Magna Concursos
2579667 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Enunciado 3510595-1

(Fonte da Imagem: Paulo Whitaker/Reuters, 03/10/2013.)

Em 2013, um grupo de manifestantes derramou tinta vermelha sobre a obra de Victor Brecheret. Leia a declaração de Marcos dos Santos Tupã, liderança indígena, sobre o acontecimento:

Monumento à resistência do povo guarani

Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. (...) marchamos em direção a essa estátua de pedra, chamada de Monumento às Bandeiras, que homenageia aqueles que nos massacraram no passado. Lá subimos com nossas faixas, e hasteamos um pano vermelho que representa o sangue dos nossos antepassados, que foi derramado pelos bandeirantes, dos quais os brancos parecem ter tanto orgulho. Alguns apoiadores nãoindígenas entenderam a força do nosso ato simbólico, e pintaram com tinta vermelha o monumento. (...) [A obra] deixou de ser pedra e sangrou. Deixou de ser um monumento em homenagem aos genocidas que dizimaram nosso povo e transformou-se em um monumento à nossa resistência. (...) Foi apenas nesse momento que esta estátua se tornou um verdadeiro patrimônio público, pois deixou de servir apenas ao simbolismo colonizador das elites para dar voz a nós indígenas, que somos a parcela originária da sociedade brasileira.

Marcos dos Santos Tupã

(Fonte: “Monumento às bandeiras homenageia aqueles que nos massacraram”, diz liderança indígena. Revista Fórum, 5/10/2013.)

A partir do trecho apresentado, responda: o que foram as “bandeiras”?

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Vestibular

50 Questões