Magna Concursos

Foram encontradas 50 questões.

2579672 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Em 1992, Rigoberta Menchú Tum ganhou o prêmio Nobel da Paz, devido a sua luta dentro dos movimentos sociais e indígenas na Guatemala. Em 1983, aos 24 anos, lançou um livro de memórias que, com a ajuda da antropóloga venezuelana Elizabeth Burgos, consolidou-se como uma denúncia sobre a situação de vulnerabilidade vivida pelas comunidades indígenas do país. Rigoberta aprendeu a língua espanhola para comunicar a sua leitura de mundo neste livro em questão. Leia um fragmento dessa obra:

Meu pai lutou vinte e dois anos defendendo e liderando sua heroica luta contra os terratenentes que queriam tomar nossas terras, as nossas e as de nossos vizinhos. Quando nossa pequena terra começou a dar colheita, depois de muitos anos e quando o povoado já tinha grandes cultivos, apareceram os terratenentes. (...) Vivíamos em uma aldeia pequena. Nela cultivávamos milho, feijão, batata, todo tipo de legumes. Então, vieram os García, os terratenentes, e começaram a medir a terra de nossa aldeia. (...) Meu pai protestava pela forma como os terratenentes se apropriavam das terras. (...) Mandaram meu pai assinar um papel e ele não sabia o que o papel dizia. Porque meu pai nunca leu, nunca escreveu. Acontece que o papel dizia que os camponeses confirmavam (...) que tinham que deixar a terra. E como o líder da comunidade assinou aquele papel, então, os terratenentes detinham o poder.

Glossário

Terratenentes: proprietários de terra, pessoas com poder e influência.

(Traduzido e adaptado de Elizabeth Burgos, Me llamo Rigoberta Menchú y así me nació la conciencia. Buenos Aires: Siglo XXI, 2000, p. 129-130.)

O que o trecho em destaque indica sobre as relações da vida no campo?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579671 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Depois de 45 anos desaparecido, o Relatório Figueiredo, que apurou matanças de comunidades inteiras, torturas e toda sorte de crueldades praticadas contra indígenas em todo o país – principalmente por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) –, ressurgiu quase intacto em abril de 2013. Supostamente eliminado em um incêndio no Ministério da Agricultura, ele foi encontrado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29 dos 30 volumes originais. O relatório seguiu para a análise da Comissão da Verdade, que apura violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988.

Entre denúncias de caçadas humanas promovidas com metralhadoras e dinamites atiradas de aviões, inoculações propositais de varíola em povoados isolados e doações de açúcar misturado ao veneno estricnina, o texto foi redigido pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia, resultado de uma expedição que, em 1967, percorreu mais de 16 mil quilômetros, entrevistou dezenas de agentes do SPI e visitou mais de 130 postos indígenas.

O Ministério Público Federal, a fim de possibilitar que a população brasileira tenha acesso a tais informações, disponibilizou a íntegra do relatório.

(Adaptado de Relatório Figueiredo. Ministério Público Federal. 6ª Câmara. Populações indígenas e comunidades tradicionais. Disponível em http://www.mpf.mp.br/. Acessado em 10/05/2021.)

Sobre o relatório Figueiredo, as condições em que foi produzido e os crimes que descreve, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579670 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Em San José del Guaviare, 400 quilômetros ao sul de Bogotá, esconde-se um dos maiores e mais antigos tesouros do país: cerca de 7000 pinturas rupestres datadas em mais de 10000 anos decoram as rochas da região de Serranía de La Lindosa, um dos oito sítios arqueológicos que atravessam a Amazônia colombiana.

Enunciado 3510598-1

Imagem: ICAHN

Durante mais de dois anos de pesquisa e de trabalho com comunidades e autoridades locais, foram recolhidas evidências para construir um Plano de Ação Arqueológico e, então, poder declarar o território como uma nova área Arqueológica Protegida da Colômbia.

As pinturas registram formas de vida e crenças de comunidades que habitaram a região. As representações conservadas em mais de 60 paredões de pedra mostram práticas de caça e de pesca, rituais religiosos e, inclusive, relações sexuais e processos de parto.

A declaração da região como área protegida é um instrumento para salvaguardar o território, pois o objetivo não é cuidar apenas dos ecossistemas e da biodiversidade local, mas também da arte rupestre. Dessa forma, especialistas puderam definir as atividades que estão permitidas e as que estão proibidas na região dos sítios: impede-se a mineração e limita-se a construção de infraestrutura pesada, ao mesmo tempo em que estão permitidas atividades turísticas guiadas que cumpram os parâmetros de cuidado e preservação do lugar.

(Adaptado de Así es La Lindosa, la joya arqueológica que desde ahora estará protegida em Colombia. Semana, 30/05/2018.)

