Magna Concursos
2579669 Ano: 2021
Disciplina: História
Banca: UNICAMP
Orgão: UNICAMP
Provas:

Em 1758, na décima edição da sua obra O sistema natural, Lineu ampliou a nomenclatura científica e estendeu suas rígidas classificações ao reino vegetal e a todo o reino animal, inclusive ao homo sapiens. Dividiu-o então em quatro grandes “tipos”, com suas intrínsecas e imutáveis características físicas, culturais, políticas e morais. O homem branco foi assim apresentado: “cabelos louros, abundantes; olhos azuis; leve, fino, engenhoso; usa roupas estreitas; é regido pelas leis”. Os demais, é claro, ganharam notas mais baixas. O asiático foi apresentado como melancólico, severo, acumula dinheiro, “regido pela opinião”. O americano seria vermelho, com cabelos negros, lisos e abundantes, narinas amplas, queixo quase sem pelos; “teimoso, alegre, erra em liberdade; pinta-se de linhas curvas vermelhas; é regido pelos costumes”. O africano, sempre mais perseguido, teria por sua vez cabelos crespos, lábios grossos, pele oleosa e nariz de símio; seria “de costumes dissolutos (...) vagabundo, preguiçoso e negligente (...) regido pelo arbítrio”.

(Adaptado de Renato da Silveira, Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, 23, 1999, 87-144, p. 99.)

Glossário

Símio: relativo a macaco.

A classificação proposta por Lineu para os tipos humanos indica, no século XVIII, bases para o pensamento racista. Este pensamento estabelecia que:

 

Provas

Questão presente nas seguintes provas

Vestibular

50 Questões