Magna Concursos

Foram encontradas 3.363 questões.

893179 Ano: 2002
Disciplina: Direito Notarial e Registral
Banca: CESPE / CEBRASPE
Orgão: Câm. Deputados

João e Joana, ambos solteiros, nascidos e registrados em Campinas – SP, resolvem celebrar seu casamento religioso com efeitos civis, perante o ministro de uma igreja recém-criada. O celebrante combinou com os nubentes que não se responsabilizaria por efetuar qualquer registro do casamento no cartório de registro civil. No dia seguinte ao do casamento, João viajou para trabalhar em um garimpo no interior do Pará, deixando Joana em Campinas. Joana passou a escrever regularmente para João, até que a última carta que enviou, um mês após o casamento, retornou com o carimbo dos Correios, no verso do envelope, com a informação “destinatário falecido”, aposta pelo carteiro.

Com base nessa situação hipotética e sabendo que o casamento religioso não chegou a ser levado a registro no cartório de registro civil de pessoas naturais, julgue o item subsequente.

O falecimento de João, se efetivamente ocorreu, deve ter sido levado a registro no cartório de registro civil de pessoas naturais do lugar do falecimento, à vista de atestado médico ou de duas pessoas qualificadas que houverem presenciado ou verificado a morte.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
1308637 Ano: 1998
Disciplina: Direito Notarial e Registral
Banca: UFRGS
Orgão: PC-RS
Provas:

Determinado cidadão estrangeiro adquire, por compra, um imóvel residencial de propriedade de um órgão público. Ao levar a registro a respectiva escritura de compra e venda, é informado no Ofício da Registro de Imóveis que não poderá ser feito o registro, eis que. por ele ser estrangeiro não poderia ser proprietário de imóvel alienado por ente público.

Através da ação própria, a matéria é submetida ao Judiciário, que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
102594 Ano: 1998
Disciplina: Direito Notarial e Registral
Banca: UFRGS
Orgão: PC-RS
Provas:
Determinado cidadão firma um contrato de promessa de compra e venda de um imóvel, na qualidade de comprador, cujo pagamento se dará de forma parcelada em doze prestações mensais e sucessivas. Prevê o contrato que a escritura pública definitiva será outorgada pelo promitente vendedor, após pagas todas as parcelas. Quitadas todas as parcelas e outorgada a escritura definitiva, cabe então ao interessado, no caso o comprador, providenciar no registro desta no competente Ofício do Registro de Imóveis, para que se efetive a aquisição do direito de propriedade do imóvel em causa.
Com relação ao tipo de direito que possui o comprador, nos três momentos a seguir referidos, quais sejam, no momento da assinatura do contrato de promessa de compra e venda, no momento da outorga da escritura definitiva e no momento em que é registrada a escritura no oficio imobiliário, pode-se afirmar ter o comprador, respectivamente a cada momento,
 

Provas

Questão presente nas seguintes provas