A pesquisa sobre as pinturas rupestres na Serranía de La Lindosa sugere que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579669 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Em 1758, na décima edição da sua obra O sistema natural, Lineu ampliou a nomenclatura científica e estendeu suas rígidas classificações ao reino vegetal e a todo o reino animal, inclusive ao homo sapiens. Dividiu-o então em quatro grandes “tipos”, com suas intrínsecas e imutáveis características físicas, culturais, políticas e morais. O homem branco foi assim apresentado: “cabelos louros, abundantes; olhos azuis; leve, fino, engenhoso; usa roupas estreitas; é regido pelas leis”. Os demais, é claro, ganharam notas mais baixas. O asiático foi apresentado como melancólico, severo, acumula dinheiro, “regido pela opinião”. O americano seria vermelho, com cabelos negros, lisos e abundantes, narinas amplas, queixo quase sem pelos; “teimoso, alegre, erra em liberdade; pinta-se de linhas curvas vermelhas; é regido pelos costumes”. O africano, sempre mais perseguido, teria por sua vez cabelos crespos, lábios grossos, pele oleosa e nariz de símio; seria “de costumes dissolutos (...) vagabundo, preguiçoso e negligente (...) regido pelo arbítrio”.

(Adaptado de Renato da Silveira, Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, 23, 1999, 87-144, p. 99.)

Glossário

Símio: relativo a macaco.

A classificação proposta por Lineu para os tipos humanos indica, no século XVIII, bases para o pensamento racista. Este pensamento estabelecia que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579668 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Cerca de 61% das pessoas que compõem a força de trabalho no mundo atuam de maneira informal. É o que aponta um relatório divulgado nesta quarta-feira (13) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), com dados de 2018. Ao final do ano passado, o Brasil tinha 33 milhões de pessoas trabalhando com carteira assinada (sem considerar empregados domésticos). Outras 11,5 milhões estavam atuando sem carteira, e outras 23,8 milhões, por conta própria.

(Adaptado de Karina Trevizan, Mais de 60% dos trabalhadores estão no mercado informal, diz OIT. G1, 13/02/2019.)

A reportagem associa o trabalho formal a ter a carteira assinada, ou seja, a ter o trabalho registrado na Carteira de Trabalho. Historicamente, essa condição tem início com:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579667 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3510595-1

(Fonte da Imagem: Paulo Whitaker/Reuters, 03/10/2013.)

Em 2013, um grupo de manifestantes derramou tinta vermelha sobre a obra de Victor Brecheret. Leia a declaração de Marcos dos Santos Tupã, liderança indígena, sobre o acontecimento:

Monumento à resistência do povo guarani

Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. (...) marchamos em direção a essa estátua de pedra, chamada de Monumento às Bandeiras, que homenageia aqueles que nos massacraram no passado. Lá subimos com nossas faixas, e hasteamos um pano vermelho que representa o sangue dos nossos antepassados, que foi derramado pelos bandeirantes, dos quais os brancos parecem ter tanto orgulho. Alguns apoiadores nãoindígenas entenderam a força do nosso ato simbólico, e pintaram com tinta vermelha o monumento. (...) [A obra] deixou de ser pedra e sangrou. Deixou de ser um monumento em homenagem aos genocidas que dizimaram nosso povo e transformou-se em um monumento à nossa resistência. (...) Foi apenas nesse momento que esta estátua se tornou um verdadeiro patrimônio público, pois deixou de servir apenas ao simbolismo colonizador das elites para dar voz a nós indígenas, que somos a parcela originária da sociedade brasileira.

Marcos dos Santos Tupã

(Fonte: “Monumento às bandeiras homenageia aqueles que nos massacraram”, diz liderança indígena. Revista Fórum, 5/10/2013.)

A partir do trecho apresentado, responda: o que foram as “bandeiras”?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579666 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3510594-1

(Vacinas contra covid: como está a vacinação no Brasil e no mundo. Em BBC News Brasil, 12/03/2021.)

A figura anterior aborda a projeção de intervalo de tempo diferenciado para o acesso à vacinação contra a Covid-19 no Mundo. As informações apontam as faces do mundo globalizado no atual período histórico da humanidade. A análise da figura revela

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579665 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Gráfico: Áreas atingidas pelos desmatamentos nos estados da Amazônia Legal.

Enunciado 3510593-1

(Disponível em: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/dashboard/ deforestation/biomes/legal_amazon/increments.)

O gráfico indica a situação de desmatamento nos últimos 11 anos, nos estados que integram a Amazônia Legal. O crescimento do desmatamento na referida região

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579664 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Para o geógrafo Aziz Ab’Sáber, os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos correspondem a espaços territoriais de certa extensão. Dentro de cada um, são recorrentes feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.

(Adaptado de Aziz Ab’Sáber, Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 12.)

Estabeleça a correlação entre o domínio morfoclimático e suas características naturais predominantes.

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas
2579663 Ano: 2021
Disciplina: Geografia
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3510591-1

(Adaptado de Censo Agropecuário 2017. Fonte: IBGE.)

Os gráficos demonstram mudanças importantes na estrutura de ocupação e uso de maquinário do campo brasileiro. A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, é correto afirmar que

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas