Magna Concursos
2579671 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Depois de 45 anos desaparecido, o Relatório Figueiredo, que apurou matanças de comunidades inteiras, torturas e toda sorte de crueldades praticadas contra indígenas em todo o país – principalmente por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) –, ressurgiu quase intacto em abril de 2013. Supostamente eliminado em um incêndio no Ministério da Agricultura, ele foi encontrado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29 dos 30 volumes originais. O relatório seguiu para a análise da Comissão da Verdade, que apura violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988.

Entre denúncias de caçadas humanas promovidas com metralhadoras e dinamites atiradas de aviões, inoculações propositais de varíola em povoados isolados e doações de açúcar misturado ao veneno estricnina, o texto foi redigido pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia, resultado de uma expedição que, em 1967, percorreu mais de 16 mil quilômetros, entrevistou dezenas de agentes do SPI e visitou mais de 130 postos indígenas.

O Ministério Público Federal, a fim de possibilitar que a população brasileira tenha acesso a tais informações, disponibilizou a íntegra do relatório.

(Adaptado de Relatório Figueiredo. Ministério Público Federal. 6ª Câmara. Populações indígenas e comunidades tradicionais. Disponível em http://www.mpf.mp.br/. Acessado em 10/05/2021.)

Sobre o relatório Figueiredo, as condições em que foi produzido e os crimes que descreve, é correto afirmar que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Vestibular

50 Questões