetos tem uma dinâmica própria que poderá ser transformada e adequada às diferentes realidades de cada grupo de alunos, não se constituindo como método, mas como uma atitude pedagógica que envolve

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1587296 Ano: 2004
Disciplina: Educação Artística
Banca: FCC
Orgão: Pref. São Paulo-SP

Para Walter Benjamin, citado por Lúcia Santaella em (arte) & (cultura)equívocos do elitismo, o cinema é a forma de arte que corresponde à vida cada vez mais perigosa, destinada ao homem de hoje. A necessidade de se submeter a efeitos de choque constitui uma adaptação do homem aos perigos que o ameaçam. O cinema equivale a modificações profundas no aparelho receptivo, aquelas mesmas que vivem atualmente, no curso da existência privada, o primeiro transeunte surgido numa rua de grande cidade e, no curso da história, qualquer cidadão de um Estado contemporâneo. Partindo de sua idéia sobre cinema e pensando sobre o ensino de arte, o que Walter Benjamin poderia ter dito sobre a TV e a internet se tivesse vivido para vê-los?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas